Para Saber Mais...

  


Microsoft Excel: - Folha de Cálculo e Gráficos

 Para fazer cálculos...

1 - Abra o programa Excel, que é um programa de folha de cálculo e gráficos. Tem diversas funções matemáticas, nomeadamente, cálculo de totais, médias, etc.

 

2 - Coloque-se na célula C4 usando o rato, e carregue no botão do lado esquerdo do rato. Escreva «Número de rapazes e raparigas da turma».

 

3 - Vá para a célula C5 usando as teclas de direcção, ← ↑↓ do lado direito do teclado, e escreva «Raparigas», e depois para a célula C6 onde deverá escrever «Rapazes».

 

4 -  Nas células D5 e D6, escreve o número de raparigas e de rapazes da turma.

 

5 - Coloque-se na célula D7, e use a função Soma, que está identificada com a letra no menu do Excel (o conjunto «botões» que se encontra na parte de cima do ecrã). Ao carregar uma primeira vez no botão ∑ deverá aparecer-lhe na célula D7 a indicação «SUM» seguida dos valores das parcelas a somar; ao carregar no mesmo botão ∑ uma segunda vez, esta indicação é substituída pelo resultado da soma. O computador automaticamente calcula o número de alunos da turma.

 

6 -  Escreva «Total» na célula C7, para saber o que aquele valor significa.

O que deverá aparecer será semelhante ao que se apresenta na imagem:

 

Para construir um gráfico.

 1- Coloque-se na célula C5, e pressionando a tecla da esquerda do rato e sem levantar o dedo, faça deslizar a seta até à célula D7, fazendo com que as células C5, C6, C7, D5, D6 e D7 fiquem com uma cor mais escura – significa que estão seleccionadas. 

 
 2 - No menu do Excel, escolha a tecla onde aparece um «gráfico com uma varinha de mágico».

  3 - Com a ajuda do rato, seleccione (tal como fez anteriormente), por exemplo, as células E5 a       J22, para demarcar o campo do gráfico.

 

  4 - Carregue na tecla Enter do teclado, ou seleccione «Next» na janela que apareceu, e que significa «Continuação» ou «Janela seguinte», e , então, aparecer-lhe-á o seguinte quadro:

 5 - Como vê, pode escolher muitos géneros de gráficos. Pode escolher, o que o computador, já lhe seleccionou, e que é o gráfico de barras. Vá carregando sucessivamente na tecla «Next» da janela para dizer ao computador que continue. 

6- Quando o conjunto de janelas tiver acabado, vai ver que ficou seleccionado o botão com a palavra «Finish», que significa «Fim».

7 - Carregue nesse botão e vai aparecer-lhe um gráfico similar a este:

 

 

Fácil, não foi? Se quiser, pode tentar com outro tipo de gráficos.