Página de Fotos Viagem ao Pará - Fruto CUPUAÇU

 

 Saiba mais sobre o Cupuaçu

 O Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum) é uma árvore de porte pequeno a médio que pertence à mesma família do Cacau e pode alcançar até 20 metros de altura. O cupuaçu é uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica, tanto para as populações indígenas, quanto para os animais. Essa fruta tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico. A polpa é usada no Brasil inteiro e no Peru para fazer sucos, cremes de sorvete, geléia e tortas.

Amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril e é considerada uma delicadeza na culinária de cidades sul americanas onde a demanda ultrapassa o estoque.

Uso tradicional

Povos indígenas assim como comunidades locais ao longo do Amazonas, cultivaram Cupuaçu como uma fonte primária de alimento desde gerações. Nos tempos antigos, sementes de Cupuaçu foram negociadas ao longo do Rio Negro e Orinoco onde o suco de Cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé foi utilizado para facilitar nascimentos difíceis.

O povo Tikuna utiliza as sementes do Cupuaçu para dores abdominais.

Potencial econômico - Chocolate de Cupuaçu

O valor relativamente alto da polpa da fruta ($ 2 - 4 por kg), usada para a produção de produtos frescos, faz o cultivo de árvores de cupuaçu mais e mais atraente.
Além do mais, as características semelhantes ao cacau (Theobroma cacao L.) permite que, além da produção da polpa, as sementes de cupuaçu possam ser usadas também para fabricar um tipo de chocolate.

Existem iniciativas em várias regiões do Brasil para desenvolver o chocolate de cupuaçu, também chamado de "cupulate".
No Japão este Chocolate já está sendo produzido e comercializado.
Somente no primeiro quadrimestre de 2002, o Amazonas exportou 50 toneladas de sementes de cupuaçu para o Japão.
Novamente assumimos o insignificante papel de exportadores de matéria prima.

Existem vários pedidos de patentes sobre a extração do óleo da semente do cupuaçu e a produção do chocolate de cupuaçu.

Quase todas as patentes registradas pela empresa ASAHI Foods Co., Ltd. De Kyoto, Japão. O suposto inventor, Sr. Nagasawa Makoto é ao mesmo tempo diretor da Asahi Foods e titular da empresa americana "Cupuacu International Inc.", que possui outra patente.

Fonte: www.biopirataria.org


 

 

 


 

 

Página Inicial

Fruto do Cupuaçu acima grande e abaixo brotando