02 | Orquestra de Jazz do Algarve



A Orquestra de Jazz do Algarve foi fundada em 2004 (ex ...de Lagos), a partir de uma ideia de Hugo Alves que a dirige, sendo constituída por 17 músicos. 

Cumprido o seu nono aniversário, a OJA é hoje um marco no panorama nacional das Orquestras de Jazz, com um cadastro de centenas de concertos que a levaram a palcos como os do Festival de Jazz de Loulé, Festival Lagos Jazz, A Arte da Big Band (Lisboa), Festa do Jazz do S. Luíz (Lisboa), Assembleia da República, OJAJazzFest, entre muitos, muitos outros. A OJA consegue actuar nos mais diversos espaços e eventos, dada a sua versatilidade de repertórios, que versam desde os mais clássicos, retratos da História das Big Bands Norte-Americanas, onde se inserem os repertórios de Count Basie, Glenn Miller, Duke Ellington, ou Thad Jones, ou ainda outros mais recentes como os de Bob Mintzer, ou Maynard Ferguson. Outros ainda mais temáticos, como sejam os de Latin-Jazz, Basie-Sinatra, ou de Natal. São quase duas centenas de temas assim organizados.








A OJA tem ainda acolhido vários músicos de renome nacional e internacional, como sejam Bobby Medina (EUA), Antonio Ciacca (ITA), Michael Lauren (EUA), Guto Lucena (BRA), Peter Wetherhill (EUA), Lars Arens (ALE), Miguel Martins (POR), José Meneses (POR), Luís Cunha (POR), Peter King (RU), Maria Anadon (POR), Arturo Serra (ES), entre muitos outros.

A OJA tem o Alto Patrocínio do Município de LAGOA, onde está sediada desde Setembro de 2014, detém Declaração de Elevado Interesse Cultural passada pelo Ministério da Cultura, tendo tido outros Apoios de onde se pode destacar o Apoio Directo pela Direcção Geral das Artes, desde 2009 até 2012.

Alguns Repertórios/Programas disponíveis:
Programa Count Basie
Programa Big Band Standards, com voz Feminina ou Masculina
Programa Basie-Sinatra, com o crooner escocês Ricky Taylor (convidado)
Programa 80's and Beyond
Programa Latin-Jazz
Programa de Natal


Músicos:
Trompetes: João Barbosa, Hugo Alves, Maria João Nunes, Pedro Jerónimo
Trombones: Helder Vicente, Ricardo Lopes, Paul Carter, José Silva
Saxofones: David Paz, Paulo Rodrigues, Ricardo Pires, José Santos, Jéssica Lourenço
Secção Rítmica: Diogo Russo (piano), Luís Henrique (contrabaixo), Michael Lauren (bateria)
Voz: Clara Buser ou José Ribeiro