Concurso de Poesia Interescolas de Gaia


Breve Memória

Em 1999, a Biblioteca da Escola Secundária com 3º Ciclo de Oliveira do Douro, dando seguimento a uma antiga tradição de Jogos Florais, dava início à dinamização do Concurso de Poesia entre os alunos das escolas EB 2/3 de Avintes, Gervide, Olival, Vilar de Andorinho e Secundárias/3 de Almeida Garrett e Diogo de Macedo que então integravam o Centro de Formação Gaia Nascente, promotor do intercâmbio.

Desde essa data, o projeto foi crescendo. Também os novos agrupamentos que foram surgindo foram integrados. O concurso destinava-se depois a todas as comunidades educativas das respetivas escolas: alunos de todos os níveis de ensino não superior, docentes, funcionários, encarregados de educação.

Este projeto tem contado com a colaboração de vários professores de Português das escolas concorrentes: na pré-seleção dos poemas premiados a nível das escolas e na motivação dos alunos e dos outros membros da comunidade para o registo escrito da poesia.

Mantendo o mesmo regulamento da primeira hora - da autoria e sempre adaptado por José Rafael Tormenta -, foi possível alargar o Concurso, em 2011, a todas as escolas e agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia. Igualmente se reconhece o trabalho colaborativo por parte dos professores bibliotecários na recolha e partilha dos poemas. Tem sido um trabalho em rede e de parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Refira-se, igualmente, o incentivo da coordenadora interconcelhia das BE de VNG, drª Mª João Castro, na participação de todas as escolas.

Realce-se a preciosa colaboração, ao longo destes quinze anos, da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, na pessoa dos drs. Alberto Moreira, Cristina Margueride e, atualmente, Abel Barros, na participação em júris, na oferta dos prémios finais pela mão da drª Paula Barbosa, em cerimónias que, por vezes, têm ocorrido nas suas instalações, com o envolvimento de poetas e de professores e alunos pertencentes a Grupos de Teatro e de Arte de Bem Dizer das escolas participantes, os quais dinamizam sessões de Leitura/Poesia/Teatro.

Têm igualmente colaborado nesta iniciativa os poetas Anthero Monteiro, Eduardo Roseira, Fernando Morais, Odete Boaventura e Virgínia Monteiro, da recentemente extinta Associação dos Escritores de Gaia, bem como o seu Presidente, Miguel Miranda.

De diferentes modos, os escritores/ poetas acima mencionados têm dinamizado ações de sensibilização à Poesia, à leitura, à escrita, incentivando os alunos à criação poética.

PARABÉNS A TODOS!

















                    Fábio Luna. Oferenda,
                        160 x 65cm | 2008, Brasil,
 
                                                                                                                                                       Imagem: |online

                                                                                                                                                                                                                                              














BE-ESGN, novembro/2017