Apresentação




PIBID/PRODOCÊNCIA - MATEMÁTICA ITABAIANA

Figura 1: Fotos "Pibidianos" reunidos no
Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM)

 

        Grupo Formado por 18 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Campus Alberto Carvalho, localizado no município de Itabaiana (Adelly, Adriano, Elisângela, Jeferson, Juliana, Lucas, Marcelo, Maria, Michel, Mirabel, Paulo, Renilde, Ricardo, Romerito, Silvânia, Tatiana, Vanessa e Welânia) sob a Coordenação dos Docentes Prof. Msc. Rafael Almeida e Prof Msc. Ricardo Benito. Esses alunos foram organizados em trios para desenvolver atividades nas seis escolas, pertencentes a rede pública de ensino, conveniadas.

Quatro municipais:

  • Escola Municipal Professora Maria Irene Tavares;
  • Escola Municipal Vice Governador Benedito Figueiredo;
  • Escola Municipal Elizeu de Oliveira;
  • Escola Municipal Professora Nivalda Lima Figueiredo.

Duas Estaduais:

  • Escola Estadual Prof. Nestor Carvalho Lima.
  • Colégio Estadual Eduardo Silveira

 Objetivo Geral:

        Proporcionar inovadoras experiências metodológicas de ensino a fim de formar novos multiplicadores, em formação inicial e continuada, no sertão e agreste sergipano, visando uma melhor aprendizagem de matemática no ensino fundamental.

 

Objetivos Específicos:

- Valorizar os estudantes que optam pela Licenciatura em Matemática e contribuir para a melhoria da formação inicial de professores de matemática.

- Implantar uma forma de integração de licenciandos em ambientes reais de trabalho para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de ensino de Matemática, estreitando a relação teoria e prática.

- Proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e praticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem de matemática desde o primeiro ao nono da educação básica.

- Estimular escolas públicas do ensino fundamental, tornando-as atores nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

- Melhorar o desempenho dos alunos em avaliações de rendimento escolar.

- Preencher as eventuais lacunas de aprendizagem de conteúdos de matemática.

- Complementar o aprendizado matemático.

- Atender uma demanda social à medida que visa superar as dificuldades de Matemática dos alunos do ensino fundamental, que, geralmente, chegam ao final de sua formação básica sabendo muito pouco dos conceitos matemáticos.  

- Elaborar atividades e recursos didáticos utilizando as abordagens metodológicas: resolução de problemas, novas tecnologias, jogos, história da matemática, modelagem, etnomatemática e projetos didáticos investigativos, levando em consideração os livros adotados e os recursos disponíveis nas escolas da rede pública.

 

- Aplicar atividades e recursos didáticos elaborados e produzidos por alunos, professores do Departamento de Matemática de Itabaiana Campus Itabaiana (DMAI), Departamento de Matemática  (DMA) e professores da rede pública.

 

- Incentivar a prática de elaboração de materiais didáticos, principalmente utilizando materiais da cultura local, recicláveis, de fácil aquisição e baixo custo.