Página inicial

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Entendemos o mundo à nossa volta através de um simples olhar.

Os nossos olhos estão treinados para observar e recolher informação importante… por vezes nem precisamos pensar.

O nosso olhar é um dom especial que temos para entender o mundo e nos relacionarmos com ele. Ele entende de uma forma perfeita a 3ª dimensão. É um olhar em perspetiva. Quando pretendemos passar ao papel (espaço bidimensional) o que vemos, nem sempre conseguimos representá-lo de forma rigorosa e quando o fazemos, essa tarefa resulta de uma aprendizagem especial envolvendo uma série de mecanismos, não muito fáceis de utilizar.

Olhar é fácil, representar com rigor é difícil.

Anabela Quelhas



O grupo de Educação Visual do agrupamento de escolas Morgado de Mateus assinala os 600 anos de perspetiva rigorosa.
A página destina-se a fins exclusivamente educativos e está articulada com as dinâmicas da biblioteca da escola EB 2, 3 Monsenhor Jerónimo Amaral e com o projeto A LER+.
Esta é uma oportunidade para contrariar a iliteracia artística, estruturando unidades de trabalho direcionadas para o tema da perspetiva e abordando de forma entusiasta o renascimento e o arquiteto Filippo Brunelleschi.
A página e a exposição pedagógica a realizar no mês de Janeiro de 2013 são da responsabilidades da equipa de professores de artes visuais e têm como objetivo sensibilizar e motivar para o conhecimento, o estudo e a exploração da 3ª dimensão através da perspetiva rigorosa.



Professores dinamizadores:
Administração da página e organização de conteúdos  - Anabela Quelhas
Investigação: Anabela Quelhas, António Carquejo, Isabel China, Nélia Miranda e Vitor Pinto 











Contador de visitas -->