Linhas de Pesquisa

Nome: Mutagênese e Monitoramento Ambiental

ÀREA RELACIONADA: Biotecnologia Ambiental

Estudo dos efeitos dos poluentes ambientais sobre os organismos vivos, como a presença de resíduos em alimentos, no ar, solo e água, abordando os princípios básicos de toxicologia e mutagênese, e também, indicando um caminho para a restauração ambiental e a prevenção de contaminação. Uso de sistemas-teste e parâmetros de análise da mutagenicidade de diferentes agentes químicos, biológicos e físicos ambientais, e também, de componentes da dieta que possam atuar como antioxidantes e quimiopreventivos. Processos de monitoramento da qualidade da água e seu tratamento. Monitoramento da diversidade de espécies de peixes em rios impactados ou lagoas de inundação de usinas hidrelétricas. O eixo principal de abordagem será aquele das relações entre a produção, o ambiente e a saúde, enfatizando algumas possibilidades Biotecnológicas deste campo do conhecimento científico.

 

Nome: Biodiversidade, Biocatálise e Biotransformação

ÀREA RELACIONADA: Biotecnologia Ambiental

Estudo da biodiversidade empregando ferramentas da genética, genômica, biologia molecular, biologia celular e bioinformática, como embasadores de estudos aplicados que visem a biocatálise e biotransformação, ou seja, o uso de plantas ou microrganismos produtores de enzimas de interesse biotecnológico e da biotransformação de substâncias isoladas de plantas utilizando microrganismos ou enzimas isoladas/imobilizadas.

 

Nome: Bioprospecção e Controle biológico

ÀREA RELACIONADA: Biotecnologia Ambiental

Prospecção de microrganismos ou plantas, produtores de compostos bioativos ou metabólitos secundários, de interesse biotecnológico no controle de pragas agrícolas ou no controle de organismos causadores de doenças nos seres humanos. Estudo e prospecção de microrganismos e animais (insetos) controladores de pragas da agricultura. Estudo da Interação praga-controlador natural. Prospecção de microrganismos degradadores/biorremediadores de herbicidas ou outros xenobióticos.