| 1º CICLO DE CONFERÊNCIAS  2017/2018 |
| FPCEUC — Edifício III |


Um dos principais propósitos da formação em Ciências da Educação é refletir sobre a atualidade educativa e formativa. Assim, o sentido deste ciclo de conferências é renovar o debate em torno de alguns fundamentos da educação e da formação situados no campo das humanidades, sobretudo, nas áreas da filosofia, da história e da política.

O conjunto de conferências que integram o ciclo encontra justificação no facto de as reformas educativas e formativas que têm sido realizadas um pouco por toda a Europa tenderem a secundarizar essas áreas.

Entendendo que elas não podem deixar de se considerar estruturantes na formação dos professores, em cada conferência apresentar-se-ão conhecimentos susceptíveis de atualizarem questões que se têm por fulcrais num alargamento de horizontes que vão além daquilo que essas reformas prevêem.

Espera-se que os conhecimentos apurados possam orientar algumas das decisões relativas ao ensino e à aprendizagem, bem como à formação de professores, no exercício da sua autonomia, que se defende como valor profissional e indicador de profissionalismo.