GPP

OBJETIVOS

Gradualmente, as organizações têm vindo a reconhecer, quase sempre à custa dos seus próprios fracassos, que para se realizarem e gerirem Projetos, mais do que técnicas e ferramentas evoldas, é necessário desenvolver um novo estilo de Gestão que deverá assentar em modelos organizacionais adequados à simplicidade e flexibilidade exigida pelos projetos e inserir-se numa cultura que permita o desenvolvimento da motivação do compromisso e da comunicação entre todos os intervenientes nos projetos, bem como uma equilibrada relação com as envolventes externas dos projetos.

A visão tradicional da Gestão de Projetos como um corpo de conhecimentos, constituído por um conjunto de orientações metodológicas suportado por cnicas e ferramentas mais ou menos sofisticadas, confronta-se hoje nas Organizações com uma visão alternativa que encara a Gestão de Projetos como um conjunto de processos de geso, baseado num corpo de conhecimentos específico da Gestão de Projetos.

Esta perspetiva da Gestão de Projetos abre caminho a uma nova unidade curricular da Gestão, correntemente designada por Gestão Baseada em Projetos, que foca a atenção das Organizações na importância dos Projetos como vetores de implementação da Mudança.

Os principais objetivos da unidade curricular são:

·         Compreender a importância dos Projetos como método de gestão das Organizações em ambiente de Mudança.

·         Aprender os conceitos fundamentais sobre os Métodos, Técnicas e Procedimentos de Planeamento e Controlo de Projetos.

·         Aprender as especificidades da Gestão dos Recursos Humanos em projetos e os estilos de gestão numa abordagem situacional.

Após concluir este curso, o aluno ficará dotado de um conjunto de conhecimentos sistematizados que lhe permitirão compreender o papel do gestor de projeto e dos elementos da equipa na implementação de projetos com sucesso.

PROGRAMA

A unidade curricular aborda o tema da função dos projetos no contexto da Gestão das Organizações e discute os conceitos e técnicas envolvidas na conceção e execução de projetos nos seus diversos componentes: âmbito, tempo, recursos, custos, riscos e qualidade. A unidade curricular foi estruturada com base em três temas:

·         Um tema introdutório sobre a Gestão de Projetos e a sua importância como método de Gestão e de implementação da Mudança nas Organizações, sendo também abordados aspetos específicos da Gestão de Projetos de Sistemas de Informação (SI);

·         Um tema dedicado aos conceitos e cnicas fundamentais de Planeamento e Controlo de Projetos, incluindo igualmente especificidades do desenvolvimento de SI;

·         Um tema abordando os aspetos de Gestão de Recursos Humanos, com especial incincia nos aspetos de constituição e relacionamento da Equipa de Projeto e nas dimensões comportamentais do Gestor de Projetos.

 

O Método de apresentação será baseado na dissertação sobre os tópicos indicados no Programa, procurando-se estimular o Grupo para a discussão dos vários temas, tendo em vista as realidades específicas das experiências.

DOCENTES / TEACHERS

Prof. Nuno Ponces de Carvalho (responsável)

Prof. Maria do Rosário Bernardo

 BIBLIOGRAFIA / BIBLIOGRAPHY

A indicar pelos docentes.