A ARTE DE JULIAN BREAM

Série de programas apresentados por Sidney Molina
Rádio Cultura FM de São Paulo - 103,3 MHz
Quartas-feiras das 20h às 21h, de agosto a novembro de 2009

(Áudio disponível no Portal CMAIS+ da Rádio Cultura FM)


Talvez o inglês Julian Bream (1933) seja, ao lado do espanhol Andres Segovia, o grande nome do violão clássico no século XX. Mais do que um grande intérprete - solista ao violão e alaúde, camerista, especialista no repertório elizabetano e incentivador de compositores contemporâneos, que a ele dedicaram obras essenciais -, Bream atuou em uma época em que o disco, no caso o LP, passava por uma revolução conceitual, transformando-se, pouco a pouco, em um trabalho temático e autoral - marca da concepção de cada intérprete e verdadeira "edição sonora das obras".

Entre 1955 e 1995 Julian Bream lançou 50 discos, e a presente série está dedicada a apresentar aos ouvintes da Rádio Cultura FM de São Paulo os pontos essenciais desse antológico acervo discográfico.

Elaborada e apresentada pelo violonista e professor Sidney Molina - e baseada em sua tese de doutorado - a série apresentará e comentará cronologicamente, em seus 17 programas - que irão ao ar entre agosto e novembro de 2009 -, faixas de todos os discos lançados pelo grande violonista.

SIDNEY MOLINA
é violonista e tem se apresentado nas principais salas de concerto, festivais de violão e música de câmara do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Japão. É fundador do Quaternaglia, com quem ganhou prêmios, tem lançado uma expressiva discografia e estreado obras que se tornaram um referencial para os ensembles violonísticos da atualidade. É doutor em música e exerce intensa atividade acadêmica como professor de violão e estética musical do UNI FIAM / FAAM em S. Paulo, da Fundação Carlos Gomes em Belém e como convidado de diversas instituições do Brasil e do exterior.