recebido por e-mail

Imagem: divulgação/DPC

(e) Secretário da Cultura de São Leopoldo , Vitor Ortiz, o Diretor de Captação de Recursos, Henrique Schuster,  (c) Rosina Parchen, da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, a Diretora de Patrimônio Cultural e do Museu do Trem,  Alice Bemvenuti e a Coordenadora do Museu do Trem , Caroline Teixeira

Seminário Identidade e Diversidade

Cultural em São Leopoldo

O município de São Leopoldo, através dos órgãos públicos ligadas a área cultural daquela cidade, estará realizando um encontro para impulsionar o debate sobre "identidade e diversidade cultural", em uma proposta de discussão pública que já vem sendo incentivada em diferentes Fóruns, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e organizados com grupos afins de diversas regiões de São Leopoldo/RS.

O Seminário Identidade e Diversidade Cultural - Qual é a identidade de São Leopoldo? possibilitará concentrar o foco e aprofundar temas, para que se possa continuar os encontros, através dos Fóruns proporcionando subsídios, ampliando horizontes, "e objetivando a continuidade da escrita preliminar de um documento que cada Fórum irá apresentar e defender na Pré-conferência, para posteriormente ser encaminhada à 2ª Conferência Municipal de Cultura", explica Alice Bemvenuti, diretora do Patrimônio Cultural e do Museu do Trem de São Leopoldo.

Em visita ao Museu do Trem, sob direção de Alice, a senhora Rosina Parchen, da Coordenação do patrimônio cultural do Estado do Paraná e presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS, participou do Seminário de Patrimônio desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Para aqueles que estão vinculados diretamente com o patrimônio cultural, a manhã de sábado é importante para ampliação das ações de promoção e proteção da cultura, do turismo e do patrimônio.

Abaixo a programação detalhada.

Seminário de Identidade e

Diversidade Cultural – Qual é a

identidade de São Leopoldo?

O Seminário ocorrerá no período de 27 a 29 de agosto de 2009 com o objetivo de discutir as identidades e os aspectos culturais do município, e terá como local o Teatro Municipal, localizado na rua Oswaldo Aranha , 934 -  Centro de São Leopoldo/RS.

A atividade integra a programação da 2ª. Conferência Municipal de Cultura que será realizada no mês de setembro deste ano.

Programação:

27 de agosto de 2009

Horário: 19h - Abertura Oficial

19h30min - Debate: Identidades e Diversidade Cultural, um debate atual

Palestrantes:

Ricardo Lima – Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural – Ministério da Cultura

Antonio Sidekum – Doutor em Filosofia –Unisinos

28 de agosto de 2009

14h - Debate: A história de São Leopoldo

Palestrantes:

Prof. Dr. Martin Norberto Dreher – Doutor em Teologia com concentração em História da Igreja

Profª. Drª. Eloísa Capovila da Luz – Doutora em História

Dr. Fernando Hartmann – Doutor em Educação (UFRGS) e Psicanalista

19h - Lançamento Congresso da Cidade

Palestrante:

Arno Augustin

29 de agosto de 2009

9h - Debate: Cultura, Turismo e Patrimônio

Palestrantes: Profª. Drª.Roswithia Weber – Doutora em História

Briane Bicca – Coordenadora do Programa Monumenta do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul

14h – Debate: A história da religiosidade em São Leopoldo

Palestrantes:

Prof. Dr. Oneide Bobsin – Doutor em Ciências da Religião

Prof. Dr. José Ivo Follmann – Padre Jesuíta e Sociólogo

 

Contatos: alice@alice.art.br

Fonte: recebido por e-mail