A nossa escola chama-se Escola Básica 2,3 Vasco da Gama de Sines, pois o seu patrono é Vasco da Gama.

Vasco da Gama é uma personalidade muito importante não só da Cidade de Sines, e de Portugal, mas também do Mundo, pois foi ele o navegador que abriu as portas do oriente, descobrindo o caminho marítimo para a Índia.
Após a sua morte, o município de Sines prestou-lhe homenagem construindo uma estátua e atribuindo o seu nome a uma escola, a um clube desportivo e a uma avenida.

QUANDO TUDO ACONTECEU...

1468: Nasce em Sines. Filho segundo do fidalgo Estêvão da Gama.
1497:
< xml="true" ns="urn:schemas-microsoft-com:office:office" prefix="o" namespace=""> A 8 de Julho parte de Lisboa comandando frota que irá descobrir o caminho marítimo para a Índia. A 18 de Novembro dobra o Cabo da Boa Esperança.
1498:
A 20 de Maio chega a Calecute e enfrenta a hostilidade do respectivo Samorim. A 5 de Outubro inicia a viagem de regresso.
1499
: Arriba a Lisboa em fins de Agosto; é recebido triunfalmente.
1502/04:
Segunda viagem à Índia. Represálias contra o Samorim de Calecute. Firma aliança com os reis de Cochim e Cananor, onde instala feitorias. Regressa a Lisboa com carga avultada de especiarias.
1524:
Terceira viagem à Índia, já com o título de conde da Vidigueira e na qualidade de Vice-rei. Tenta pôr fim a desmandos e abusos. A 25 de Dezembro morre em Cochim.

Se queres saberes mais sobre Vasco da Gama consulta os seguintes sites:

http://www.mun-sines.pt/concelho/F-vgama.htm

www.vidaslusofonas.pt