Weissenborn

 

    Aproveitando a vinda do Ben Harper.... 

 


        Em 2004, pedi no site do Stewart McDonald (www.stewmac.com), uma planta de um violão de colo Weissenborn, com a idéia de algum luthier fazer pra mim. Conversei com o Marlon, um jovem cidadão que trabalha com o Antônio, que faz bandolins e cavaquinhos lá no Jardim Britânia, que topou fazer. O primeiro foi feito de mogno, friso simples de mogno também (os originais dos anos 20 eram de koa; e são ainda, os que sobreviveram; e muitas cópias novas também, mas por aqui é um pouco difícil (?), só se importar, mas aí ($$$)...), e o moleque suou um pouco...o segundo também de mogno, friso de jacarandá, feita em paralelo com o primeiro, e acabou indo para o Théo depois...

 


        Acabei vendendo o meu por motivos de $$$, mas sentia falta, afinal é um instrumento muito interessante. Na metade de 2006 encomendei outro, desta vez feito com "eucalipto de reflorestamento", uma madeira que o Marlon arrumou lá pra fazer uns testes, e a coisa funcionou muito bem. Esse é o terceiro, que pra mim ficou mais legal que o primeiro em termos de som, parece que o violão já veio usado, não tinha som de violão novo depois da primeira encordoada. Um pouco mais balanceado, mais aberto, vibra bem mais logo de início...virei fã dessa madeira, mais barata, mais som, totalmente "legal"!!!

 

 

 

 


        Tem interesse numa cópia de Weissenborn? Converse com o Marlon, um cara gente fina e fácil de negociar, preços justos, trabalho honesto. Ou compre um original se puder (eu não posso)!!!!!!!!!

   

    Acesse aqui para ver mais algumas fotos.