Qualificações de Dissertações de Mestrado - Semestre 2015.1  

25/05/2015 - Adriana Luzia Lima                 
27/05/2015 - Flávio Pereira
28/05/2015 - Carine Santos Pinto
           

Apresentação                                                                                

    O programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi criado em 2012, sendo um dos mais recentes do país. O mesmo propõe abranger os debates teóricos, metodológicos e temáticos que cotejam as categorias conceituais de sua área de concentração: Poder, Cultura e Sociedade. Esta opção justifica-se, prioritariamente, pelo propósito de aglutinar em torno de um eixo dialogante, os diferentes perfis dos professores/pesquisadores – e suas diversificadas produções intelectuais – que compõem o corpo do curso. 

    O presente programa stricto sensu em História busca pensar o fazer historiográfico de uma maneira ampla, não só no âmbito regional – entendido como o espaço privilegiado para a compreensão da cultura, poder e sociedade alagoana – como na diversidade de contornos de espaços (Brasil, América, África, entre outros); e temporalidades (medievalidade, modernidade e contemporaneidade). Logo, as categorias conceituais Poder, Cultura e Sociedade configuram-se como elementos semânticos fundamentais para a interpretação e análise das conjunturas e contextos históricos. 

   A proposta do Programa de Mestrado em História vem de encontro às mudanças e necessidades historiográficas contemporâneas que são pertinentes à reflexão do conhecimento científico construído e informado por seu meio social. Ou seja, assevera-se na busca de um saber socialmente construído dentro e fora do meio acadêmico buscando dar lugar à produção e investigação sobre Poder, Cultura e Sociedade também no e do espaço alagoano. Neste sentido, tanto a interdisciplinaridade, quanto a teoria serão fundamentais para assegurar o bom desempenho dos trabalhos acadêmicos, como das possibilidades de se criar um conhecimento histórico original e de excelência para a a sociedade alagoana. Assim, a afirmação mais contundente seria dizer que se busca criar um curso empenhado em discussões acadêmicas sobre as relações de poder, as práticas culturais e a sociabilidade em sentido mais amplo, oportunizando as propostas de elaboração reflexiva. 

Área de concentração: Poder, Cultura e Sociedade 

Linhas de Pesquisa
  • Estado, Relações de Poder e Movimentos Sociais. 
  • Cultura, Representações e Historiografia. 
   O programa conta com 14 professores permanentes e 2 colaboradores distribuídos entre as duas linhas de pesquisa. Os docentes possuem doutorado em História, Letras e Ciência da Informação e prezam pela articulação entre graduação e pós-graduação através dos Grupos e Laboratórios de pesquisa, bem como dos programas de PIBIC, Iniciação Científica, PIBIP-Ação e Odé-Ayé.

Contatos                                                                                      

Universidade Federal de Alagoas

Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPEP)
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA)
Av. Lourival de Melo Mota, s/no Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas
Cep: 57072-970

Telefones:

PROPEP: (82) 3214-1069
ICHCA: (82) 3214-1321
Coordenação Graduação: (82) 3214-1329
Coordenação Mestrado: (82) 3214-1340

Emailufal.ppgh@gmail.com

Horário de funcionamento: 13h às 19h


 Notícias Recentes                                                                    
    Veja mais notícias na página de notícias.
UFAL

CNPq
CAPES






Periódicos



FAPEAL





Revista Crítica Histórica






CPDHis


SIE WEB














Anpuh

Domínio Público