1. Página Inicial

"O natalício do Padre Mello constitui em nossos meios uma das mais legítimas páginas bonjesuenses. É como se, na intimidade do próprio lar, cada um de nós celebrasse uma grande festa de família. É como se Bom Jesus comemorasse um grande motivo de entusiasmo público."

Octacílio de Aquino

Abril de 1942


        Bem vindo ao site idealizado pelo jornal O Norte Fluminense, em homenagem aos 154 anos de nascimento do Padre Antonio Francisco de Mello, visando difundir sua obra e sua importância para Bom Jesus do Itabapoana.

As obras literárias de autoria Padre Antonio Francisco de Mello, publicadas neste site, foram retiradas dos jornais 'O Itabapoana' ( 1906/1907) e 'O Norte Fluminense' (fundado em 25/12/1946), dos livros "Páginas Memoráveis de Bom Jesus do Itabapoana - Padre Mello Prosa e Verso" seleção e edição por Delton de Mattos e "Obras Selecionadas de Padre Mello" seleção e edição do jornal 'O Norte Fluminense', além de publicações da Biblioteca Nacional Digital - Hemeroteca digital brasileira, cujo link segue: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx.

Para preservação de sua obra, sugerimos que a reprodução de qualquer texto de Padre Mello tenha a referência, "Padre Antonio Francisco de Mello ou Padre Mello de Bom Jesus do Itabapoana". 

Para enviar textos em colaboração, comentários, sugestões sobre postagens, observação sobre autoria ou acrescentar informações utilize o e-mail: personalidadesgeniais@gmail.com

Agradecemos a singela referência ao site. 

Idealização: O Norte Fluminense




(RE)DESCOBRINDO O PADRE MELLO

 

   Antonio Soares Borges

 

        Sem dúvida alguma, o Padre Mello é uma ilustre figura da História de Bom Jesus do Itabapoana. Todos sabemos de sua importância nos contextos religioso, cultural e político de nossa cidade. Ele contribuiu, de maneira decisiva e inesquecível, para o desenvolvimento desta terra, sobretudo para a nossa festa maior, a Festa de Agosto, à qual devotava grande amor e à qual entregou sua vida, sob as bênçãos do Divino Espírito Santo, antiga devoção de sua terra de origem, os Açores, e, também, desta terra, que tanto amava, e o acolheu durante cerca de 48 anos (de 18/06/1899 a 13/08/1947).

 

  Capa do livro de batismo de Padre Mello 

        Porém, novas e surpreendentes revelações, nos mostram outras facetas muito interessantes sobre o nosso querido e, sempre reverenciado Padre Mello, que gostaríamos de fazer saber a todos, já que ele é um Patrimônio inestimável de Bom Jesus do Itabapoana e de seus cidadãos que, com certeza, ficarão felizes com estes novos detalhes sobre a sua vida. 

        Até então, sabíamos que Padre Mello era açoriano, da ilha de São Miguel e pouquíssimas pessoas sabiam, entre estas, o valoroso e saudoso escritor Pedro Teixeira, que destaca em seu livro “Bom Jesus do Itabapoana (1822-2002) – Memorial da colonização do município”, às páginas 47-48, a data de seu nascimento – 27/04/1863 - bem como o nome de seus pais: Mariano Francisco de Mello e Rosa Pimentel de Mello.

 

Registro de batismo de Padre Mello 

        A partir desta “dica” e de pesquisas feitas através da internet, conseguimos localizar o seu Registro de Batismo, em 25/05/1863, portanto, há exatos 151 anos, o qual nos propiciou enriquecedores e surpreendentes detalhes, como poderemos verificar nas fotos. 

           Na transcrição do Registro, podemos ler:

        “Nº 25 – Antonio – Aos 25 dias do mês de Maio, nesta Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação, do Lugar de Achada Grande, Concelho da Vila do Nordeste, Diocese de Angra, batizei, solenemente, a um indivíduo do sexo masculino, a quem dei o nome de Antonio, que nasceu pelas três horas da manhã do dia vinte e sete do mês de Abril do corrente ano, filho legítimo, terceiro de nome, de Mariano de Mello, campônio, e Roza Maria de Pimentel, naturais e fregueses desta Paróquia, onde foram recebidos, moradores na RuaNova, desta  Freguesia, neto paterno de Sebastião de Mello e Joanna Maria de Mendonça, e, materno de Antonio Francisco da Costa e Roza de Pimentel.

        Foram padrinhos Antonio Ignacio Borges, casado, lavrador, e sua mulher Dona Jacinta Augusta Francisco, moradores na Rua do Vigário, desta Freguesia, aos quais todos conheço serem os próprios.

        E, para constar, lavrei em duplicado este referido que, depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, comigo o assinaram.

          Era ut Supra (“Como descrito acima...”)

          Antonio Ignacio Borges

          Jacintha Augusta Francisco

          O Cura, Manoel Joaquim Soares”

          Nota: esta pesquisa foi concluída em 10/04/2014

          OBS: páginas na internet

 

REGISTRO DE BATISMO DEPADRE MELLO

Informações sobre a terranatal de Padre Mello.

Junta da Freguesia de Achada.

Bom Jesus, 19/05/2014