Oferta de disciplinas para o 3º quadrimestre de 2017

PGT-092 - Práticas de Planejamento e Gestão do Território (obrigatória para curso de Doutorado)
Professores: Francisco Comarú e Sandra Momm
Objetivos
A disciplina se propõe a estimular os alunos a elaborarem uma integração e síntese entre o planejamento e a gestão, como campo de reflexão crítica e área de conhecimento, de um lado, e os limites e potencialidades de uma práxis transformadora dos territórios no cenário contemporâneo, de outro. A metodologia adotada em sala de aula busca estabelecer um diálogo maior entre as fundamentações teóricas e as práticas contemporâneas de planejamento, governança e gestão – tratadas na disciplina “Teoria de Planejamento e Gestão do Território” - e as diversas pesquisas de doutorado em andamento no programa, contemplando diferentes recortes setoriais, instrumentais e escalares. Faz isso por meio de breves aulas expositivas, intercaladas com seminários temáticos organizados pelos próprios alunos , com a participação de professores convidados para a interlocução de temas específicos e a relação com as instituições parceiras externas.

PGT-023. Federalismo e Políticas Públicas
(Disciplina livre)
Professor: Vanessa Elias de Oliveira
ObjetivosDiscutir as principais dimensões do federalismo, focalizando as abordagens teóricas mais difundidas e, a partir daí, analisar as implicações da adoção de sistemas federativos para a produção de políticas públicas. Analisar as especificidades do caso brasileiro.

PGT-024. Estado, governança e padrão de financiamento urbano. Teorias, Experiências e Perspectivas (disciplina livre)
Professora: Jeroen Klink e Marcos Barcellos
Objetivos
O objetivo da disciplina é introduzir os alunos às principais teorias sobre as relações entre a organização e atuação territorial do Estado, a governança e o financiamento do desenvolvimento urbano-metropolitano, com ênfase nas questões relacionadas com a infraestrutura urbana. A literatura sobre o financiamento urbano tem privilegiado o segmento habitacional e imobiliário. No entanto, encontramos menos análises que exploram a questão levando em consideração as especificidades técnicas, socioeconômicas e institucionais das infraestruturas urbanas. A disciplina procura situar a experiência brasileira numa perspectiva internacional por meio de discussões teóricas, apresentação de estudos de casos (com ênfase no saneamento ambiental), assim como analises sobre as implicações das transformações na governança e no financiamento da infraestrutura para a política urbana- metropolitana. 

PGT-041. Tópicos Especiais I - Geografia da Inovação:  (disciplina livre)
Professor: Ana Cristina Fernandes (professora visitante)
Objetivos: A disciplina objetiva oferecer um panorama sobre a dimensão territorial do processo de inovação numa perspectiva sistêmica, abordando aspectos econômicos, técnicos, espaciais e políticos, assim como propiciar um fórum de discussão sobre implicações deste processo em contextos regionais específicos, especialmente aqueles de regiões retardatárias. Pretende, assim, estimular a compreensão de que competências de aprendizagem e inovação são fatores que acentuam a concorrência empresarial, orientam políticas públicas, reconfiguram os nexos entre o global e o local e, portanto, produzem território e explicam desigualdades regionais, mas também propiciam oportunidades para um desenvolvimento inclusivo baseado em inovação. 

PGT-042. Tópicos especiais II - Introdução aos estudos da população (disciplina livre)
Professor: Leonardo Mello
ObjetivosA disciplina objetiva introduzir as alunas e os alunos à teoria e aos fundamentos da prática dos estudos de população, apresentando o desenvolvimento e consolidação da disciplina como um campo do conhecimento autônomo, assim como de suas teorias e métodos próprios e característicos, procurando conectar a discussão com as questões territoriais, abordando as dimensões históricas, sociais, culturais, econômicas, espaciais e políticas dos fenômenos demográficos, procurando estimular a compreensão da importância da disciplina para o diagnóstico, análise e compreensão da complexa realidade contemporânea em suas diferentes escalas temporais e espaciais, ampliando as possibilidades de intervenções mais efetivas e eficientes sob a forma de políticas públicas de planejamento e gestão do território.


PGT-043. Estágio Docência I
 (obrigatória para o curso de Doutorado e bolsistas Capes de mestrado) 
Objetivos: Preparar o aluno para a docência de nível superior, assim como contribuir para a qualificação do ensino de graduação. O aluno será estimulado a desenvolver atividades práticas em uma disciplina da graduação sob a supervisão de um docente. Serão desenvolvidas as seguintes atividades: participação na elaboração de plano de curso e/ou aula; preparação aulas teóricas e/ou práticas; prática de ensino em aula teórica e/ou prática, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina; correção de exercícios e/ou provas e; acompanhamento das avaliações de aprendizagem.

PGT-044. Estágio Docência II
 (obrigatória para bolsistas CAPES do curso de Doutorado)
Objetivos: Preparar o aluno para a docência de nível superior, assim como contribuir para a qualificação do ensino de graduação, complementarmente ao oferecido na disciplina Estágio docência I (PGT-043).



Ċ
silvia helena Passarelli,
27 de mar de 2015 07:21