Perigos do Lixão em Zona Urbana

 

registros realizados em 16 de abril de 2007

 

Entulhos de Obras, Inservíveis, Resíduos diversos e Pneus

É comum os municípios darem destino a estes resíduos, colocando-os no primeiro lugar que encontram, os conhecidos bota-fora espalhados por todos os estados da federação.

Em Tapes, não poderia ser diferente.

Mesmo com a resolução nº 307 do CONAMA de 2002, pouco foi feito para implantar no país o Gerenciamento destes resíduos, com fins de cumprir a legislação que veio regrar os absurdos do descarte de resíduos nas ruas e passeios públicos no Brasil, além de áreas públicas e junto a natureza.

Esta resolução estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil.
Tais resíduos não podem ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares, em áreas de "bota-fora", em encostas, corpos d'água, lotes vagos e em áreas protegidas por Lei, devendo atender o artigo 10 da resolução 307/2002. Este artigo determina que os resíduos deverão ser reutilizados, reciclados ou encaminhados a áreas específicas.

Um conjunto de normas técnicas foram elaboradas como diretrizes para o projeto, implantação e operação destas áreas, que passaram a ser chamadas de áreas de transbordo e triagem ( incluindo a criação dos pontos de entrega de pequenos volumes ), áreas de reciclagem e aterros de resíduos da construção civil.

Parece simples, mas a gestão deste problema esta longe de ser resolvida, pois se a mesma taxa de 15 anos se mantém, com 76% dos municípios não tratando do lixo doméstico e lançando-o em lixões à céu aberto, em 13% de aterros "descontrolados" ou no 10% de aterros sanitários. É ridículo que num país que recicla 96% das latinhas de alumínio, apenas 1% dos lixos domésticos tenham o destino das Usinas de Compostagem.

Como em Tapes ainda aguardamos que a "área de transbordo da Prefeitura" seja regularizada e tenha as instalações adequadas para receber o lixo oriundo da coleta feita pelas carretinhas, mais uma resolução do COMPEMA para regrar o descarte, e destino final destes resíduos, iremos continuar vendo o Lixo se amontoando numa esquina do Bairro Balneário Rebello. 

Este Álbum contém

       12 Fotos

   Página Inicial