Documento protocolado no MP de Tapes em 26/10/2006

Il.mo Sr. Dr.

João Francisco Ckless Filho

M.D. Promotor do Ministério Público de Tapes




Prezado Promotor



Em razão de denúncia de moradores próximos a Sanga das Charqueadas, na altura das pontes da Rua Getúlio Vargas e da Rua Mauá, e que atravessam este recurso hídrico, estivemos nestes locais e verificamos a existência e produzimos fotos de uma situação de Crime Ambiental, com despejo de líquidos (óleo) ou algo semelhante, dentro da água desta sanga.

Esta situação, de degradação ambiental, que por diversos outros meios ocorre neste ambiente, por diversas vezes fora denunciado e várias foram as atitudes deste órgão para tratar deste tema, sem que tenha havido qualquer ação efetiva para iniciar um cuidado por este bem coletivo, e mesmo com a conclusão de um diagnóstico ambiental das sangas, pouco tem sido feito para coibir estes despejos, e outros crimes que avolumam-se no decorrer dos anos.

Através das fotos anexadas à este documento ( http://osverdestapes.googlepages.com/charqueadas2006 ), pode-se constatar a total agressão que novamente sofre este recurso, sem que tenha sido tomada alguma atitude nestes anos por parte dos órgãos do município para sanar, e até mesmo colocar na pauta de discussões no âmbito político da comunidade. Tal desatenção é freqüente e estamos acreditando que tal situação não se modificará senão forem tomadas atitudes mais drásticas contra as ações diárias de agressão ambiental.

É de conhecimento público, que os despejos líquidos de uma fábrica localizada na Av. Camaquã, já denunciada por este Movimento, continuam ocorrendo, sendo lançados matérias orgânicas e líquidos por dentro de canalizações subterrâneas e que desaqüam dentro da sanga, na altura do Cemitério Municipal.

Solicitamos deste órgão, que atenda esta situação e tome as medidas que foram julgadas cabíveis, visto a total inoperância dos órgãos do município e do estado frente ao crime em tela.

Desde já nos colocamos a disposição.



Atenciosamente




Júlio César Wandam Martins

Militante de Os Verdes de Tapes

Secretário Estadual de Ativismo PV/RS


http://osverdestapes.googlepages.com

osverdestapes@gmail.com