Energia Solar Portátil

Soluções para um problema inexistente 

Consumo Energético 

Introdução 

Estou pensando num sistema para me manter auto-suficiente em energia elétrica quando estiver viajando, na estrada, longe da civilização.

Obviamente, as opções são apenas duas: Solar ou eólica.

Devido á requisitos de portabilidade e facilidade de instalação, só resta uma opção, a solar. Pelo menos enquanto não houver um Mr. Fusion á venda.

Um fator importante, foi a disponibilidade de painéis solares dobráveis, desenvolvidos para uso militar. Outra coisa for eu ter perdido o medo de comprar no eBay, apesar de duas das minhas 5 compras ainda não terem chegado...

As possibilidades são muitas, mas ainda não tenho idéia de como estimar minhas necessidades de energia elétrica no campo.

Considerações gerais 

Estou considerando uma hipótese um tanto otimista quanto á disponibilidade de irradiação solar de 600W/m^2, ainda mais que as épocas mais propícias para excursionar são o inverno do sul e sudeste, quando há menor cobertura de nuvens, e portanto mais horas de insolação por dia.

Uma forma de calcular a disponibilidade de energia é:

Capacidade do Painel x Horas de Insolação x 0.85

No meu caso, com um conjunto de paineis com capacidade nominal combinada de 20W, espero obter 20 x 0.85 = 17 W de energia por hora.

Cenário 1

Inicialmente, pretendo especificar um sistema capaz de manter um GPS e uma câmera digital funcionando indefinidamente. Para viagens curtas, pode ser mais prático levar pilhas carregadas ou comprar pilhas novas conforme necessário.

Consumo: < 1W/h 

Cenário 2

Depois de ter feito algumas contas para estimar o consumo de energia num caso simples, com poucos equipamentos, vamos partir para um cenário mais complicado: cenário 1 + palm m125.

Consumo ~1,2 W/h.

Imagino que este seja o cenário mais próximo do real, pelo menos até eu arranjar uma forma de computação mais portátil que o meu C600. 

Cenário 3 

Equipamentos: cenário 2 + FT-817. 

Um cenário possível, mas improvável, visto que tenho usado o rádio muito pouco nos últimos _anos_. 

 Consumo: ~ 6 W/h

Cenário Übergeek

O último cenário já é um tanto exagerado: GPS, câmera, palm, notebook e um transceptor multi-banda.

O consumo total é pouco mais de 18 W/h.