Kytã



No ano de fundação, escolhemos o nome Kytã, que em tupi significa "nó", e que serve perfeitamente para retratar nossas intenções. A Olimpíada Brasileira de Linguística pretende, com sua existência, atar novos nós e fortalecer ligações frouxas. Primeiro, ligar o mundo das olimpíadas, dos estudantes curiosos que simplesmente querem saber mais sobre as coisas, ao daquelas pessoas que se sentem mais confortáveis com as línguas do que com a matemática e as ciências naturais. Então, num segundo nível, se tornará evidente que as línguas humanas e a matemática apresentam traços em comum, e que existe uma lógica e uma ciência da linguagem da mesma forma que existe uma linguagem para a lógica e para a ciência. Seus laços então serão, dentro de cada um, reatados.

A linguística também é capaz de fortalecer nós entre as diferentes culturas, explorando ao mesmo tempo toda a diversidade de modos como as pessoas falam e escrevem e também o que elas, no fundo, têm em comum. Do ponto-de-vista sócio-cultural, a Olimpíada pretende levar seus participantes ao contato com a miríade de nós da teia global que constitui a humanidade. E, seguindo a tecelagem dessa rede, queremos nos manter ligados às novas possibilidades da tecnologia e do mundo cada vez mais interconectado. Na busca, por fim, de raízes linguísticas e dos veículos que permitiram outrora a interação entre mundos distante e suas ciências, reencontramos a língua tupi, ela mesma um nó entre o mundo dos portugueses navegantes e o dos povos que viviam nas terras brasileiras.

A viagem pelas línguas é uma viagem para dentro de nós mesmos. 


Fases

Primeira Fase da OBL Kytã aconteceu no sábado, dia 2 de Abril de 2011, em todas as escolas participantes. Desta primeira edição participaram escolas de 10 dos 27 estados da federação, incluindo colégios particulares e públicos, federais e estaduais. Veja a prova e o gabarito desta fase.

A Segunda Fase aconteceu nos dias 20 a 23 de Maio de 2011, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Para ela, foram convidados os cerca de 100 alunos mais bem classificados na primeira fase, conforme lista anexa. 

A IOL 2011 aconteceu nos dias 24 a 30 de Julho de 2011, em Pittsburgh, EUA. O Brasil participou com dois times: Suassuna e Itararé.           

Č
Ċ
obl.comissao@gmail.com,
07/02/2012 06:37
ą
obl.comissao@gmail.com,
07/02/2012 06:37
ą
obl.comissao@gmail.com,
07/02/2012 06:37