Página principal

Bonilha Serviços Médicos Ltda. é uma empresa que há 4 anos presta consultoria para o desenvolvimento e gestão de programas de medicina preventiva em operadoras de planos de saúde. Esse trabalho também envolve estratégias que atendem às resoluções normativas dos órgãos reguladores (ANS e ANVISA) relacionadas à medicina preventiva. A análise de indicadores da atenção à saúde, a partir do Sistema de Informações de Produtos (SIP), voltada ao Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, também faz parte da nossa área de atuação.
 
Premissas da Empresa:
    A medicina preventiva no contexto da saúde suplementar deve ter como objetivo principal: melhorar a assistência à saúde do conveniado.
 
    Como a gama de estratégias dentro da área de medicina preventiva é extensa, o planejamento é fundamental antes de iniciar qualquer programa, pois o risco de desenvolver atividades até interessantes, mas sem resultado quantificável ou relevante para as características da empresa, é muito grande.
 
    As resoluções normativas e materiais produzidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são um excelente ponto de partida, tanto para a coleta de dados para a priorização e planejanmento das ações, como para a formatação das estratégias preventivas.

    O trabalho inter-disciplinar, com base em evidências científicas, sempre levando em conta a análise da carteira e os recursos já disponíveis na operadora, nos seus prestadores e no próprio SUS, resultará invariavelmente em redução de sinistralidade, que deve ser mensurada de forma objetiva e confiável. 

    Especialidades médicas que se debruçam na "pessoa"  como um todo (geriatria, medicina de família, ginecologia, pediatria) e profissionais de áreas relacionadas às doenças crônicas mais prevalentes (endocrinologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia) terão mais facilidade e sensibilidade para participar de programas de medicina preventiva. 

    Um bom profissional de enfermagem, capaz de garantir a adesão terapêutica, é tão ou mais importante que um bom médico para o gerenciamento de crônicos.

    A implantação das ações e seu sucesso estão diretamente relacionadas ao interesse e ao envolvimento da diretoria da empresa pelo projeto e não apenas à equipe responsável pelo seu desenvolvimento.