Pe. Manoel Odorico Francisco

Aniversário Natalício: 08 / 08 / 1931.

Aniversário de Ordenação Sacerdotal: 01 / 12 / 1957. 

Padre Manoel 58 anos a serviço de Deus.

“A vocação Sacerdotal, por sua natureza é serviço generoso a Deus e ao próximo, de tal forma que se torna, então, caminho e meditação preciosa para se poder compreender melhor a própria vocação” (João Paulo II).

O semblante tranqüilo, a voz calma e a sabedoria ao falar da fé denunciam que aquele à sua frente é um servo de Deus. O nome dele é Manoel Odorico Francisco.

Nasceu em Jaguaruna aos 08 de agosto de 1931, filho de Odorico João Francisco e Maria Idalina Francisco, que geraram 15 filhos, dos quais um deles é o nosso querido Padre Manoel.

A ordenação sacerdotal ocorreu no dia 01 de Dezembro de 1957. Após ordenação, assumiu as funções sacerdotais na Matriz São José em Criciúma. No dia 20 de Agosto de 1961 tomou posse como Vigário paroquial da recém criada Paróquia de Nossa Senhora da Salete, do Bairro Próspera, onde permanece até o presente momento.

Após 32 anos de relevantes serviços à frente desta Paróquia, deixa a função de Pároco e Padre Orlando Cechinel, assume no dia 19 de Fevereiro de 1994, permanecendo até Janeiro de 2000, sendo substituído pelo Padre José Francisco da Silva, que permaneceu nesta Paróquia até fevereiro de 2003, quando o Padre Antonio Liandro Francisco passa a exercer as funções de Pároco. Em 01 de Fevereiro de 2004 assume como Pároco Padre Vilmar Moretti permanecendo até janeiro 2016 e assumindo Padre Marcos Rech.

Aos 50 anos de sacerdócio, que foi completado no dia 1º de Dezembro de 2007, Padre Manoel conta que sentiu o chamado para o presbitério ainda na infância: “Desde os oito anos de idade já sabia que seria Padre. Eu era coroinha na igreja e o padre Pedro Ulrich me incentivou. Ele me mandou para o colégio e do colégio para o seminário aos 11 anos de idade.”

Durante meio século de atividades nesta Paróquia, ele reserva muitas histórias, além de um referencial de fé, Padre Manoel é parte da memória viva da comunidade Prosperana e região.