MUDAS DE PLANTAS MEDICINAIS


ALECRIM (Rosmarinus officinalis L)  

-cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.


ALFAVACA  (Ocimum basilicum L)  
-má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, afecções bucais (halitose), queda de cabelo, tuberculose pulmonar.


ALGODÃO (Gossypium hirsutum L.) -

Usado em catarro, desinterias, diarréia, dismenorréia, distúrbios do climatério, dores musculares, estancar hemorragias, ferida, furúnculo, hemorragia, inchaço, infecções renais, inflamação, menorragia, metrorragia, queimadura, queimaduras, restaurar o fluxo menstrual, síndrome pré-menstrual, trabalho de parto.


AMORA (Morus alba L)
 -  Possui ação Inibidora da Taxa de Glicose com a liberação Natural de insulina; Rica em Proteínas e Sais Minerais; previne obesidade  através da decomposição do açúcar pelo intestino delgado; Normalizador da elevação da Pressão Arterial;Melhora nas taxas de Colesterol e de Gorduras Neutras no Sangue; Melhora do funcionamento do Fígado e dos Rins; Auxiliar no tratamento de calvície;Melhoria da Prisão de Ventre; Regulador do Intestino;tem efeito Bactericida e Antiinflamatório; Previne a Osteoporose.
 
AQUILÉIA/ Mil folhas (Achillea millefolium) 
-analgésica, febrífuga e bactericida,  além de ser usada contra os sintomas da menopausa. inflamações e rachaduras na pele, fissuras anais, mucosidade intestinal, problemas digestivos, problemas de secreção da bile, psoríase, queimaduras, regularizar a menstruação, manchas na pele, sarna, transpiração nos pés; trombose cerebral e coronarianos.


ARRUDA  (Ruta graveolens L) 

-dores de cabeça, restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual, contra varizes. Seu uso não é aconselhável para gestantes pois pode causar aborto.


ARTEMISIA(Artemisia vulgaris L) 

- Estômago, fígado, rins, útero, verme (lombriga e oxíuros, giárdia e ameba)


AVELÓS -(Euphorbia tirucalli)

-Antiasmática, anticarcinogênica, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana, antivirótica, fungicida e expectorante. Tumores cancerosos e pré-cancerosos.

OBS- TÓXICO 


BÁLSAMO (Sedum dendroideum) / MUDA

 - Ferimentos, queimaduras, inflamações da pele, contusões, ulceras, gastrites.


CANA DO BREJO -(Costus spicatus) / ESTACA

-sífilis, inflamações dos rins, arteriosclerose, amenorréia, problemas na bexiga e nos rins, blenorragia, cálculo renal, distúrbio menstrual, dor reumática, dores e dificuldade de urinar, inchaço, inflamações da uretra, leucorréia, nefrite e uretrite.


CAVALINHA (Equisetum arvense L) / MUDA

 - Diurética e remineralizante,reguladora e adstringente do trato genito-urinário, também usada em casos de incontinência noturna de crianças. inchaço e inflamação da próstata, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo. Ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos.


CARQUEJA (Baccharis trimera ) 

 -problemas do fígado e vesícula biliar como cálculos(pedras). Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. purifica e desintoxica o sangue e fígado. Estudos indicam que a Carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares e diminuição da pressão arterial.


CONFREI (Symphytum officinale L)  

-cicatrizante de feridas, cortes e queimaduras. Conserva a pigmentação natural dos cabelos, elimina sardas, espinhas, irritações da pele.


DENTE DE LEÃO (Taraxacum officinale Weber) 

 -Contém vitaminas A, B e C e é uma extraordinária fonte de ferro e potássio. Tem sabor amargo, dado por uma substância que funciona como excelente depurativo para todo o organismo. excesso de colesterol e ácido úrico;


ERVA  CIDREIRA -(Lipia alba) 

-calmante,tônica, relaxante e sedativa.

Combate dor de cabeça, depressão, fadiga, insônia e epilepsiaIndicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno, uma de suas propriedades é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.


ERVA DE SANTA MARIA(MASTRUZ/MASTRUÇO) (Chenopodium ambrosioides L) 

-Vermes e gripe, tosse, tratamento de dor de urina e dor de bexiga, calmante, lombriga, dor de barriga, vermífugo,  , antibiótico, inflamação de dente, cicatrizante, machucadura , antibiótico, expectorante, estômago, baque, tuberculose pneumonia, carminativa, diaforética, emenagoga, tônica, vermífuga, inseticida e empregada nos casos de bronquite e amenorréia.

FOLHA DA FORTUNA (Kalanchoe pinnata (Lam.)


-analgésica, antialérgica, antiartrítica, antibacteriana, antidiabética, antifúngica, antiinflamatória externa tópica, antilítica, anti-séptica, bactericida, calmante para erisipela, cicatrizante, depurativa, diurética, emoliente, hemostática, imunosupressiva, imunoestimulante, refrigerante intestinal, resolutiva, tônica pulmonar, vulnerária.


FOLHA SANTA (Kalanchoe brasiliensis)

-afecções pulmonares, aftas, asma, cálculos renais, calos, diabete, doenças do pulmão, erisipelas, feridas, frieiras, picadas de inseto, queimaduras, tosse, tuberculose, tumores, úlceras, verrugas.


GUACO (Mikania glomerata)

-Útil como expectorante e descongestionante. Tem ação no sistema vascular periférico, ajudando na resistência dos capilares, fortalecendo a parede dos vasos sanguíneos.


HORTELÃ (Mentha piperita)  

-propriedades analgésica, anti-séptica, antiinflamatória, calmante, digestiva e expectorante.


JANAÚBA OU SUCUUBA (Himatanthus sucuuba)

- Tradicionalmente usado para câncer, fratura, gastrite, herpes, impigem, úlcera gástrica, verruga. 


LOSNA ou ABSINTO (Artemisia absinthium L) 

-afrodisíaca, amargo, antidiabética, antidiarréica, antidisentérica, antiemética, antiespasmódico, antifebril, antigripal, anti-helmíntica, anti-hidrópica, anti-histérica, anti-séptica, aperiente, antipirética, colagogo, digestiva, emenagoga, estimulante, estomacal, eupéptica, febrífuga, fortificante, hepática, psicoestimulante, repelente de piolho, tônica, vermífuga.


MALVA ROSA /MALVA CHEIROSA
 - inflamação e infecção em gerais: boca, garganta, faringe, laringe, feridas externas, estômago, úlceras, etc.
Normalmente utilizada em infusão. Pode ser tomada como chá para problemas internos.
  
MANJERICÃO (Ocimum basilicum) 
-Possue propriedades tônicas e digestivas utilizadas no tratamento de enjôos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos. 


MIRRA ou Incenso (Commiphora myrrha)  

 óleo feito a partir de suas folhas e flores alivia dores musculares. Um banho quente com suas ervas antes de dormir acaba com as dores e dá um sono tranquilo. Também é um eficiente repelente de insetos.


ORA-PRO-NOBIS(Pereskia grandifolia haw) 

-Desnutrição, inflamações da pele, tumor, anemia.


ORÉGANO-  Origanum vulgare L. (LAMIACEAE) -  antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides( combate o envelhecimento precoce) antidiabéticoantibacteriana e antiinflamatória (ácido rosmarínico)


POEJO (Mentha pulegium L) 

-digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. sobre picadas de insetos  alivia a dor; É repelente para traças.


SERRALHA (Sonchus oleraceus) 

 -estimula o bom funcionamento do fígado e da vesícula, a serralha limpa as impurezas do sangue e fortalece a vista, fortificante do sistema nervoso, e o estômago, abre o apetite, facilita a digestão, é também anti-reumática, diurética, depurativa, anti-inflamatória e pigmentante de manchas do vitiligo. 


ANSAGEM (Plantago ssp, Plantago major)

 -  adstringente, cicatrizante, depurativa, diurética, emoliente, expectorante e resolutiva. Contém tanino, sais minerais e enxofre, além de mucilagem. As folhas ou a planta inteira são colhidas de agosto a março. As sementes separam-se da espiga no fim do verão, quando estão bem maduras. as raízes são retiradas em qualquer época do ano. As folhas são secas à sombra, ao ar livre, e as sementes, ao sol. Conservam-se em sacos de pano ou de papel.   


TERRAMICINA/DORIL (Alternanthera brasiliana L.) 

-têm propriedade desinfectante, analgésica, depurativa, diurética e digestiva. Ajuda a curar feridas ulcerosas, pode-se associar a erva lanceta para o tratamento de gastrite, inflamações do útero e ovários, Figado, Bexiga, dores.

TOMILHO  

-Expectorante, sudorípara, antibiótico, reduz o colesterol, evita problemas de indigestão, tratamento da tosse seca e irritadiça, estimulante, afrodisíaco, tratamento da gota e do reumático, reduz a fadiga e tranquilizante.