Apresentação

A Internet transformou-se em um poderoso instrumento de divulgação de informações tornando-se uma forte aliada à produção e divulgação científica.

As páginas disponíveis na internet, além de serem em grande número e dispersas, apresentam um caráter anárquico, uma vez que os documentos não seguem um padrão determinado.

Existem informações disponíveis na Internet, de praticamente todos os assuntos, no entanto definir quais dessas informações são relevantes e confiáveis não é uma tarefa fácil.

O fato de que muitos pesquisadores não têm intimidade com os mecanismos de busca e uso da Internet, dificulta ainda mais o acesso à informação desejada.

Percebendo a dificuldade de encontrar material adequado na Internet, para embasar a realização de pesquisas bibliográficas na área da Educação Física, a Profa. Dra. Marcia Silveira Kroeff, professora da disciplina Recursos de Informação para a Produção Científica, do Programa de Mestrado do Centro de Ciências da Saúde e Esporte – CEFID da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, desenvolveu no ano de 2001, juntamente com seus alunos, um website intitulado PesquisarEF, destinado a dar subsídios à elaboração de pesquisas bibliográficas na área.

O website PesquisarEF esteve vinculado à página principal do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – CEFID/UDESC, entre os anos de 2001 e 2006, porém devido a desatualização de seus links foi retirado da mesma.

Em função da iminente necessidade de atualização do website PesquisarEF, a fim de que o trabalho realizado anteriormente não se deteriorasse, e para que o mesmo voltasse a cumprir sua missão inicial de apoio às pesquisas bibliográficas em Educação Física, realizou-se uma  revisão, no que há de mais recente em termos de Web, para atualizar e disponibilizar a nova versão do PesquisarEF.

Sabe-se que pesquisa bibliográfica envolve uma série de procedimentos metodológicos, dentre os quais destacam-se: a identificação, a localização e a obtenção dos documentos, para posterior fichamento e resumo, bem como a redação do trabalho final.

A Identificação consiste em descobrir quais trabalhos, documentos e materiais, existem sobre o tema de pesquisa (saber quem escreveu o que); a Localização, baseia-se em verificar o material bibliográfico disponível fisicamente (saber onde está disponível a informação anteriormente localizada, qual biblioteca mantém o que em seu acervo, qual biblioteca dispõe ou assina o que); e a Obtenção, por sua vez, destina-se a conseguir, a ter acesso ao material (na própria biblioteca, por meio de empréstimo, comutação bibliográfica- COMUT, ou por meio de compra). A obtenção pode ainda ser on-line, nesse caso o material é conseguido diretamente pela Internet.

O website PesquisarEF limita-se basicamente a subsidiar as três primeiras etapas, ou seja, a identificação, a localização e a obtenção do material bibliográfico, por entender que essas sejam as partes que estão intimamente ligadas às buscas na Internet.

Subpáginas (1): Organizadores