A Biologia no Jardim‎ > ‎Convívio‎ > ‎Fauna‎ > ‎

Osga Moura

A Osga Moura (Tarentola mauritanica) é a mais comum das duas espécies de osga existentes em Portugal. Tem em média um tamanho inferior a 20cm, uma coloração desde o amarelo até ao castanho, e uma pele um pouco rugosa. A osga pertence à família Gekkonidae, uma família de répteis escamados (ordem Squamata) e da subordem Sauria (lagartos). Esta família é composta pelos chamados “geckos” (em inglês), animais caracterizados pela sua capacidade de andar sobre superfícies verticais. As osgas são animais extremamente evoluídos, pois possuem uma das maiores tecnologias da natureza. As patas das osgas são cobertas por lamelas, designadas lamellae, que são compostas por pelos microscópicos que se ramificam em mais pelos, que por sua vez se ramificam em ainda mais pelos, formando um total de mais de um bilião de pelos microscópicos, mais finos do que um cabelo humano, em cada pata da osga. Estes pelos utilizam forças muleculares para aderir a superfícies totalmente lisas, através das forças de Wan der Waals.

O habitat natural da osga moura é nas florestas e bosques, mas este animal é extremamente adaptável, pelo que é comum encontra-lo em centros urbanos. É um animal nocturno, com grandes olhos redondos adaptados à escuridão. É um caçador exímio e insectívoro, contribuindo para controlar pragas de insectos.

Ao contrário do que se diz, as osgas NÃO SÃO VENENOSAS, isto é apenas um mito urbano. As osgas não são venenosas nem possuem qualquer tipo de toxina prejudicial à saúde. Devido À ignorância da população geral, estes animais continuam a ser mortos com base em mitos sem qualquer fundamento. A osga não é prejudicial para a espécie humana sobre qualquer aspecto, é um animal extremamente rápido pelo que a sua primeira defesa é a fuga (e o que o torna também difícil de observar e fotografar).

 

Os vídeos abaixo, narrados pelo famoso Sir David Attenborough, apresentam uma melhor explicação acerca do funcionamento das patas das osgas.

"Teoricamente, uma osga a andar de pernas para o ar no telhado, podia suportar uma mochila com 40kg."


Vídeo do YouTube

Vídeo do YouTube


Comments