As Cronicas de Narnia

Narnia - Príncipe Caspian

O gadget adicionado não é válido
As Crônicas de Nárnia  é uma série de sete livros de romance para o público infantil, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil,  Escrito por Lewis entre 1949 e 1954 e ilustrado por Pauline Baynes, As Crônicas de Nárnia usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.

As Crônicas de Nárnia, apresentam, geralmente, as aventuras de crianças que desempenham um papel central, que descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceção de O Cavalo e seu Menino) os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportados para Nárnia, onde são ajudados e instruidos pelo leão falante conhecido como Aslam (ou mesmo Aslan dependendo da tradução).

No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora e era praticamente desconhecida, até o lançamento do filme (as cronicas de narnia o leão a feiticeira e o guarda roupa) , que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.
 
Ordem de Leitura
Os fãs da série As Crônicas de Nárnia, possuem fortes opiniões sobre o correto modo de ler-se os livros da série. À princípio, os livros não eram numerados; a primeira editora americana que numerou os romances foi a Macmillan, que colocou número nos livros seguindo a ordem em que foram publicados. Quando a editora HarperCollins assumiu a série no ano de 1994, os livros foram renumerados, seguindo a ordem cronológica, tal como foi sugerido pelo enteado de C.S.Lewis, Douglas Gresham.
 
Ordem de Publicação Ordem Cronológica
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa O Sobrinho do Mago
Príncipe Caspian O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Viagem do Peregrino da Alvorada O Cavalo e seu Menino
A Cadeira de Prata Príncipe Caspian
O Cavalo e seu Menino A Viagem do Peregrino da Alvorada
O Sobrinho do Mago A Cadeira de Prata
A Última Batalha A Última Batalha
 
 
Influências Mitológicas

C.S.Lewis complementou a fauna de Nárnia usando seres ficcionais da mitologia grega e mitologia nórdica, como por exemplo, centauros (mitologia grega) e anões (mitologia nórdica). Antes de escrever os livros da série, Lewis havia lido amplamente sobre Literatura Medieval Celta, que influiu ao longo de todos os livros, porém fortemente em A Viagem do Peregrino da Alvorada, no qual o livro sa baseia no conto imrama (pronunciado MI-rah-vuh), no qual o conto narra a história onde os personagens principais navegam pelos mares enfrentando dificuldades e perigos para chegarem em uma ilha. No romance da série, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Lewis escreve, em um trecho, que a personagem conhecida como Feiticeira Branca se passa por Filha de Eva, quando na verdade, ela é descendente de Lilith. Lilith é uma personagem mitológica, que segundo as lendas sobre ela, teria sido a primeira esposa de Adão e a responsável pela aparição da serpente no Jardim do Éden, enquanto outros acreditam que ela seja a própria serpente. Ao decorrer dos livros da série, são apresentados seres mitológicos e lendários como faunos, centauros, minotauros, dríades, sereias, gigantes, dragões, duendes, pégasos, grifos, sátiros, unicórnios, animais falantes, entre outros, que são popularmentes conhecidos pelo público, por diversas outras séries que apresentam estes seres fantásticos

 
 
 
Comments