Campina Grande




Campina Grande - município brasileiro situado no estado da Paraíba. Foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. Situa-se bem no centro do estado, ocupando assim uma posição geográfica estratégica com acesso às principais cidades nordestinas, seja por via terrestre (rodovias estaduais e federais), seja por vôos comerciais em seu aeroporto (Presidente João Suassuna). Atualmente possui 385.276 habitantes (IBGE–2010), e exerce historicamente influência econômica, política e cultural para aproximadamente 60 municípios de seu entorno, conhecido como o “Compartimento da Borborema”, região composta por mais de 60 municípios que integram 5 microrregiões diferentes: Agreste da Borborema, Brejo Paraibano, Cariri, Seridó Paraibano e Curimataú. No entanto, sua região metropolitana é formada por 23 municípios, totalizando uma população estimada em 687.545 habitantes, sendo a maior zona metropolitana do interior nordestino.

Sua economia é relativamente diversificada, apresentando o 2º maior PIB Paraibano basicamente com uma agricultura e pecuária de subsistência, de baixa escala, mas fundamentalmente com uma atividade industrial como diversas fábricas de pequeno e médio porte formal, e grande número de micro-negócios informais, nas áreas de: couro-calçados, confecções de roupas, metalúrgicas, móveis, papel, alimentos, injetados de plásticos, etc. e mais recentemente no desenvolvimento de software. Em seu distrito industrial destacam-se duas grandes plantas, respectivamente, a da Coteminas e a da Alpargatas. Outro setor que vem sendo mantido nos últimos 20 anos é o turismo de eventos estruturado em torno de uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João (30 dias de festas ininterruptos), que acontecem durante todo o mês de junho, os encontros religiosos de Católicos (Crescer), Evangélicos (Encontro da Consciência Cristã), Espírita (MIEP) e Ecumênico com o  Encontro da Nova Consciência, todos realizados anualmente durante o período de carnaval, e o seu tradicional Festival de Inverno. Além disso, seu comércio atacadista e varejista é bem aquecido, contando como uma rede de lojas locais, regionais e nacionais localizadas no centro da cidade, e alguns Shoppings Centers, como: Shopping Boulevard Campina Grande, Shopping Cirne Center, Shopping Luiza Motta, Shopping Babilônia Center e o Shopping Centro Edson Diniz (de comercialização de artigos populares).

No setor de prestação de serviços público e privados, Campina Grande é um importante centro de atendimento concentrando os principais órgãos e fornecedores do estado da Paraíba, seja, através de serviços especializados em eletro-mecânica, informática e telecomunicações, serviços jurídicos, financeiros, contábeis e administrativos, serviços médico-hospitalar, e, sobretudo, serviços educacionais. Conhecida como cidade universitária Campina Grande vem atraindo nos últimos 40 anos alunos de diversos estados nordestinos e atualmente possui duas universidades públicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus I, além de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Vale também o registro da escola técnica filantrópica ETE (Escola Técnica Redentorista), 13 faculdades privadas, assim como a presença das principais entidades do Sistema S, como SENAI-SESI, SESC-SESC, SENAT-SEST e FIEPB (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba), todos com sedes em funcionamento na cidade. O Pólo Educacional se completa com a rede pública de ensino básico. Apenas como ilustração, dados de 2003 (IBGE) indicavam que existiam 80.427 alunos matriculados no ensino fundamental e 19.764 alunos de ensino médio.

Campina Grande - PB




Comments