Destinatários

O curso POSI-E3 tem como objectivo desenvolver as competências necessárias para lidar com os problemas e decisões complexas inerentes à gestão e operação das organizações numa perspectiva de engenharia de sistemas e confere um Diploma de Formação Avançada do IST ao abrigo do 3º Ciclo do Processo de Bolonha com 58,5 créditos ECTS. Este curso surge assim como resposta aos desafios que se apresentam actualmente às organizações e está construído sobre 15 anos de aprendizagem e de parceria entre o DEI, o IST e empresas.

O Curso destina-se a profissionais cujas actividades e responsabilidades envolvem directamente relações estratégicas com e dependências vitais dos Sistemas de Informação das suas empresas, face ao que necessitam de adquirir uma formação técnica sólida, séria e actualizada sobre as TICs e a forma como estas se relacionam com a organização e os negócios.

Os requisitos fundamentais para a frequência do POSI-E3 são a experiencia, maturidade e capacidade profissional do candidato, que tem em conta quer a formação de base, nomeadamente de nível superior e universitária, quer pelas competência adquiridas pelo seu exercício profissional ao longo da vida.

Na realidade, ao longo dos 15 anos de funcionamento do POSI cerca de 25% dos diplomados tem formação base na área das humanidades e ciências sociais, com responsabilidades em domínios profissionais que envolvem conhecimentos e capacidades no domínio dos SI. E só cerca de 25% são profissionais especializados em engenharia informática, que retiram deste curso capacidades alargadas de compreensão dos domínios empresariais e de diálogo com especialidades e sectores de responsabilidade diversos. Os restantes 50% são alunos cuja formação tem valências matemáticas e científicas e que de alguma forma trabalham em e trabalham com sistemas informáticos nas suas empresas.

Um dos contributos do POSI-E3 advém do ambiente multi-disciplinar dos alunos, da riqueza de experiências de vida que têm, e do facto de que, ao trabalharem em grupos diversos ao longo do ano, adquirirem capacidades reforçadas de diálogo, disciplina, espírito de equipa, liderança, respeito pelos outros e solidariedade, componentes comportamentais cada vez mais relevantes no mundo de hoje.