Concurso de Poesia Interescolas de Gaia


Breve Memória

Em 1999, a Biblioteca da Escola Secundária com 3º Ciclo de Oliveira do Douro, dando seguimento a uma antiga tradição de Jogos Florais, dava início à dinamização do Concurso de Poesia entre os alunos das escolas EB 2/3 de Avintes, Gervide, Olival, Vilar de Andorinho e Secundárias/3 de Almeida Garrett e Diogo de Macedo que então integravam o Centro de Formação Gaia Nascente, promotor do intercâmbio.

Desde essa data, o projeto foi crescendo. Também os novos agrupamentos que foram surgindo foram integrados. O concurso destinava-se depois a todas as comunidades educativas das respetivas escolas: alunos de todos os níveis de ensino não superior, docentes, funcionários, encarregados de educação.

Este projeto tem contado com a colaboração de vários professores de Português das escolas concorrentes: na pré-seleção dos poemas premiados a nível das escolas e na motivação dos alunos e dos outros membros da comunidade para o registo escrito da poesia.

Mantendo o mesmo regulamento da primeira hora - da autoria e sempre adaptado por José Rafael Tormenta -, foi possível alargar o Concurso, em 2011, a todas as escolas e agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia. Igualmente, se reconhece o trabalho colaborativo por parte dos professores bibliotecários na recolha e partilha dos poemas. Tem sido um trabalho em rede e de parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Refira-se, igualmente, o incentivo da coordenadora interconcelhia das BE de VNG, drª Mª João Castro, na participação de todas as escolas.

Realce-se a preciosa colaboração, ao longo destes quinze anos, da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, na pessoa dos drs. Alberto Moreira e Cristina Margueride, na participação em júris, na oferta dos prémios finais pela mão da drª Paula Barbosa, em cerimónias que, por vezes, têm ocorrido nas suas instalações, com o envolvimento de poetas e de professores e alunos pertencentes a Grupos de Teatro e de Arte de Bem Dizer das escolas participantes, os quais dinamizam sessões de Leitura/Poesia/Teatro.

Têm igualmente colaborado nesta iniciativa os poetas Anthero Monteiro, Eduardo Roseira, Fernando Morais, Odete Boaventura e Virgínia Monteiro, da recentemente extinta Associação dos Escritores de Gaia, bem como o seu Presidente, Miguel Miranda.

De diferentes modos, os escritores/ poetas acima mencionados têm dinamizado ações de sensibilização à Poesia, à leitura, à escrita, incentivando os alunos à criação poética.

PARABÉNS A TODOS!

















                    Fábio Luna. Oferenda,
                        160 x 65cm | 2008, Brasil,
 
                                                                                                                                                       Imagem: |online

                                                                                                                                                                                                                                              














BE-ESGN, novembro/2017