Página inicial

AVISOS IMPORTANTES: 


Os conteúdos postados neste site são para uso exclusivo dos meus alunos, sendo necessário clicar no link enviado para ter acesso.

Assistam aos vídeos
 









João Pereira


Leituras Complementares Importantes:


http://www.infoescola.com/sociologia/ditadura-do-proletariado/ 

http://www.infoescola.com/politica/comunismo/


Curso Técnico em Administração

O curso de Técnico em Administração visa formar profissionais capacitados a exercer as mais diversas funções de apoio em uma empresa, principalmente as que envolvam gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos, logísticos e da informação.

Segundo o SEBRAE, o Curso Técnico em Administração é direcionado para “pessoas que buscam desenvolver o perfil empreendedor e para profissionais que buscam o aprimoramento constante e a qualificação para atuar com competência nos diversos setores empresariais”.

Assim, os profissionais formados atuam em funções importantes na empresa, como planejamento estratégico, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, atividades financeiras e contábeis, planejamento da logística de recursos materiais, bens e serviços, gestão de processos etc.

O curso Técnico do Geteco Técnico tem duração de dois anos, distribuídos em 900 horas aula, 150 horas de estágio e 50 horas para a consecução do Trabalho de Conclusão.

Área de atuação

A área de atuação de um Técnico em Administração é muito extensa e variada. Ele pode atuar em qualquer área da sociedade em que haja a necessidade de administração de um negócio, como: indústrias, comércio, hospitais, fábricas, empresas do governo,  escolas e universidades etc.

Ele pode atuar com planejamento, coordenação e controle de atividades em diversas áreas, como: administrativa, marketing, materiais, recursos humanos, logística, financeira etc. Ou seja, possuem um campo de atuação muito extenso e com boas expectativas no mercado de trabalho.

Podem atuar também como profissionais autônomos, trabalhando com consultoria e treinamento em outras empresas.

Perfil desejado

Os Técnicos em Administração precisam ter um perfil pró-ativo e empreendedor, voltado para a geração de novas idéias e o apoio a outros profissionais da empresa, como administradores, gestores etc. Por isso, precisam saber lidar com pessoas, ter bom relacionamento, bom comportamento, precisam ser observadores e terem iniciativa de proporem melhorias etc.

Este tipo de profissional precisa saber lidar com computador, editores de texto e planilhas, sistemas de informação e, de preferência, possuir um mínimo conhecimento em outro idioma, visto que este é um grande diferencial nos dias de hoje. Mesmo que não utilize muito outro idioma no dia-a-dia do cargo, ter este diferencial no currículo é muito importante.

Os técnicos podem trabalhar em áreas de apoio ao planejamento estratégico, análise de desempenho etc. Sempre com o intuito de gerar valor para a empresa, colocando em prática os conhecimentos aprendidos durante o curso.

 Por isso, é imprescindível que eles tenham uma boa formação escolar. Possuir cursos extra-curriculares também são uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho.

Disciplinas do Curso Técnico em Administração

Este curso possui muitas matérias similares às disciplinas do curso de administração oferecidos em universidades, para o ensino superior. O que confere ao aluno uma formação profissional bastante interessante, preparando-o para os desafios do mercado de trabalho. Veja algumas delas:

  • Ø  Introdução a Administração;
  • Ø  Português;
  • Ø  Matemática Financeira;
  • Ø  Estatística;
  • Ø  Informática;
  • Ø  Inglês Instrumental;
  • Ø  Relações Humanas e Ética Profissional;
  • Ø  Matemática Comercial;
  • Ø  Administração de Recursos Humanos;
  • Ø  Administração de Materiais;
  • Ø  Introdução à Contabilidade;
  • Ø  Direito e Legislação;
  • Ø  Empreendedorismo;
  • Ø  Administração em Marketing;
  • Ø  Administração Financeira;
  • Ø  Contabilidade Gerencial;
  • Ø  Arquivologia;
  • Ø  Planejamento e Organização;
  • Ø  Economia e Mercado;

 

É importante ressaltar aqui que realizar este curso não exclui a importância de se cursar uma faculdade de administração. O recomendado é que o profissional faça o curso técnico e posteriormente ingresse em uma boa universidade para cursar Administração de forma definitiva, tornando-se um Administrador completo.

Principais atividades

Dentre as principais atividades desempenhadas por um profissional técnico em Administração, destacam-se:

·         Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional;

·         Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;

·         Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos humanos, tributário, financeiro e contábil. Bem como de planejamento de recursos materiais, mercadológicos, do patrimônio, dos seguros e dos sistemas de informação.

·         Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;

·         Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;

·         Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos, marketing de serviços, planejamento físico e financeiro de recursos humanos etc;

·         Coletar e tratar dados para o planejamento e obtenção de recursos materiais e serviços;

·         Analisar dados relativos aos aspectos mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.

Registro do Técnico em Administração no CRA

Este é um assunto que sempre gera muitas dúvidas nos estudantes, por isso separamos um tópico só para ele, a fim de dar destaque ao exposto.

CRA – Conselho Regional de Administração não possui registro para os profissionais que se formaram como técnicos em Administração. O Conselho registra apenas os profissionais que já concluíram uma faculdade em Administração.



Baseado no texto extraído do site:   http://www.sobreadministracao.com/curso-tecnico-administracao-saiba-tudo/acesso em 16/02/2017