2. Correntes marítimas


       

           Correntes marítimas são  massas de água que correm pelos oceanos. Tem suas rotas e características definidas. Podem ser quentes ou frias, além de irem a diferentes direções. Elas são importantes, pois influenciam no clima das regiões por onde passam.

            Mais de metade do calor transportado a volta do planeta é realizado pelos oceanos que, por esse motivo, representam a parte mais importante do sistema de controle do clima terrestre. Se acontecer uma mudança na circulação oceânica devido ao aquecimento global, notar-se-ão maiores alterações no clima. A circulação oceânica, também, transporta oxigênio proveniente da atmosfera tornando possível a vida marinha.                               

                              

                    (imagem indicando a movimentação e temperatura das correntes marítimas)

          Correntes diferentes estão presentes nos nossos oceanos, como:

           A Corrente do Golfo é uma corrente marítima quente do Atlântico Norte com origem no Golfo do México. Pelo efeito dos ventos de oeste (ventos alísios) e da circulação termo Alina provocada pelas diferenças de densidade devido à salinidade e à temperatura, é empurrada em direção ao norte da Europa.

A corrente Sul - Equatorial do oceano Atlântico, que se movimenta no sentido leste-oeste na altura do equador, bifurca-se ao alcançar a costa nordestina brasileira.

            A que se desvia para o norte, é denominada corrente das Guianas, e a que se volta para o sul, corrente do Brasil.

          Na região sudeste, a velocidade da corrente do Brasil na primavera e verão é cerca de 1,4 nós (2,5 quilômetros por hora); no outono e inverno, sua velocidade se reduz a metade.

Vídeo do YouTube


http://goo.gl/ChecV (Escola Brasil)              

http://goo.gl/Kq997 (Educação Adventista)



Comments