Material Didático de Live Electronics
/ Tutoriais e Patches de Pure Data  
Por Alexandre Torres Porres

----------------------------------------------------------------------------------------

Tutorial de Pure Data:

Começamos com um tutorial bacaninha de Pure Data, que acompanha o meu trabalho de Live Electronics. O tutorial serve como um manual de Pd e está em Português;
clique aqui: Tutorial de Puredata em Português 2.0 - Por Alexandre Porres

        Última atualização: 12 de maio de 2010.


Abaixo temos uma versão desse tutorial em inglês com algumas melhorias. Fui traduzir apenas, mas acabei re-escrevendo tudo. Em algum momento eu re-escrevo de novo para o português, porém tenho me concentrado no trabalho de Live Electronics, no material didático da "EL Locus Solus":

(This is an English Pd tutorial, latest version, click below)

Tutorial de Puredata em Inglês 3.1 - Por Alexandre Porres

           Última atualização: janeiro de 2012.

----------------------------------------------------------------------------------------

Material de Apoio do curso de Live Electronics da "EL Locus Solus":

       Este trabalho começou em 2008 como um livro/apostila de um curso de Computação Musical com exemplos em Pd. Em 2009, o autor apresentou um artigo na 3ª Convenção Internacional de Pure Data apontando considerações sobre os objetivos do material didático. Porém, uma segunda fase do trabalho acabou gerando um “livro/apostila em forma de patches”, condensando todo o conteúdo nos próprios exemplos/patches de pd, que tenho aplicado em cursos e workshops esporádicos. 

O conteúdo apresenta técnicas e teoria de Computação Musical e Live Electronics para novatos e entusiastas sem pré-requisitos em ciência da computação ou engenharia. Entretanto, é mais que bemvindo um prévio conhecimento básico do ambiente de programação em Pure Data. Para tal, há os tutoriais acima. 

O foco aqui não é a sintaxe de programação em Pure Data, mas sim os conceitos e a teoria abordada, que encontra no Pd uma poderosa ferramenta didática para demonstração e exemplificação do conteúdo apresentado. Esse mesmo enfoque permite aplicar o conhecimento em outros softwares e ambientes de programação. 

Em 2015, inaugurei uma escola de música e tecnologia avançada, a "EL Locus Solus", que já era o nome de minha produtora. Desde então, as novas versões deste material didático se configuram como o principal material de apoio dos cursos oferecidos, que abordam também outros temas e softwares (como MAX/MSP e SuperCollider). 

Confira o conteúdo programático no link abaixo:

Conteúdo Programático dos cursos da "EL Locus Solus" 

O curso ainda oferece outros materiais de apoio que fogem do escopo deste material aqui presente, que foca somente em exemplos de Pd. Planeja-se, inclusive, que em algum momento que o conteúdo aqui presente acabe sendo publicado em formato de texto/livro, expandindo e abrangendo todo o conteúdo programático do curso de Live Electronics da EL Locus Solus - além de apenas exemplos em Pure Data.

        Link para download:


  Última atualização: 18 de março de 2016.

----------------------------------------------------------------------------------------

        Por causa de alguns workshops que dei em alguns lugares mundo afora, há uma versão antiga do meu material didático em inglês, que fala basicamente de FFT:

(This is an older version of my Computer Music course in English)

                                   Computer Music with Examples in Pd

----------------------------------------------------------------------------------------

                 PATCHES:


ABSTRAÇÕES DE PHASE VOCODER:

        Estes patches são versões bem antigas do meu trabalho com Phase Vocoder em tempo real, que comecei a desenvolver em 2008. Usei, primeiramente, nas minhas performances durante a Convenção Internacional de Pd (2009) e num duo com o prof. Rogério Costa (USP).

Baixe aqui ===>  Phase Vocoding Abstractions: [PVoc.pd] & [LPVoc.pd]

                                               Versão de Fevereiro de 2010.

PHASE VOCODER [PVoc]. Um patch de Puredata para Time Strech/Compress e Pitch Shiffting em tempo real. Carregue samples mono e Stereo. Vem com uma espécie de manual em português e inglês:


LIVE PHASE VOCODER [LPVoc]. Um patch de Puredata para Time Strech/Compress e Pitch Shiffting em tempo real. Saia gravando e já manipulando o áudio automaticamente. Vem com uma espécie de manual em português e inglês:

----------------------------------------------------------------------------------------

 [Brane-e]:

        "BRANE" foi o nome que dei aos patches baseados no Phase Vocoder quando começaram a incluir diversas outras funções e, assim, não poderiam mais ser chamados apenas de Phase Vocoders. Aos poucos, o "BRANE" foi se tornando um sistema interativo que incorporou todos os elementos da minha pesquisa de doutorado. Mas, em vista da complexidade que ele adquiriu, acabei desenvolvendo versões mais simplificadas para lançamento, chamadas de [Brane-e].
        Um dia, quem sabe, volto ao meu trabalho de doutorado para disponibilizar em download uma versão mais complexa, com as funcionalidades da minha pesquisa que permite autotuning de acordo com descritores de dissonância. Por enquanto,  é o que tem pra janta.

[Brane-e] 1.0:

         [Brane-e] é a versão "econômica", ou "essencial" das funcionalidades do [Brane]. Um sampler poderoso, que inclui funcionalidades de: Phase Vocoder, Harmonizador, Autotuner e Granulador.

Baixe aqui ===>  [Brane-e]

                                               Versão 1.0 de Outubro de 2012.

[Brane-e] 2.0:

         Uma atualização com bug fixes e novas funcionalidades (como o "chopper"). Versão lançada na ocasião do Forum Ircam no Brasil, em novembro de 2015.

Baixe aqui ===>  [Brane-e]

                                               Versão 2.0 de Novembro de 2015.


----------------------------------------------------------------------------------------

"RINGTONE 1.0":

        Inspirado e baseado no pedal de mesmo nome da Zvex, o [ringtone~] é um sequencer e um modulador de amplitude e anel. 

Baixe aqui ===>  [ringtone~]

                                               Versão de maio de 2013.

----------------------------------------------------------------------------------------

porres 2016                                 http://porres.googlepages.com