(5) Maharishi Responde a 15 Perguntas


Mente Silenciosa, Mente Quieta

Uma entrevista com Maharishi Mahesh Yogi

Por Kathy Juline
Maharishi: A grande diferença está em que a Meditação Transcendental, para além da sua simplicidade,  apenas se preocupa com a mente. Os outros sistemas envolvem muitas vezes alguns outros aspectos com os quais a mente está associada, tais como exercícios respiratórios ou físicos. Eles podem ser um pouco complicados porque lidam com muitas coisas. Mas com a Meditação Transcendental não há qualquer possibilidade de interferência. Portanto, dizemos que este é o programa mais simples, que permite à mente consciente alcançar toda a extensão da sua existência.

A Meditação Transcendental abrange desde a mente activa - ou mente performativa - até à mente quieta - ou mente em repouso. Nesta mente em repouso, temos pureza e simplicidade, sem envolvimento com nada que não seja a mente, sem envolvimento com qualquer outra prática. Na Meditação Transcendental, uma vez que lidamos apenas com a mente, alimentamos todas as expressões da inteligência.  A mente medita, adquire Consciência Transcendental e gera a transformação nos vários campos da manifestação. Todos os campos da vida, que são as expressões da inteligência, são alimentados ou transformados e melhorados com a experiência da Consciência Transcendental.

A mente, claro, está sempre entretida com outros aspectos, como a fisiologia do corpo, o meio-ambiente, e até, com todo o universo. Mas uma vez que a Meditação Transcendental apenas lida com a actividade da mente, dos seus estados activos até ao estado quieto, esta permanece sem se preocupar com esses outros aspectos, embora lide com todos eles, já que a inteligência lida com eles todos.