(11) Maharishi Responde a 15 Perguntas


Mente Silenciosa, Mente Quieta

Uma entrevista com Maharishi Mahesh Yogi

Por Kathy Juline
Maharishi: Através da instrução. O que acontece é que a mente, no seu estado activo, aprende a experimentar os seus próprios estados menos activos, experimenta os seus estados activos progressivamente minimizados, até que, por fim, cogniza o estado transcendental da consciência.

Mas na aprendizagem para fazer isto, temos que nos lembrar que por ter sido normalmente permitido à mente deambular, tanto no domínio do conhecimento ou poder como na busca da felicidade, ela tem que ser ensinada sobre como voltar a conhecer-se a si própria. É por isso que o ensino se torna necessário. Depois de aprendermos a Meditação Transcendental, conhecemos o que é o estado natural. Mas para nos apercebermos disto, temos que nos libertar de programas, actuações e experiências não naturais. 

Muitas pessoas não têm experiência com a Consciência Transcendental, consciência pura, a natureza pura da mente. Elas têm consciência da mente activa, que é o estado de consciência de vigília. Também têm consciência do total esquecimento da mente, no estado de sono. E têm consciência do estado intermédio, o estado de sonho. Mas não estão conscientes da consciência
pura ou Consciência Transcendental. Então, a experiência dessa consciência é ensinada na Meditação Transcendental, embora ela não seja nada mais que a verdadeira natureza da mente.