Vouzela


Hotelaria e restauração

Vitela de Lafões


"A vitela de Lafões é criada exclusivamente na região que lhe dá o nome, e explorações agrícolas familiares segundo modos de maneio ancestrais. 

É proveniente exclusivamente de bovinos de raça Arouquesa e Mirandesa, sendo oferecida para o abate ao desmame (6-7 meses).

A base da sua alimentação é o leite materno, mais tarde suplementado com pastos verdes de época, farinhas de milho  e centeio produzidos na própria exploração, sendo interdito o uso de rações.

Também a alimentação das mães é baseada nos produtos naturais da região, tais como o milho (das mondas, bandeiras, milharada e palha) centeio e aveia (palha e feno), pastos, ervas e arbustos espontâneos dos montes como urze, carqueja, tojo, rosmaninho e queiró".

Outras experiências

Vitela no forno, vitela assada no espeto, arroz de sanchas (míscaros- só na época), míscaros com carne, chouriça com grelos, bacalhau à moda de Lafões.

Doçaria

 

 

 

  

Pasteis de Vouzela, folar, cavacas, caladinhos, raivas, queijadas... uma imensa variedade, parte dela de origem conventual, constituia o conforto possível e raro para a vida dura do serrano.