Maharishi Responde a 15 Perguntas


Mente silenciosa, mente quieta

Uma entrevista com Maharishi Mahesh Yogi

Por Kathy Juline

Maharishi Mahesh Yogi, fundador do Movimento mundial da Meditação Transcendental, formado em Física na Universidade de Allahabad, estudou, durante 13 anos, com Swami Brahmananda Saraswati, o maior expoente mundial na antiga Ciência Védica da Consciência. Posteriormente, em 1955, após 2 anos de silêncio nos Himalaias, Maharishi começou a ensinar a sua técnica de Meditação Transcendental. Em 1957 Maharishi fundou o movimento da Meditação Transcendental (MT) e deu início à primeira das suas muitas voltas ao mundo para levar esta técnica às pessoas de todos os continentes. É autor de vários livros, nomeadamente, On Bhagavad-Gita, uma nova Tradução e Comentário com Texto Sânskrito, Ciência do Ser e Arte de Viver, e Amor e Deus.


Maharishi: a Meditação Transcendental é um programa simples e natural para a mente, uma marcha espontânea e sem esforço da mente até à sua própria essência ilimitada. Através da Meditação Transcendental, a mente desenvolve o seu potencial de percepção ilimitada, percepção transcendental, Consciência de Unidade – um campo vivo de pura potencialidade, onde todas as possibilidades estão naturalmente à disposição da mente consciente. A mente consciente torna-se consciente da sua própria dignidade ilimitada, da sua essência ilimitada, do seu potencial infinito.
A Meditação Transcendental fornece um meio para a mente consciente perscrutar toda a amplitude da sua existência – activa e silenciosa, ponto e infinito. Não é um conjunto de crenças, uma filosofia, um estilo de vida nem uma religião. É uma experiência, uma técnica mental que se pratica todos os dias durante 15 ou 20 minutos.