Apresentação do Projeto

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma ponte rolante, a ser utilizada em empresas de pequeno porte. A ponte rolante é um sistema eletromecânico constituído por vigas em suas extremidades, que permitem o seu apoio, uma viga horizontal e uma trilha no topo da viga horizontal. Ela possui dois graus de liberdade,  sendo um na horizontal através de um carro localizado na trilha e um guindaste que cria o movimento vertical.

O movimento de deslocamento do carro combinado ao movimento de deslocamento transversal do eixo do guindaste, permitem a cobertura quase total da área interna da planta, onde se encontra instalada à ponte rolante.



Esboço do protótipo

 

Para o controle dos movimentos uma Interface Homem-Máquina será criada para que o sistema seja de fácil utilização, logo com apenas um treinamento básico os usuários poderão usá-la sem colocar em risco a indústria que o utiliza.



Interface Homem - Máquina

 

Sua utilidade consiste na necessidade de se deslocar cargas pesadas por uma área muito grande, ou para atender células de produção que possuem várias máquinas. Pode ser aplicado nos mais diversos tipos de indústrias.

            Será primeiramente feita uma especificação do projeto, verificando as necessidades do usuário e do projeto, assim como o diagrama de Gantte para verificar o cronograma das atividades e finalmente um esboço do projeto para melhor análise das especificações desejadas.

            Em seguida, serão criados os modelos das peças da ponte em 3 dimensões para depois  juntá-los e realizar a simulação do modelo completo.

 

Objetivos:

            Este projeto tem por objetivo a criação de um modelo que seja fiel à uma ponte real, considerando vários fatores, tais como: forças aplicadas, transmissão de forças através de engrenagens e polias, resistência dos materiais utilizados, entre outros.

            Ele  será realizado através de uma abordagem predominantemente ergonômica, avaliando os efeitos da implantação em situações reais de trabalho e delineando uma série de recomendações para sua melhoria, além de acompanhar a implantação das modificações propostas.

            

Metodologia:

A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto contempla quatro fases de desenvolvimento. Para cada fase existe uma entrada e um produto final. Essas fases são realizadas de forma seqüencial, sendo que cada fase possui um conjunto de atividades e entregas previamente definidas. O processo de projeto pode ser observado na Erro! A origem da referência não foi encontrada.seguinte.



Metodologia utilizada no desenvolvimento

Maquete Eletrônica:

Abaixo o esquema do nosso produto, modelado no Google Sketch Up:


Maquete eletrônica