Disciplinas

Código

Disciplinas Obrigatórias

M/D

Ementas

Carga Horária

Teórico

Prático

Total de créditos

DBC4080

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL I

M

Conceitos e aplicações da biotecnologia ambiental. O uso de organismos na biorremediação e monitoramento da qualidade dos ambientes naturais. Métodos de monitoramento ambiental empregando-se testes de mutagenicidade. O uso de organismos vivos no controle de pragas.

60

4

0

4

DBC5007

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL II

D

Esta disciplina enfoca o uso de estratégias utilizadas na recuperação de áreas degradadas, desenvolvendo e abordando a capacidade do aluno para a busca de soluções na preservação do meio ambiente. Processos biológicos de transformação de resíduos. Tratamentos aeróbios e anaeróbios. Remediação biológica utilizando microrganismos e plantas. Efeitos bioquímicos e fisiológicos dos poluentes nos organismos. Uso de microrganismos na análise de substâncias potencialmente tóxicas.

60

4

0

4

DBC4081

BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA À BIOTECNOLOGIA

M/D

Análise estrutural, funcional e molecular da expressão gênica para subsidiar a manipulação dos genes; Tecnologia do DNA Recombinante.

75

3

1

4

DBC4082

BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E USO DE RECURSOS GENÉTICOS

M/D

Análise da disponibilidade, distribuição e utilização dos recursos genéticos naturais; biodiversidade e unidades de conservação. Técnicas utilizadas no estudo da diversidade genética.

60

2

1

3

DBC4083

REDAÇÃO CIENTÍFICA

M/D

Fornecer elementos teóricos fundamentais sobre como organizar, sistematizar e instrumentalizar a tarefa de redigir relatórios de pesquisa científica; oferecer respostas a questões e problemas inerentes à tarefa de redação; desenvolver a habilidade específica de redação de diferentes tipos de comunicação escrita da pesquisa científica (resumos de congressos, artigos originais, artigos de revisão, editorial, cartas ao editor/autor, projetos de pesquisa); oferecer os elementos básicos da linguagem e nomenclatura biotecnológica; possibilitar o exercício de redigir artigos respeitando as normas internacionais de publicação científica.

30

2

0

2

 

Disciplinas Eletivas

 

Ementas

Carga Horária

Teórico

Prático

Total de créditos

DBC4084

BIOESTATÍSTICA

M/D

Estatística descritiva. Probabilidade. Distribuição de probabilidade. Distribuições amostrais. Estimação. Testes de hipóteses. Inferência para duas variáveis. Noções básicas de Bioestatística; Distribuição de dados em tabelas e gráficos; Medidas de posição e de dispersão; Noções de Probabilidades e de distribuições de probabilidade; Amostragem e Distribuições amostrais; Intervalos de Confiança; Testes de hipóteses (paramétricos e não paramétricos); Noções de Planejamento de Experimento e Análise de Variância; Correlação e Regressão.

30

2

0

2

DBC4086

BIOINFORMÁTICA

M/D

Fundamentos da bioinformática; técnicas computacionais e programas de bioinformática aplicados a genômica estrutural e funcional. conceitos, principais bancos de dados online, recuperação e formatos de seqüências BLAST, alinhamento de seqüências par-a-par e múltiplo. Predição de genes; análise filogenética

45

1

1

2

DBC4087

BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA

M/D

Análise das normas de biossegurança em laboratórios de biotecnologia: principais itens de segurança em laboratórios de biotecnologia para compreender o significado do cuidado da prática biotecnológica. Consideração sobre a Bioética e sua relação com a biotecnologia.

30

2

0

2

DBC4088

BIOTECNOLOGIA APLICADA AO MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL

M/D

Aplicações da Engenharia Genética no desenvolvimento de plantas mais adaptadas aos estresses abióticos e bióticos. Bases genéticas do melhoramento de espécies através de técnicas biotecnológicas. Desenvolvimento e Produção de sementes geneticamente modificadas. Testes genéticos.

45

3

0

3

DBC4089

BIOTECNOLOGIA MICROBIANA

M/D

Aplicações do melhoramento genético microbiano utilizando ferramentas clássicas e moleculares para obtenção de produtos de interesse para indústrias. Bioprospecção de metabólitos de interesse para as indústrias farmacêuticas e agroindústrias.

30

2

0

2

DBC4090

BIOTECNOLOGIA VEGETAL

M/D

Caracterização dos principais métodos e ferramentas utilizados na engenharia genética e o emprego de plantas transgênicas para a obtenção de produtos ou processos industriais de interesse ambiental, energético, na saúde e na agropecuária.

30

2

0

2

DBC4085

CONTROLE BIOLÓGICO

M/D

Análise da importância do controle biológico no contexto atual do desenvolvimento sócio-econômico, abordando os organismos utilizados no controle biológico no Brasil, bem como sua interação ao controle integrado.

60

2

1

3

DEQ4121

ENZIMOLOGIA E BIOPROCESSOS

M/D

Fundamentação em processos biotecnológicos. Estudo de produtos de origem biotecnológica e sua aplicação industrial.

45

3

-

3

DBC4094

ESTÁGIO NA DOCÊNCIA

M/D

Atuação do pós-graduando no ensino de graduação, sob a supervisão do professor-orientador, em disciplinas da respectiva área de concentração.

30

2

-

2

DEQ4122

FERMENTAÇÕES E BIORREATORES

M/D

Enzimas como uma ferramenta analítica e o estudo dos diferentes tipos de fermentações e o seu controle. Reatores biológicos aplicados a processos fermentativos; esterilização dos equipamentos, dos meios de fermentação e do ar, aeração e agitação de misturas e processos de recuperação dos produtos da fermentação (downstream).

45

3

0

3

DBC4093

FUNDAMENTOS DE ANÁLISE GENÔMICA

M/D

Análise de genomas de procariotos e eucariotos. Técnicas de seqüenciamento.

30

2

0

2

DBC4091

MUTAGÊNESE APLICADA A BIOTECNOLOGIA E MONITORAMENTO AMBIENTAL

M/D

Sistematização dos mecanismos moleculares da mutação do material genético para a obtenção, identificação e o emprego de variantes genéticos em processos biotecnológicos. Toxicogenômica.

45

1

1

2

DFI4102

NANOTECNOLOGIA E BIOMATERIAIS

M

A nanoescala; nanopartículas, filmes finos e nanotubos; espécies biológicas em escala nanométrica; técnicas de estudo de nanomateriais; síntese de nanomateriais;nanomateriais para aplicações em biotecnologia; terapias de administração de medicamentos, biochips, micro e nanofluidos; nanosensores e nanosistemas para imagens;nanomateriais de engenharia para aplicações biológicas, com impressão molecular e biomimética.

34

2

0

2

DDP4047

PROPRIEDADE INDUSTRIAL E PATENTES

M/D

Aspectos Legais da propriedade industrial e patentes. Aspectos do direito ambiental.

45

3

0

3

DBC4092

REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA

M/D

Caracterização dos mecanismos de regulação da expressão gênica em eucariotos e procariotos e os métodos de estudo da regulação.

30

2

0

2

DZO4172

TECNOLOGIA DA POLINIZAÇÃO E APICULTURA

M

Biologia floral de plantas com polinização cruzada. A interrelação agentes polinizadores e plantas. Utilidade das abelhas na produção das culturas.

60

4

0

4

DBC5008

TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOTECNOLOGIA

D

Discussão de artigos atuais de relevância para a área de Biotecnologia Geral.

30

2

0

2

DBC5009

ATIVIDADES CIENTÍFICAS

D

Desenvolvimento de atividades científicas correspondentes à apresentação de pelo menos dois trabalhos científicos ou tecnológicos em congresso científico da área ou áreas afins ou Submissão de pelo menos um artigo científico ou tecnológico de biotecnologia, distinto daquele(s) artigo(s) do desenvolvimento da Tese de Doutoramento. Também será considerada a participação em pelo menos dois eventos científicos da área ou a confecção de manuais técnico-científicos e a participação em "workshops" de atualização técnica.

30

2

0

2

DBC5010

TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

D

Discussão de artigos atuais e de relevância em Biologia Celular e Molecular.

45

3

0

3