Música

  Conheça agora, os melhores e mais consagrados artistas do Rio Grande do Sul :
 
Cantores e Cantoras:


=>   Adelar Bertussi
 
 
=>   Baitaca
 
 
=>   César Passarinho (in memorian)
 
 
=>  Cristiano Quevedo
 
 
    "O destino quer que eu cante. E o cantar eu me concentro". Os versos do pajador Jayme Caetano Braun, ganham autenticidade inquestionável quando cantados por CRISTIANO QUEVEDO, um gaúcho de Piratini, histórica capital farroupilha, que nasceu para cantar os destinos campeiros. "Destinos" é o nome de seu primeiro CD, logo em seguida vieram "Luzeiros", "Pra Quem Tapeia o Chapéu" e "Pra Um Fim de Lida", trabalhos estes que tem a marca de estilo contagiante de interpretar e o consagraram como um dos mais jovens e talentosos nomes da música nativista do Rio Grande do Sul, projetando seu nome além das fronteiras do estado. CRISTIANO QUEVEDO começou sua carreira nos festivais de música nativista onde conquistou os principais prêmios nos mais importantes eventos do gênero no estado. Seus shows mesclam a energia contagiante, passada através do estilo próprio de se comunicar com o público e o excelente trabalho musical. Em seu mais recente CD "Um Mate Novo" gravado em Porto Alegre, reuniu músicos jovens que misturam sensibilidade e técnica apurada, fazendo uma música gaúcha sem fronteiras, priorizando a eterna busca do novo, sem perder as raízes regionalistas "... esta audácia de buscar o novo sem pisar o rastro ou reascender as brasas...". E foi com muita audácia que este jovem talento do sul do Rio Grande do Sul alçou vôos mais altos, sendo chamado para participar de convenções em Natal, no Rio Grande do Norte, João Pessoa capital paraibana, Rio de Janeiro e São Paulo capital. Foi buscando não pisar o rastro que sua alma o levou a atravessar a fronteira e realizar uma turnê no Uruguai percorrendo mais de dez cidades onde centenas de hermanos platenses puderam conhecer seu trabalho, o que resultou no convite para shows nos mais importantes festivais de música da América Latina, Festival Del Prado em Montevidéu, Festival Internacional de Durasno em Durasno, e ainda a gravação do CD "Cantos de La Pátria Grande", com a participação do Uruguaio Oscar Massita e de dois ícones da música Latina Americana, Pepe Guerra e Hector Numa Moraes. Em 2006 fez sua primeira excursão à Argentina cantando em La Plata e Buenos Aires. Recentemente retornou de Portugal, onde realizou cinco apresentações, levando a arte e a cultura gaúcha, além mar. CRISTIANO QUEVEDO pode se dizer um artista multimídia, seu trabalho não se resume exclusivamente na música, além de radialista participa de campanhas institucionais no Rádio e na TV. CRISTIANO QUEVEDO, garra Farroupilha a serviço da cultura Gaúcha, Brasileira e, sobretudo Latino Americana.  (Acit)
    
    Para saber mais sobre o Cantor Cristiano Quevedo, acesse: http://www.cristianoquevedo.com/
 
=>   Daniel Barros
 
=>   Délcio Tavares
 
 
    Um espetáculo maravilhoso, com a mistura de ritmos gaúchos e italianos, é o que DÉLCIO TAVARES leva ao palco. Atualmente em tour de divulgação do seu trabalho lançado pela gravadora ACIT, de nome "DELCIO TAVARES - AO VIVO NO THEATRO SÃO PEDRO" que vem em dois volumes "GAÚCHO" e "ITALIANO" e no DVD "Ítalo-Gaúcho". O primeiro com músicas consagradas do Nativismo Gaúcho, incluindo releituras de clássicos como Mate de Esperança, de autoria do saudoso Francisco Castilhos, A Primeira Vez, de Elton Saldanha, Que Saudade (À Honeide Bertussi), de Leonardo, Oh! De Casa, dos Irmãos Bertussi. No segundo, com sucessos vindos da Itália, "hits" como Al Di Lá, Volare, Tarantelas e Vivo per Lei, entre outros. A Banda que o acompanha é formada pelos músicos Jorge Pereira "Lambreta" (guitarra/vocal), Fernando Machado (teclados), Luiz Goulart "Magro" (bateria/vocal), Valter Cruz (baixo/vocal), Carlos Alberto "Betinho" (acordeom/vocal), Rodrigo Pires (gaita ponto e vocal) e Thais (vocais). Mesclar a tradição gaúcha com o romantismo da música italiana é uma marca de DÉLCIO TAVARES, fazendo de suas performances no palco um espetáculo único, com momentos distintos e marcantes, indo das tradicionais "pilchas" gaúchas ao elegante terno e gravata. Vivendo na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, o cantor é cidadão do mundo, tendo participado, e vencido, vários festivais nativistas do Estado como, Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, Coxilha Nativista de Cruz Alta, Tertúlia de Santa Maria, tendo sido indicado também, como representante oficial do Brasil no 39o Festival de San Remo, na Itália. No mês de maio de 2005. Délcio voltou aos festivais, de forma triunfal, vencendo o 4o. Minuano da Canção de Santa Maria. A discografia de Délcio Tavares é composta por 14 discos, sendo que os dois mais recentes trabalhos (ITALIANÍSSIMO IV e SUCESSOS DO RIO GRANDE) se encontram entre os CDs mais vendidos da gravadora ACIT. No mês de março de 2005, Délcio Tavares gravou o seu primeiro DVD, em espetáculo realizado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Deste evento, além do DVD, estão sendo lançados dois CDs, gravados ao vivo, um com interpretações de canções italianas e outro das canções nativistas.  (Acit)
 
     Para saber mais sobre o Cantor Délcio Tavares, acesse: http://www.delciotavares.com.br/
 
=>   Ernesto Nunes
 
 
Contatos:  (54) 3221-18-78
                (54) 9973-78-22
E-mail: ernestonunesrs@terra.com.br                
 
=>   Gaúcho da Fronteira
 
 
 =>  Gildo de Freitas (in memorian)
 
 
=>   Jari Terres
 
=>   João de Almeida Neto
 
 
=>   João Chagas Leite
 
 
=>   João Luiz Corrêa
 
 
     Para saber sobre o Cantor João Luiz Corrêa, acesse: http://www.joaoluizcorrea.com.br/
 
=>   Joca Martins
 
 
    JOCA MARTINS atualmente é considerado um dos maiores nomes da música gaúcha. Foi trilhando as estradas do Rio Grande do Sul desde 1986, entre festivais e apresentações, que conquistou diversas premiações. Entre elas se destacam o “Troféu Vitor Mateus Teixeira - Teixeirinha de Melhor Cantor em 2004” e dois Discos de Ouro. Um deles pelo disco "O Cavalo Crioulo" e outro pelo CD "Clássicos da Terra Gaúcha”.
    Aí que eu me refiro!
 
     Para saber mais sobre o Cantor Joca Martins, acesse: http://www.jocamartins.com/
 
=>   Leonardo (in memorian)
 
 
=>   Lisandro Amaral
 
 
=>  Luiz Carlos Borges
 
 
     Para saber  sobre o Cantor Luiz Carlos Borges, acesse: http://www.luizcarlosborges.com.br/ 
 
=>   Luiz Marenco
 
 
    Com quase 20 anos de carreira, uma discografia de 20 obras, 18 CDs e 2 DVDs, LUIZ MARENCO é hoje um dos espetáculos nativistas mais requisitados do sul do Brasil, tendo a consciência de que seu canto esta ligado a terra, valores, hábitos e costumes de seu povo.
    Natural de Porto Alegre/RS, nasceu no dia 22/12/1964 e começou a se interessar pela música aos 08 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. Sua carreira profissional iniciou em 1988, quando começou a participar de festivais , movimento importante para a cultura de nosso estado e que lhe rendeu grandes conquistas em âmbito regional.
    Seu canto já percorreu vários estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Tocantins, assim como na Argentina, Uruguai e Paraguai fazendo apresentações ao lado Santiago Chalar e espetáculos e gravações com Pepe Guerra e Jorge Nasser(cantores do folclore Uruguaio), além de gravações com Antonio Tarrago Ros e Ramon Ayala da Argentina .
 
     Para saber mais sobre o Cantor Luiz Marenco, acesse: http://www.luizmarenco.com.br/
 
=>   Mano Lima
 
 
    MANO LIMA, nome artístico de Mario Rubens Battanoli de Lima (Itaqui, 26 de agosto de 1953), é um cantor brasileiro de música tradicionalista gaúcha. Seus fãs dizem que ele é um filósofo dos pampas. Após iniciar sua carreira artística passou a residir em São Borja. Se caracteriza principalmente, em suas composições e canções por sua irreverência, pelo uso de um linguajar rústico, próprio do gaúcho nascido e criado no interior. Suas músicas tem como instrumento principal uma gaita de botão, que ele mesmo toca.

=>   Maria Luiza Benitez 

 
     Para saber sobre a Cantora Maria Luiza Benitez, acesse: http://www.marialuizabenitez.com.br/ 
 
=>  Miguel Marques
 
 
=>   Neto Fagundes
 
 
=>   Nenito Sarturi
 
 
=>   Pedro Ortaça 
                            
 
    PEDRO ORTAÇA é músico, cantor, compositor missioneiro. Nasceu no Pontão de Santa Maria em São Luiz Gonzaga, RS, em 29 de junho de 1942.
    Pedro Ortaça é um dos quatro troncos missioneiros que, junto com Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá, resgataram e nos revelaram valores que embasam a cultura e os costumes dos gaúchos, da formação do Rio Grande, do movimento missioneiro, cujos descendente, Alberto, Gabriel e Marianita seguem e honram os ideais do Pai.
    Hoje é Mestre das Culturas Populares Brasileira - Prêmio Humberto Maracanã - Ministério da Cultura.Tem mais de 120 músicas de sua autoria, 07 discos gravados, 12 CDS e 01 DVD - o Primeiro em Alta Definição no RS. O DVD de Pedro Ortaça foi gravado em São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo.
 
     Para saber mais sobre o Cantor Pedro Ortaça, acesse: http://www.pedroortaca.com.br/
 
=>   Teixeirinha (in memorian)
 
 
=>   Volmir Martins
 
 
=>   Walter Morais
 
 
    WALTER MORAIS, natural de Palmeira das Missões, além de intérprete consagrado ficou conhecido também como compositor, graças ao sucesso de suas músicas. Quando integrante durante seis anos do grupo musical "Os Serranos", interpretou várias composições que se tornaram referência no decorrer dos anos, como Criado em Galpão, Tordilho Negro, Roda que Roda, Lida de Costeiro, Aos Domingos, Bagual Corcoveador, entre outros.
    Walther Morais preenche com competência e talento o espaço deixado por grandes valores do passado, dando destaque aos temas campeiros com um estilo próprio que conquista cada vez mais espaço em todo o Rio Grande.
 
     Para saber mais sobre o Cantor Walter Morais, acesse: http://www.walthermorais.com/ 
 
=>   Xiruzinho
 
 
 Contatos:  (54) 9973-38-01
                           (54) 3214-03-32
      
 
   Para saber mais sobre o Cantor Xiruzinho, acesse: http://www.xiruzinho.com.br/    
 
 
Duplas:
 
=>   César Oliveira e Rogério Melo
 
 
    CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO se uniram profissionalmente em 2002. Após mais de 20 anos de amizade e diversos projetos lançados individualmente a dupla se encontrou com o propósito de difundir, além das fronteiras, a mais pura música crioula do Rio Grande do Sul. Ao cantar o cotidiano daquele que vive e aprecia as simplicidades do campo, os amigos se consagraram como dueto preocupado em manter o folclore gaúcho. A dupla sobe ao palco acompanhada de músicos de grande reconhecimento no estado. Nos violões, Marcello Caminha e Maykell Paiva; na gaita botoneira, Nielsen Santos, e, no baixo, Gilnei Oliveira. Com esta formação realizam shows nas principais festas do sul do país, bem como, nos mais importantes festivais nativistas. O dueto lançou o primeiro CD em novembro de 2002. "Das coisas simples da gente". Quase um ano depois, em outubro de 2003 veio a público o segundo trabalho intitulado "Alma de fronteira". Este retratou o respeito pela origem de ambos, a região de fronteira, berço de inspiração para músicas e letras. No ano de 2005 foram apresentados os CD's "Retrato de pampa e invernada" e "Apaysanado". Este último trouxe composições do poeta Anomar Danúbio Vieira, de Santa do Livramento, um dos principais parceiros e autor de obras como, "Apaysanado", "Lá na fronteira", "Pra bailar de cola atada", "Os loco lá da fronteira", entre outras. O DVD e show Ao Vivo, de 2006 foram o quinto trabalho da carreira de César Oliveira e Rogério Melo. "Pátria Pampa" foi também uma oportunidade de mostrar através de imagens tudo aquilo que as letras das músicas levam o público a imaginar. Os personagens, localidades e passagens tão conhecidas pelo povo que vive no campo estiveram presentes neste projeto concebido em 18 meses de dedicação. O espetáculo foi gravado no Teatro da UCS. César Oliveira e Rogério Melo se uniram profissionalmente em 2002. Após mais de 20 anos de amizade e diversos projetos lançados individualmente a dupla se encontrou com o propósito de difundir, além das fronteiras, a mais pura música crioula do Rio Grande do Sul. Ao cantar o cotidiano daquele que vive e aprecia as simplicidades do campo, os amigos se consagraram como dueto preocupado em manter o folclore gaúcho. A dupla sobe ao palco acompanhada de músicos de grande reconhecimento no estado. No violão, Marcello Caminha; Na gaita baitonera, Nielsen Santos, E, no baixo, Gilnei Oliveira. Com esta formação realizam shows nas principais festas do sul do país, bem como, nos mais importantes festivais nativistas. O dueto lançou o primeiro CD em novembro de 2002. "Das coisas simples da gente". Quase um ano depois, em outubro de 2003 veio a público o segundo trabalho intitulado "Alma de fronteira". Este retratou o respeito pela origem de ambos, a região de fronteira, berço de inspiração para músicas e letras. No ano de 2005 foram apresentados os CD's "Retrato de pampa e invernada" e "Apaysanado". Este último trouxe composições do poeta Anomar Danúbio Vieira, de Santa do Livramento, um dos principais parceiros e autor de obras como, "Apaysanado", "Lá na fronteira", "Pra bailar de cola atada", "Os loco lá da fronteira", entre outras. O DVD e show Ao Vivo, de 2006 foram o quinto trabalho da carreira de César Oliveira e Rogério Melo. "Pátria Pampa" foi também uma oportunidade de mostrar através de imagens tudo aquilo que as letras das músicas levam o público a imaginar. Os personagens, localidades e passagens tão conhecidas pelo povo que vive no campo estiveram presentes neste projeto concebido em 18 meses de dedicação. O espetáculo foi gravado no Teatro da UCS em Caxias do Sul. O CD "O Campo" é parte de um projeto que inclui ainda um DVD. O mais recente trabalho da dupla é o CD "Procedência", composto por dois discos: "Apegos e Anseios do meu Canto", no qual César Oliveira interpreta canções de Rogério Villagran, e "Regional", onde as composições de Anomar Danúbio Vieira recebem a interpretação de Rogério Melo. Como não poderia deixar de ser, César e Rogério cantam juntos em cinco faixas de cada um dos discos. “Apegos e Anseios do meu Canto” tem produção musical de Marcello Caminha e “Regional” de Luciano Maia.
 
     Para saber mais sobre a Dupla César Oliveira e Rogério Melo, acesse: http://www.cesaroliveira.com.br/site/
 
 
=>   Oswaldir e Carlos Magrão
 
 
     Para saber sobre a Dupla Osvaldir e Carlos Magrão, acesse: http://www.osvaldirecarlosmagrao.com.br/
 
 
                                Grupos:
 
=>   Buenas e M' espalho
 
 
    Quatro jovens talentos da música gaúcha: Shana Müller, Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco estão juntos no palco para apresentar um show regional, com um pé na tradição e outro no agora, transparecendo as influências musicais de seu tempo.
    Os quatro artistas identificam-se por buscar na música nativista a manifestação mais próxima entre a tradição e a linguagem de sua geração, sobretudo na disposição em reafirmar cada vez mais o gosto pelo regional na juventude. Uma ótima oportunidade para o público conhecer um pouco da música produzida no Rio Grande do Sul na atualidade.
 
     Para saber mais sobre o Grupo Buenas e M' espalho, acesse: http://buenasemespalho.blogspot.com/
 
=>  Grupo Rodeio
 
 
     Para saber sobre o Grupo Rodeio, acesse: http://www.gruporodeio.com.br/
 
=>   Os Bertussi
 
 
     Para saber sobre o Grupo Os Bertussi, acesse: http://www.osbertussi.com.br/
 
=>   Os Fagundes
 
 
     Para saber sobre o Grupo Os Fagundes, acesse: http://www.osfagundes.com.br/Home.html
 
=>   Os Mirins
=>   Os Monarcas
 
 
     Para saber sobre o Grupo Os Monarcas, acesse: http://www.osmonarcas.com.br/ 
 
=>   Os Serranos
 
 
     Para saber sobre o Grupo Os Serranos, acesse: http://www.osserranos.com.br/ 
 
=>   Porca Véia
 
 
     Para saber sobre o Grupo Porca Véia, acesse:  http://www.porcaveia.com.br/indexpv.php 
 
 
            Músicos Instrumentistas:
 
=>  Aluisio Rockembach
 
 
     Para saber sobre o Músico Aluisio Rockembach, acesse: http://www.aluisiorockembach.com/
 
=>   Luciano Maia
 
 
     Para saber sobre o Músico Luciano Maia, acesse: http://www.lucianomaia.com/ 
 
=>   Marcello Caminha
 
 
     Para saber sobre o Músico Marcello Caminha, acesse: http://www.marcellocaminha.com/ 
 
=>   Maykell Paiva
 
 
=>   Nielsen Santos
 
 
=>   Renato Borghetti
 
 
     Para saber sobre o Músico Renato Borghetti, acesse: http://www.renatoborghetti.com.br/
 
   
 
  REFERÊNCIAS:  > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=88
                                                       > http://letras.terra.com.br/baitaca/fotos/
                                                       > http://www.bombachalarga.viablog.com.br/blog_2004_11_21.html
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=87
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=52
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=70
                                                       > http://www.acit.com.br/detNoticias.aspx?idNoticia=548
                                                       > http://saudade-da-minha-terra.blogspot.com/
                                                       > http://www.atribunars.com.br/index.php?origem=noticia&id=5633
                                                       > http://www.atribunars.com.br/index.php?origem=noticia&id=3157
                                                       > http://www.hagah.com.br/rbs/image/4924471.jpg
                                                       > http://www.lastfm.com.br/music/Joca+Martins
                                                       > http://www.jocamartins.com/
                                                       > http://www.torres.rs.gov.br/festival_guarita/em_breve.html
                                                       >  http://www.studiodigital.com.br/index.php?pagina=noticias&mostraconteudo=63
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=98
                                                       > http://www.artistasgauchos.com.br/portal/?id=297
                                                       > http://www.luizmarenco.com.br/biografia.php
                                                       > http://www.bombachalarga.viablog.com.br/blog_2005_04_17.html
                                                       > http://pt.wikipedia.org/wiki/Mano_Lima
                                                       > http://www.chamigos.com/profile/RENATOJUSTI
                                                       > http://jlemes.blogspot.com/2007_08_01_archive.html
                                                       > http://www.letras.com.br/fotos/neto-fagundes
                                                       > http://jlemes.blogspot.com/2008_02_01_archive.html
                                                       > http://www.pedroortaca.com.br/
                                                       > http://www.chasquepampeano.com.br/biografias.html
                                                       > http://www.mensagensvirtuais.com.br/aniversariantes.php?id=747_Teixeirinha
                                                       > http://iurirubim.blog.terra.com.br/category/agenda/
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=25
                                                       > http://www.xiruzinho.com.br/F-T-G/n.jpg
                                                       > http://www.acit.com.br/detNoticias.aspx?idNoticia=567
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=31
                                                       > http://www.cesaroliveira.com.br/site/index.php?meio=novidades&id=376
                                                       > http://www.osvaldirecarlosmagrao.com.br/upload/downloads/32_os.jpg
                                                       > http://buenasemespalho.blogspot.com
                                                       > http://www.acit.com.br/detNoticias.aspx?idNoticia=317
                                                       > http://www.acit.com.br/detArtistas.aspx?idArtista=24
                                                       > http://www.hagah.com.br/rbs/image/3862965.jpg
                                                       > http://web.viavale.com.br/blog/blogs/bombachalarga/imgs/Os%20Monarcas.jpg
                                                       >
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/5618388.jpg    
                                                       > http://letras.terra.com.br/porca-veia/fotos/foto_19151.html
                                                       > http://static.blogstorage.hi-pi.com
                                                       > http://www.circularbr.com.br/fotos/4ed/luciano1.jpg - Foto de Alexandre Teixeira
                                                       > http://entreverodopiazitos.blogspot.com/2008/08/marcello-caminha.html
                                                       > http://www.artistasgauchos.com.br/portal/fotos/maykell3.jpg
                               > http://www.patriapampa.com/wp-content/uploads/2009/03/nielsen-santos-gaita-ponto.jpg
                                                       > http://froilamoliveira.blogspot.com/2009/03/show-de-renato-borghetti.html
                  
                      
                       
 
Comments