(8) Maharishi Responde a 15 Perguntas


Mente Silenciosa, Mente Quieta

Uma entrevista com Maharishi Mahesh Yogi

Por Kathy Juline

Maharishi: Exactamente! Para compreender este processo, temos que perguntar: como funciona a mente? O que faz ela? Sabemos que a mente está sempre sujeita à sua própria natureza, que é evoluir. A evolução é a natureza essencial da existência. A mente está sempre à procura de mais e mais e mais - mais conhecimento, mais felicidade. A mente move-se sempre em direcção a mais e mais. 

Mas a mente tem dois lados. Um lado está na direcção da diversidade, na direcção de muitos, muitos. O outro está na direcção da unidade, o estado unificado. Adquirir unidade significa atingir a Consciência Transcendental, o estado quieto, enquanto adquirir diversidade significa movimento em direcção a mais e mais actividade.  Unidade está de um lado, diversidade do outro. Ambos os lados pertencem à natureza da mente. 

 A mente move-se para a diversidade à procura de mais e mais, e move-se em direcção à unidade - um estado quieto de percepção ilimitada, consciência ilimitada, inteligência ilimitada - à procura de menos e menos. O movimento da mente do estado activo para o estado quieto faz parte da sua própria natureza, e dizemos que a mente quieta está unida com o campo unificado de todas as leis da natureza. O seu potencial é ilimitado, infinito; entra no campo de todas as possibilidades. Quando a mente ganha o seu estado unificado, isso é a Meditação Transcendental.