PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto tempo demora a ser ordenado em vossa Ordem? Via de regra, é necessária uma formação de 11 anos, desde a entrada como aspirante até à ordenação sacerdotal.

Vocês usam uma veste religiosa (“hábito”)? Como sinal de sua consagração, de pobreza e de sua pertença à família religiosa, todos os Irmãos usam o hábito religioso: hábito com cinto de couro, escapulário e almutia em cor preta.

Como fazem o acompanhamento vocacional? Via de regra, o acompanhamento vocacional é feito através da participação dos interessados nos encontros para discernimento vocacional que se realizam em nossas comunidades. Estes encontros têm a duração de 3 dias (início na sexta-feira à tarde e término no domingo à tarde) e neles se oferece, além dos momentos de oração e de formação, a possibilidade para colóquios individuais de discernimento vocacional.

Como iniciar o acompanhamento vocacional? Podes iniciar o acompanhamento num dos encontros de discernimento vocacional em que participes. Também o poderás fazer individualmente com um dos nossos sacerdotes.

Como fazer para entrar na Ordem? Em primeiro lugar, deves entrar em contacto com os nossos promotores vocacionais para que possas iniciar o teu discernimento vocacional. Entretanto, podes participar nos diversos encontros da Obra dos Santos Anjos, para conheceres mais a nossa espiritualidade. Para informações e atividades da Obra dos Santos Anjos consulta: www.opusangelorum.org.

Qual é vosso apostolado? O apostolado ou a missão, antes de ser caracterizada pelas obras externas, define.se pelo tornar presente o próprio Cristo no mundo, através do testemunho pessoal. Por isso, o nosso apostolado consiste, antes de tudo, no testemunho de nossa vida consagrada. A vida fraterna em comunidade, com a liturgia solene e a adoração eucarística, já é apostolado e contribui diretamente para a obra de evangelização. Desde os primórdios em Portugal os Cónegos Regrantes da Santa Cruz intentaram a reforma do clero, empenharam-se na sólida preparação e formação dos sacerdotes como também na evangelização do inteiro povo de Deus. Esta finalidade continua hoje sendo realizada pela formação de candidatos ao sacerdócio, pela assistência espiritual a sacerdotes e religiosos, na pregação de retiros, na pastoral ordinária das paróquias e na atividade missionária. De modo particular, a Ordem promove o movimento espiritual “Obra dos Santos Anjos”.