Programa de Educação Tutorial - PET



       O PET - Programa de Educação Tutorial - é composto de grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares. As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais. 
       O PET tem um modelo de ensino baseado no modelo inglês de estudo, da Universidade de Oxford, existente desde a Idade Média e que perdura ate hoje. Este modelo consiste num grupo de 12 alunos, selecionados com base em testes e no currículo acadêmico, orientados por um tutor. O tutor que tem a função de estimulá-los a buscar ativamente informações e de guiá-los a uma formação global, que envolva valores éticos, científicos e humanísticos.
       Os alunos devem se dedicar aos estudos e empregar 20 horas semanais em trabalhos extracurriculares, o que justifica a bolsa que acompanhará durante sua permanência do PET, ao longo de toda a graduação. Contudo, a meta e justificativa principal do grupo é amplificar conhecimentos para todos: comunidade acadêmica e comunidade em geral. O papel do PET deve ser, portanto, de trabalhar para reverter os investimentos nele feitos em benefício da instituição, fomentando mudanças e participando da implementação de projetos que dêem novos rumos ao ensino superior.
      

       A UFVJM possui atualmente 06 grupos de Educação Tutorial junto ao MEC listados abaixo:

OBS: Caso tenha interesse de participar de algum grupo PET da UFVJM, os editais de seleção são divulgados pela PROGRAD. Fique atento também ao site da UFVJM!! Diversas notícias são postadas diariamente, das quais muitas correspondem a oportunidades oferecidas aos alunos da universidade.


Comments