01 | Breve Historial






A Orquestra de Jazz do Algarve, nasce da edição do Lagos Jazz 2004, como Orquestra de Jazz de Lagos, sendo constituída formalmente em 2005 com a designação formal de Associação Músicas no Sul. Actualmente é designada formalmente de OJA - Associação Orquestra de Jazz do Algarve, que tutela todas as suas actividades. O projecto é uma ideia de Hugo Alves (www.hugoalves.com), desde logo apoiado pela Câmara Municipal de Lagos. Um projecto apontado como único a nível nacional, por muitos.














É um projecto de âmbito nacional, que tem por pilar central as Artes de Palco, neste caso a Música, e assim como formação principal a OJA: uma Big Band ou Orquestra de Jazz, com cerca de 17 músicos. A OJA realizou até hoje centenas de concertos, por todo o País, registando ainda internacionalizações em Espanha. Destacando-se alguns convites como o da Assembleia da República (2008) para actuar na Sala do Senado, ou outros que a levaram ao Teatro São Luíz, à Praça do Rossio, em Lisboa, aos Festival de Jazz de Minde, Loulé, entre muitos outros. 




A Estrutura da OJA tem uma estratégia definida, desde a sua criação, e que se reparte em três áreas de acção estratégicas: (1) Artes do Espectáculo e de Palco; (2) Serviço Educativo e Multimédia; (3) Produção e Co-Produção. A primeira compreende várias formações de palco, descritas neste site. O Serviço Educativo tem por base o AJMMA – Atelier de Jazz e Música Moderna do Algarve, uma escola que reúne mais de 25 alunos, distribuídos por três níveis lectivos e a que se soma um nível Júnior. Esta é a única organização do género no Sul do País e é um projecto autónomo em matéria financeira. O Serviço Educativo completa-se ainda com o programa AJMMA Workshop & Masterclass (workshops em geral de nível médio e elevado de dificuldade, dadas por especialistas de renome nacional e/ou internacional. O Serviço Educativo alberga ainda o Programa Jazz Na Escola, um Projecto Pedagógico aprovado e apoiado pelo Ministério da Educação e pelos Municípios do Algarve, que permite levar sessões de informação e demonstração sobre Jazz às Escolas EB 2/3 do Algarve. Na área de Produção e Co-Produção são de referir a programação do Ciclo de Concertos "Jazz Com Todos" (que também designa a agenda interna), do Festival Lagos Jazz (2002 a 2010), e do OJAJazzFest (2011, 2012).







A Estrutura OJA é um projecto dos mais completos projectos a nível nacional, reconhecido largamente pela importância que tem desempenhado em divulgar a Música e o Jazz no País, na formação de músicos, na formação de públicos de todas as idades, e sobretudo pelos espectáculos musicais de elevada qualidade que tem proporcionado. A OJA tem assim também representado a Região do Algarve, bem como os dois Concelhos que a albergaram Lagos e Silves. Actualemente e desde Setembro de 2014 todo o projecto reside em LAGOA.