Apresentação

De modo geral, qual é a ideia do PIBID Ciências Sociais Uninove?

As Ciências Sociais na Universidade Nove de Julho preza por reforçar um caráter ético e cidadão no seu alunado. Tendo essa diretriz por base, esse projeto visa criar no alunado que está sendo atendido por nós, essa mesma postura ético-cidadã, para que possam refletir sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo.

Acreditamos que com isso geraremos valores focados na alteridade e no relativismo cultural, contribuindo para o engrandecimento desses estudantes, que passarão a perceber como algo comum a diferença existente entre os membros da sociedade. Com isso, desmontam-se os preconceitos, gera-se uma maior visão de igualdade e de cooperação. 

Vale ressaltar que os temas transversais da Sociologia (que representa as C. Sociais no Ensino Médio) também caminham no sentido exposto acima: gerar valores, desconstruir outros e desenvolver a criticidade. Nosso projeto, assim, visa também trabalhar esses materiais como reforço da formação de todos os discentes envolvidos, sejam os atendidos por nós na escola, sejam os futuros professores de Sociologia.

 Metodologia

A metodologia empregada compreende, inicialmente, além da reflexão com base na literatura específica, a visitação à escola utilizando-se de uma perspectiva antropológica, ou seja,  o trabalho de campo - etnografia como forma de captar os diferenciados aspectos da realidade escolar. Para uma segunda etapa a ideia é trabalhar com Educomunicação, utilizando-se dos recursos de comunicação massiva e suas linguagens que nos auxiliarão no processo de ensino/aprendizagem, reforçando a compreensão criticada dos meios e da realidade, aprofundando temas, facilitando outros, como também, trazendo para dentro da escola, a realidade do educando. Assim, tirar foto, montar um jornal mural, fazer um poema, um RAP, vídeo, um Sarau, etc... é parte do desenvolvimento de nossas atividades.

Etapas

De maneira sucinta, temos:

  1.  Oficinas preparatórias
  2.  Diagnóstico da Escola, com a realização de Etnografia
  3.  Observação e analise do PPP
  4.  Analise do Plano de Ensino de Sociologia
  5. Diálogo e acompanhamento do professor supervisor para entender as aulas de sociologia.
  6.  Organização de projeto para aplicação
  7.  Aplicação
  8. Divulgação Científica

Alguns resultados

1 – Maior compreensão dos licenciandos sobre a realidade escolar, especialmente os espaços coletivos, o corpo diretivo, os educandos e os índices de desenvolvimento escolar, tais como o SARESP.

2 – Dificuldades no sentido de mudar as ideias existentes em algumas das instituições;

3 – Desenvolvimento de atividades que se inseriram nas Semanas de Eventos da Escola

4 – Apresentação de Banner no I CIPPEB (Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas e Educativas Básica/ I Congresso PIBID), evento apoiado pela CAPES e Prefeitura de S. Paulo, realizado na Uninove.

5 – Apresentação de Comunicação no I CIPPEB (Congr. Internac. de Práticas Pedagógicas e Educ. Básica/I Congresso PIBID), evento apoiado pela CAPES e Prefeitura de S. Paulo, realizado na Uninove.

Palavras chave

Ciências Sociais – Educação – Educomunicação – Prática docente – Formação de professores