Planadores‎ > ‎

PE80367 URUBU

Em junho de 1978, o Ministério da Aeronáutica pediu ao CTA para projetar um planador biplace de instrução capaz de substituir os veleiros aéreos "Blanik", importados em 1970, e que em breve estariam chegando ao fim de suas vidas úteis por fadiga de metal. O Trabalho foi executado pela divisão de Aeronáutica (PAR) do IPD e recebeu a sigla IPD/PAR PE80367.
 
 
Os planos foram concluídos em poucos meses e a construção do protótipo encomendado à Sociedade Aerotec que o terminou em tempo de ser apresentado no Salão de Aeronáutica e Espaço de 1979, em São José dos Campos (SP). De construção monocoque, inteiramente metálico, o novo planador, batizado "Urubu", efetuou uma série de ensaios em que comprovou boas qualidades de vôo, sendo depois homologado. Mas o ministério da Aeronáutica acabou optando por encomendar o modelo "Nhapecan", da IPE, mais econômico.
 
 
Biplace em tandem, de duplo comando, o "Urubu" possui cabine tipo bolha e roda auxiliar tipo fixa embutida sob a fuselagem. No início dos anos da década de 90, um grupo de pilotos do Aeroclube de Voo-a-Vela do CTA (São José dos Campos) decidiu reformar e reativar o "Urubu", propondo novamente a sua produção seriada para o reequipamento dos clubes nacionais de volovelismo. Atualmente ele esta fora de vôo e se encontra no Centro Técnico Aeroespacial (CTA).
  • Comprimento: 8,96m
  • Envergadura: 17,80m 
  • Peso vazio: 370 Kg 
  • Peso máximo de decolagem:  550 Kg 
 
 
 
Fontes: Enciclopédia de Aviões Brasileiros
Dr. Eng. Nicélio José Lourenço
Comments