PERIGOS

A electricidade é muito útil e existe na casa das pessoas de maneira segura. Há protecções para o caso de haver avarias.

Mesmo assim, há coisas que nunca se devem fazer :

- Não meter nada nos buracos das tomadas eléctricas, para além das fichas ligadas aos aparelhos eléctricos.

- Não puxar pelos fios eléctricos para desligar os aparelhos. Pegar sempre na ficha.

- Não tirar parafusos dos aparelhos eléctricos para ver o que está lá dentro.

- Não pôr aparelhos eléctricos dentro de água.

- Não deitar água em cima de aparelhos eléctricos.

- Não mexer em aparelhos eléctricos (nos interruptores também não) com as mãos molhadas.

- Não tocar com as mãos em lâmpadas eléctricas. As redondas queimam, porque estão muito quentes.
 
 
 
 

Quantos choques você já tomou na vida? É difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por esta situação. Infelizmente, os choques eléctricos vão continuar acontecendo, pois a quantidade de electrotécnicos não para de aumentas nas residências, empresas e até nos carros e outros meios de transportes. Praticamente tudo o que usamos precisa de energia elétrica para funcionar, por isso os acidentes com a electricidade são tão comuns, pois ela é um inimigo íntimo que habita nossas casas, faz parte do dia-a-dia e merece atenção.

Como seu computador é um consumidor de energia (notebook também, pois você precisa recarregar suas baterias), hoje você vai conhecer algumas dicas para evitar acidentes eléctricos envolvendo eletroeletrônicos que podem ser apenas um susto, mas também podem acabar muito mal.

 
O primeiro passo é desprender a pessoa do objeto que conduz energia. Você deve fazer isso sem tocar diretamente a pessoal, utilizando um material isolante, como madeira ou borracha.

Em seguida deite a pessoa de costas e tome o cuidado de afrouxar suas roupas e verificar seus sinais vitais, ligando em seqüência para o número de emergência e solicitando socorro.

Jamais encoste na pessoa enquanto ela estiver em contato com a fonte elétrica, pois você será também eletrocutado.

Lembre-se também de sinalizar o local para evitar que ocorram novos acidentes.

A vítima de um choque elétrico pode apresentar sintomas como paralisia e convulsões. O socorro nesse tipo de situação deve ser imediato para evitar complicações mais sérias.
 
Comments