Dedicatórias‎ > ‎

.SARA BAHIA

 
 

 

Sara Bahia, fotografada pelo filho, Francisco Bahia Nogueira.

 

    Sara Bahia dos Santos Nogueira é uma psicóloga educacional portuguesa. Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia de Lisboa, desenvolve trabalhos  na Psicologia da Educação e na Educação para a Arte, coordenando, ainda, a Delegação de Lisboa da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação). Para além do seu destaque na área da Psicologia, ela contribui para os campos das Artes e das Humanidades, especificando os programas prestados na ANEIS e no campo da Sobredotação nas crianças e nos adolescentes, e no incentivo à criatividade pessoal.

 

 

Habilitações Académicas e Actividade Profissional

 

    Sara Bahia obteve a Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 1982, tendo feito um Mestrado em Psicologia da Educação e, em 1989, um Doutoramento nessa faculdade.

    Ela fez, ainda, uma Pós-Graduação em Psicoterapias Comportamental e Cognitiva pela Associação Portuguesa de Psicoterapias Comportamental e Cognitivas, em 1985.

 

Actividade na ANEIS

 

    Sara Bahia realizou vários trabalhos na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), sendo um dos membros da Direcção e coordenadora da Delegação da ANEIS em Lisboa.

 

 

Bibliografia

 

    Sara Bahia escreveu vários livros científicos sobre Psicologia, sendo membro do Conselho Científico e revisora de revistas nacionais e internacionais. Participou ainda na tradução parcial e integral de 10 manuais de Psicologia e de Educação e na revisão técnica de dois manuais de Psicologia. Em todas as obras que escreveu, ela destacou as suas ideias em relação ao incentivo à criatividade pessoal e a crianças e adolesecentes.

 

Livros publicados

 

* Psicologia da Educação (2005); com Guilhermina Miranda;

* Criatividade: Conceito, Necessidades e Intervenção (2008), com Maria de Fátima Morais.

 

Livros traduzidos

 

* Compreender a Psicologia, de Robert S. Feldman (2001);

* Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos (2006).

Artigos publicados

    Para além dos livros que publicou e traduziu, Sara Bahia escreveu 100 artigos sobre as temáticas das suas áreas de aplicação, incluíndo, de maior relevância, a Psicologia e a Educação Artística, transpondo a sua opinião pessoal em relação a vários temas sociais e culturais, de entre eles a Sobredotação em crianças e adolesecentes e os problemas sociais relacionados com os jovens. No artigos que escreveu, Sara Bahia sempre referiu as suas ideias e escreveu para toda a sociedade cultural, baseada em obras de referências, como de Ellis Paul Torrance e o artista Joan Miró. Entre todos os artigos publicados, destacam-se "Quente ou frio? O clima de criatividade nos Programas de Enriquecimento", "Os bastidores de uma carreira artística", "A indiferença à arte diferente", "Estimular Talentos na Sala de Aula: os Múltiplos Prismas da Questão", "Criatividade e universidade entrecruzam-se?" e "Especificidades da formação de professores de artes e de humanidades", referentes a temas sobre Educação e sobre o incentivo da criatividade. Os artigos "Adolescência" e "O batom, a barba e o desenvolvimento da consciência da sexualidade" são referentes a um tema de importância social para a Psicologia, a Sexualidade.

 

 

"Quente ou frio? O clima de criatividade nos Programas de Enriquecimento"

(com Sara Ibérico Nogueira)

 

    Este artigo destaca as "Percepções sobre o clima de criatividade", tratando do tema da criatividade pessoal no contexto de um adolscente numa sala de aula. De facto, este artigo transpõe a ideia de que, no exemplo dos alunos sobredotados, eles são limitados a um limite imposto seja pelos professores seja pelos colegas, dado que podem existir alguns problemas de relacionamento entre estes alunos e os outros colegas que não possuem sobredotação, limitando o seu "dom".

 

“O pensamento intuitivo é um dom e o pensamento racional um servente fiel. Criámos uma sociedade que honra o servente e se esqueceu do dom."

 

Albert Einstein

 

    Desta frase de Albert Einstein, Sara Bahia e Sara Ibérico Nogueira escrevem:

 

"Será que continuamos a querer uma sociedade que continue a honrar o servente e a esquecer-se do dom?".

 

    Deste modo, transpõe-se a ideia do artigo, em que a sociedade continua a não estar preparada para as pessoas com ideias diferentes em relação à criatividade e continua a receber aqueles "os serventes", ou seja, aqueles que se destinam aos limites impostos pela sociedade.

 

Os bastidores de uma carreira artística

(com o artista João Moreno)

"O meu irmão é actor mas isso não influenciou em nada a minha escolha"

Actriz

    Este artigo, em forma de PowerPoint, permite ao seu leitor entender a vida de pessoas que seguem uma carreira artística, como é exemplificado na história descrita. Todas as pessoas, podem ser dotadas e autónomas no trabalham que realizam e, no entanto, podem ter várias capacidades e habilidades, como a de superar obstáculos, como Tolstoi, ter facilidades de expressão, como Mozart, e ter contacto com a arte, em artistas como Picasso e o seu Pai. Deste modo, são explicados no artigo várias capacidades e habilidades próprias do ser humano.

 

"Mesmo os que não são dotados de facilidade de expressão conseguem, pela assunção de uma necessidade, superar obstáculos"

 

Sara Bahia e Ricardo Duarte em "Os bastidores de uma carreira artística"

 

 

A Indiferença à arte diferente

(com o artista João Moreno)

 

    Este texto não é considerado como se fosse um artigo, mas como um questionário sobre competências artísticas, com a avaliação e o teste de conhecimento geral de obras de arte.

 

 

Estimular Talentos na Sala de Aula: os Múltiplos Prismas da Questão

 

    Este é um artigo científico que, mais uma vez, apela ao incentivo da criatividade pessoal. Como cada pessoa pode ser dotada de vários "dons" e capacidades, como a Sobredotação e a Autonomia, é importante que os talentos das crianças sejam estimulados na escola. Este artigo ainda dá a explicação e definição do que é "Estimular Talentos".

 

"Estimular talentos é fundamentalmente capacitar a pessoa que apresenta excelência em determinada área com as competências necessárias ao seu desenvolvimento pessoal: por um lado, proporcionando-lhe as competências sociais para poder partilhar o seu talento com os outros e para que este seja reconhecido e valorizado; por outro lado, abrir-lhe os horizontes para outros domínios do conhecimento em que a sua área de excelência possibilite a confluência de saberes."

 

Sara Bahia, em "Estimular Talentos na Sala de Aula: os Múltiplos Prismas da Questão"

 

 

Criatividade e universidade entrecruzam-se?

 

    Este artigo pretende, resumidamente, tratar do potencial criativo dos alunos universitários, explicando a investigação e análise realizada aos alunos do ensino superior.

 

 

Especificidades da formação de professores de artes e de humanidades

 

    Este artigo trata sobre a formação de professores consoante os seus cursos e as suas especificidades, nas áreas das Artes e das Humanidades. Deste modo, pode-se estabelecer a relação entre a formação de professores nas diferentes áreas e o espírito de criatividade pessoal e o pensamento crítco.

 

 

Adolescência

 

    Este artigo trata sobre o tema da Adolescência e as mudanças decorrentes nesta fase da vida. Como este tema é de importante interesse para a Psicologia, Sara Bahia decidiu refiri-lo no conjunto dos seus artigos publicados. Durante a adolescência, um jovem sente necessidade de saber quem é e possui um raciocínio diferente de enquanto é criança pois começa a perceber o papel que se integra na sociedade, sendo homem ou mulher. Em termos de Ciência, é descrito que o adolscente sofre maturação do Sistema Reprodutor e ocorrem-lhe mudanças a nível corporal.

 

 

O batom, a barba e o desenvolvimento da consciência da sexualidade

 

    Relacionado com "Adolescência", este artigo trata do desenvolvimento da mente em relação à sexualidade e o papel que os dois sexos assumem na sociedade. Para se tornarem "homens" ou "mulheres", as pessoas têm de olhar para dentro de si próprias e decidirem o que devem realizar na sua vida.

 

 

Ligações externas

 

*http://www.aneis.org/ (Site da A.N.E.I.S.)

*http://www.wook.pt/authors/detail/id/35271 (Wook: livraria virtual portuguesa - Livros de Sara Bahia)

*http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/letras/liv021.htm (Letras e Letras - Compreender a Psicologia, de Robert S. Feldman)

*http://catalogolx.cm-lisboa.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1Y701AK051109.40885&profile=rbml&source=~!rbml&view=subscriptionsummary&uri=full=3100024~!280851~!0&ri=5&aspect=basic_search&menu=search&ipp=20&spp=20&staffonly=&term=Santos%2C+Sara+Bahia+dos%2C+1959-&index=AUTHOR&uindex=&aspect=basic_search&menu=search&ri=5#focus (Bibliotecas Municipais de Lisboa - Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos)

*http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=19&p=51 (Sísifo: Revista de Ciências da Educação - Criatividade e universidade entrecruzam-se?)

*http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=21&p=101 (Sísifo: Revista de Ciências da Educação - Especificidades da formação de professores de artes e de humanidades)

*http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte04/Seccion1/Percep%C3%A7oes.htm (Revista Recre@rte - "Quente ou frio? O clima de criatividade nos Programas de Enriquecimento")

*http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=75 (Portal da Criança - Estimular Talentos na Sala de Aula: os Múltiplos Prismas da Questão)

 
 
 
 
 
 Sara Bahia na Wikipédia  (em actualização)
 
 
The Beatles - Let It Be .mp3
Comments