SAÚDE

ESTÁ PÁGINA TEM POR FINALIDADE FORNECERA OS SEUS USUÁRIOS DICAS PARA MANTER A SAÚDE EM DIA.

VOCÊ PODE PARTICIPAR

ESCREVA-NOS E MANDE SUA DICA PARA MANTERMOS UM CORPO SAUDÁVEL .

ogidnet@gmail.com 

Voltar inicial

    

SÍNDROME DE CUSHING

O que é?

Conjunto de sinais e sintomas do excesso da cortisona (um dos hormônios produzidos pela glândula supra-renal). Esse excesso hormonal pode ser provocado por hormônios sintéticos (exógenos) ou por doenças envolvendo a glândula supra-renal e a hipófise.

Como se desenvolve?

O quadro pode ser ocasionado pelo uso continuado de cortisona ou seus derivados, conhecidos como antinflamatórios esteróides. Estas substâncias são empregadas para o tratamento de uma série de doenças, e provocam o síndrome de Cushing como efeito colateral. Dependendo da dosagem empregada e do esteróide sintético utilizado, os sinais e sintomas sempre irão ocorrer. Em algumas ocasiões estes efeitos colaterais ocorrem sem que o paciente perceba ou os relacione com as medicações que está usando. Esta situação ocorre, por exemplo, com a utilização de medicamentos para problemas de pele ou para problemas respiratórios.

Além do quadro associado ao uso de cortisona, o síndrome de Cushing pode ser provocado por doenças da glândula supra-renal e da hipófise. Estas doenças, em geral, são decorrentes de tumores benignos (adenomas) da supra-renal e da hipófise. Na supra-renal podem ocorrer também tumores malignos. Mais raramente o síndrome de Cushing é provocado pela produção de substâncias estimuladoras da supra-renal por tumores malignos ou abdominais.

O que se sente?

Os principais sintomas são o aumento de peso, com a gordura se depositando no tronco e no pescoço, preenchendo a região acima da clavícula e a parte detrás do pescoço, local onde se forma um importante acúmulo denominado de "giba". A gordura também se deposita no rosto, na região malar ("maçãs do rosto"), onde a pele fica também avermelhada, formando-se uma face que é conhecida como de "lua-cheia". Ocorre também afilamento dos braços e das pernas com diminuição da musculatura, e, conseqüente, fraqueza muscular que se manifesta principalmente quando o paciente caminha ou sobe escadas. A pele vai se tornando fina e frágil, fazendo com que surjam hematomas sem o paciente notar que bateu ou contundiu o local. Sintomas gerais como fraqueza, cansaço fácil, nervosismo, insônia e labilidade emocional também podem ocorrer. Nas mulheres são muito freqüentes as alterações menstruais e o surgimento de pêlos corporais na face, no tórax, abdômen e nos braços e pernas. Como grande parte dos pacientes desenvolve hipertensão arterial e diabetes, podem surgir sintomas associados ao aumento da glicose e da pressão arterial tais como dor de cabeça, sede exagerada, aumento do volume urinário, aumento do apetite e visão borrada. Quando ocorre aumento importante dos pêlos, pode ocorrer também o surgimento de espinhas (acne) na face e no tronco, e nas mulheres pode surgir mudança na voz, queda do cabelo semelhante a calvície masculina e diminuição das mamas. Esses sintomas se associam com tumores de supra-renal.

No abdômen e no tórax podem ser observadas estrias de cor avermelhada e violeta, algumas vezes com vários centímetros de largura. Algumas pessoas apresentam também pedras nos rins e conseqüentemente cólica renal. A osteoporose é freqüente, provocando dores na coluna e às vezes fraturas nos braços, pernas e na coluna.

Como o médico faz o diagnóstico?

A suspeita do médico deve ocorrer em todo o paciente que apresenta obesidade localizada associada a hipertensão arterial e diabetes, além dos pacientes com o quadro bastante característico, como o descrito acima. A partir da suspeita deve ser solicitada a dosagem de cortisol às 8 horas da manhã, após a administração de dexametasona 1mg às 23 horas da noite anterior (teste de triagem). Se esse exame se mostrar alterado, deve ser realizada uma investigação mais detalhada e serem realizados exames de imagem das supra-renais e da hipófise (tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética).

Além das dosagens hormonais, são necessários exames bioquímicos gerais, Rx de tórax, eletrocardiograma e densitometria óssea.

Como se trata?

Nos casos decorrentes do uso de cortisona, a mesma deve ser suspensa lentamente, inicialmente trocando o medicamento por uma forma mais semelhante a natural (prednisona ou hidrocortisona) e em doses semelhantes àquelas que existem no organismo normal. Depois de algum tempo (semanas), o medicamento deve ser diminuído gradativamente até ser suspenso. Se o paciente sentir a tentativa de retirada da medicação, a dose deve ser mantida o mais próxima da considerada normal e depois de algum tempo tentada nova retirada.

Os pacientes que têm a doença decorrente de tumores de supra-renal e de hipófise, devem ser submetidos a cirurgia de retirada destes tumores. Para esses procedimentos os pacientes devem ser adequadamente avaliados, e necessitam de cuidados médicos especializados.

Como se previne?

Evitando-se o uso de medicamentos contendo cortisonas ou seus derivados.

Os tumores de supra-renal e de hipófise não são previníveis, podendo, por outro lado, ser diagnosticados precocemente o que resulta em melhores resultados. 

 Aneurisma 
 

O Aneurisma consiste em uma dilatação em um ponto fraco de uma artéria, veia ou coração. Frequentemente, contudo, o termo aneurisma é utilizado para descrever dilatações em paredes arteriais. A fraqueza na parede da artéria em geral decorre de seu endurecimento por um processo denominado aterosclerose.

Os aneurismas também podem ser causados por hipertensão, infecção ou uma fraqueza congênita da parede do vaso.

Os aneurismas podem ser sérios. O rompimento de um aneurisma é um evento extremamente perigoso. Um aneurisma na aorta, o maior vaso do corpo que sai do coração, po de romper-se subitamente (aneurisma dissecante). Geralmente isto causa dor lancinante. Se um aneurisma aórtico se rompe completamente, pode ser fatal. Se o rompimento ocorre no cérebro, ocorre um derrame ou hemorragia cerebral (hemorragia subaracnóide).

Intercedendo-se imediatamente, os danos causados pela ruptura podem ser controlados. Uma suspeita de ruptura deve ser confirmada por um exame radiográfico da artéria (arteriografia). O tratamento via de regra é cirúrgico.

 

Farmácia Popular 

O Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias a preço de custo. A implementação das farmácias populares é feita em parceria com governos estaduais, municipais ou entidades filantrópicas.

 

INSUFICIÊNCIA RENAL E TRATAMENTOS

Quais os sintomas da insuficiência renal crônica?

Vários desses sintomas são comuns em pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica:

  • Vontade freqüente de urinar no período da noite
  • Inchaço nos tornozelos ou ao redor dos olhos
  • Pressão sangüínea elevada
  • Anemia (palidez anormal)
  • Fraqueza e desânimo constantes
  • Náuseas e vômitos freqüentes

Embora esses sintomas não sejam necessariamente conseqüência da insuficiência renal crônica, eles costumam aparecer em pessoas que sofrem da doença. Isso ocorre porque a doença causa alterações musculares, sanguíneas, digestivas, cardiovasculares e cutâneas.

A insuficiência renal crônica pode ser curada?


Geralmente não. Mas graças aos avanços terapêuticos a insuficiência renal pode ser compensada, através de tratamentos que substituem a função dos rins, filtrando o sangue e eliminando o excesso de água e eletrólitos. Isto se consegue através dos procedimentos dialíticos (hemodiálise e diálise peritoneal).

Dr. M.C. Riella
Médico Nefrologista - CRM 2370 PR

 

 

O Que é Depressão?

28 de setembro de 2007

A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.
A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.
As pessoas com doença depressiva (estima-se que 17% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida) não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão.
A Depressão, de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido.
A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantam os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, para que freqüentem grupos religiosos ou pratiquem atividade exóticas.
Os sentimentos depressivos vêm do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.
A Depressão é medicamente mais entendida como um mal funcionamento cerebral do que uma má vontade psíquica ou uma cegueira mental para as coisas boas que a vida pode oferecer. A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimido.
Portanto, as doenças depressivas se manifestam de diversas maneiras, da mesma forma que outras doenças, como, por exemplo, as do coração.
Respondendo a pergunta inicial sobre o que é a Depressão?, podemos dizer: a Depressão é um Transtorno Afetivo (ou do Humor), caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.

Cancêr o que é isso? 

20/08/07 

 Câncer várias doenças diferentes em qualquer parte do organismo são chamadas de Câncer quando apresentam um aspecto em comum: afetam a reprodução celular.

O corpo é formado por muitos tipos de células e, normalmente, elas crescem e se dividem de um forma ordeira e quando se faz necessário.

Tumores – Quando a célula de uma determinada região se multiplica  não sendo preciso, resulta na formação de uma massa extra de tecido.

 Tumor benigno -  Em geral não representam uma ameaça à vida, pode ser removido e normalmente não retorna porque  as célula do tumor benigno não se espalha pelo corpo é caracteristico de uma unica localidade ou orgão.

Tumor maligno - É agressivo por que suas células anormais dividem-se desordenadamente e podem invadir e até mesmo destruir tecidos e estruturas vizinhos. Ainda, as células cancerosas podem se soltar do tumor original e se espalhar pelo corpo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático (é o que os médicos chamam de Metástase ). Existem locais do corpo onde as metástases dos cânceres são mais freqüentes: cérebro, pulmões, fígado e ossos.

A dificuldade no tumor maligno é a localização do tumor primário, pois, como pode atacar outras região do corpo (metástese) os médicos então tratam o tumor metastico e ficam investigando para localizar o primário que pode sim ficar oculto até por anos. Diferente do tumor benigno o tumor maligno mesmo sendo extirpado pode retornar no mesmo lugar ou em outra região.

Existem várias modalidades de tratamento para os tumores malignos: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, terapia com laser, etc. Estas abordagens podem ser utilizadas separadamente ou em associações. O tratamento pode ser curativo (eliminação do câncer do organismo) ou paliativo (diminuição dos sintomas relacionados ao tumor). Independente dos avanços no tratamento e desenvolvimento de novas drogas e técnicas cirúrgicas, a força de vontade continua sendo a maior arma para melhorar a qualidade de vida das pessoas com câncer.

 
30/07/2007 
Gripes e Resfriados

A gripe é causada por um vírus altamente contagioso: basta dizer que através dos aviões ele pode rodar o mundo em apenas quatro dias. O melhor é prevenir antes de pegar uma gripe daquelas e se isso acontecer, cuidado para não espalhar o vírus.
A prevenção é o melhor remédio.  Assim, uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico. Principalmente alimentos ricos em vitamina C. E quando o vírus dá as caras é logo eliminado do nosso organismo.

 

 Teníase e Cisticercose

 Carne suína pode causar teníase e cisticercose. As parasitoses intestinais são considerados problemas sérios no Brasil devido a falta de saneamento e ingestão de carne contaminada.

Teníase e cisticercose: a dúvida sobre a diferença entre as doenças é grande. Ambas são causadas pela ingestão da Taenia Solium, que tem o porco como hospedeiro intermediário, mas, em períodos diferentes da vida do parasita. Ao ingerir a carne suína contaminada pelas larvas da Taenia Solim, chamada de cisticerco, a pessoa fica com teníase. Três meses após a ingestão, o cisticerco evolui para a fase adulta. Ela se aloja no intestino delgado do homem, seu hospedeiro final. O comprimento do verme adulto varia de 2 a 12 metros. As pessoas com a doença eliminam, através das fezes, a parte final do corpo do parasita que contém grande quantidade de ovos.

A teniase pode causar dor abdominal, anorexia e outras manifestações gastrointestinais, mas, não tem sintomas mais sérios. O grande problema é que ela pode conduzir à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a manifestação mais grave e pode matar.

Isso acontece quando os ovos liberados nas fezes são ingeridos, vão para o estômago e o intestino delgado, transformando-se em larvas que perfuram a parede intestinal e caem nos vasos sanguíneos.

Todo o corpo pode ser infectado, o lugar mais freqüente é o sistema nervoso central e região dos olhos. Causa respectivamente neurocisticercose e a cisticercose ocular. Os sintomas são problemas na vista ou repentinos ataques convulsivos.

 

 

 

O idoso e a desnutrição.

A alimentação correta é um dos fatores que tem maior influencia na saúde e no bem estar do ser humano em todas as fases da vida.

Vivemos em uma época em que as pessoas tem alcançado um expectativa de vida muito superior a algumas decadas atras. E o mundo em geral tem tido uma população de idoso muito alta.

E infelizmente muitos sofrem de má nutrição.

Alguns fatores que contribuem para isso é:

Falta de vontade de cozinhar, pois muitos vivem sozinhos, ou dificuldades devido perda ou diminuição da visão, do olfato ou mesmo do paladar.

Problemas odontológicos como falta de dentes, próteses velhas e mal ajustadas, que dificultam a mastigação.

Doenças como dificuldade para engolir alimentos sólidos, devidos doenças da garganta e do esôfago. Depressão.

Como podem ser ajudado

Ingira muita água, 2 litros ou mais, para evitar a desidratação. . A sede não é  um sinal que traduza as necessidades orgânicas e, por isso, é importante beber mesmo quando não se tem sede. Beba água ou bebidas não açucaradas, como sucos ou chá.

Alimente-se de frutas entre as refeiçoes principais, coma no minimo 2 refeições  em horas certas, não coma demasiado mas sim uma refeição balanceada. Lembre-se que as veses é preciso recorrer a um nutricionista ou nutrologo para melhorar o cardapio. A desnutrição não é só falta de alimento, mas alimentar-se erroneamente, deixando faltar algum ingrediente necessário ao corpo. O que muitos não sabem é que muitos remedios quimicos também roubam nutrientes.

Use ervas, alecrim, salsinha, coentro, orégano e gengibre, entre outras, para acentuar o sabor dos alimentos, diminua o sal, mesmo que você não sofra de hipertensão. Açúcar e adoçante em excesso são prejudiciais. Reduza as gorduras em geral.

Os que tem dificuldae com a mastigação devido falta de dentes devem cozer os alimentos para facilitar a mastigação. Outra sujestão é Comer alimentos que não seja necessário mastigar, como, por exemplo, sucos de fruta e de vegetais, ou coza o peixe, a carne e os vegetais até ficarem bem tenros e depois, se achar necessário, esmague-os ou pique-os.

Segundo o Ministério da Saúde devem-se seguir os 10 passos para uma alimentação saudável para idosos:

1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.

2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.

3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.

4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.

5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.

6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.

7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.

8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.

9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.

10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.

 
 
ROEDORES
Os roedores provocam doenças e epidemias, principalmente os ratos. Para evitar essas doenças se preocupe com a higiene e limpeza e cuide do seu lixo, eles adoram esse lugar! Impedir a presença dos roedores é mais prático do que combatê-los. O rato é um bicho esperto, quer “casa, comida e roupa lavada”, não dê abrigo aos roedores.

  

 

ESCLEROSE & ALZHEIMER

                          Artigo escrito pela Dra. Mancy Marckle

             

 Passei alguns dias falando na CONFERÊNCIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE a respeito do ASPARTAME, conhecido como Nutra-sweet, Equal, Zerocal, Finn e Spoonful" Foi amplamente divulgado que existia uma epidemia de Esclerose Múltipla e Lúpus Sistêmico, e não entendiam porque uma toxina estava fazendo com que essas doenças assolassem os Estados Unidos tão rapidamente . Eu expliquei que estava lá para falar exatamente sobre este assunto.

Quando a temperatura do ASPARTAME excede 30º C, o álcool contido no ASPARTAME se converte em formaldeído e daí para ácido fórmico, que provoca Acidose metabólica (o ácido fórmico é o veneno das formigas).

A toxicidade do metanol imita a Esclerose Múltipla e as pessoas recebem diagnóstico errado de Esclerose Múltipla. A Esclerose Múltipla não se constitui em sentença de morte, mas a toxicidade do metanol sim. No caso do Lúpus Sistêmico, estamos percebendo que é quase tão grave quanto a Esclerose Múltipla, especialmente em usuários de Diet Coke e Diet Pepsi, bem como nos demais refrigerantes com este principio ativo.

Por razão da toxicidade do metanol. (as vítimas geralmente  bebem de 1 a 4 Latas destes refrigerantes por dia, ou mais). Nos casos de Lúpus Sistêmico causado pelo ASPARTAME, a vítima geralmente não sabe que o ASPARTAME é a causa de sua doença e continua com seu uso, agravando o lúpus a um grau tão intenso que algumas vezes ameaça a vida.

Quando interrompemos o uso do ASPARTAME, as pessoas que tinham lúpus ficam assintomáticas. Infelizmente, não podemos reverter esta doença.

Por outro lado, nos casos diagnosticados como Esclerose Múltipla quando na realidade, a doença é devida à toxicidade do metanol, a maioria dos sintomas desaparece.

Nós temos visto casos em que a visão retornou e  mesmo a audição foi recuperada. Isto também se aplica aos casos de tinnitus (zumbido no ouvido).

Em uma conferencia eu disse: " Se você está usando ASPARTAME "  (Nutrasweet, Equal, e Spoonful, etc.) e sofre de sintomas como: bromialgia, espasmos, dores musculares, formigamento nas pernas, câimbras, vertigem, tontura, dor de cabeça, zumbido no ouvido, dores articulares, depressão, ataques de ansiedade, fala atrapalhada, visão borrada ou perda de memória - você provavelmente tem a DOENÇA DO ASPARTAME!

As pessoas começaram a reagir durante a palestra dizendo: Eu tenho isto, ...é reversível?

Em uma palestra assistida pelo embaixador de Nicarágua, ele nos contou que a indústria de açúcar deles está  adicionando ASPARTAME ao açúcar in natura! Ele contou que o filho de um dos líderes da indústria de seu país não conseguia mais andar - em parte pelo uso do produto!

Um estranho veio até ao Dr. Espisto (um de meus palestrantes) e perguntou por que tantas pessoas estavam tendo Esclerose Múltipla (MS). Durante a visita a um hospital, uma enfermeira disse que seis amigos dela que eram viciados em Diet Coke, tinham sido diagnosticados com MS.

Isso é  mais do que coincidência.

Há um tempo atrás houve Audiências no Congresso dos EUA denunciando a ativação do ASPARTAME em 100 produtos alimentícios diferentes. Nada foi  feito. Os lobbies da droga e da indústria química tem bolsos muito profundos. Agora existem mais de 5.000 produtos contaminados com este produto químico, e a patente expirou. Qualquer um ou qualquer companhia pode adicioná-lo a sua fórmula, absolutamente sem qualquer controle e sem a obrigação de pagar "royalties" os antigos proprietários da patente.

Na época da primeira audiência, as pessoas estavam ficando cegas. O metanol no ASPARTAME se converte em formaldeído na retina do olho. O formaldeído é do mesmo grupo das drogas como cianeto e arsênico: -Venenos mortais! Felizmente, leva muito tempo para matar, mas já está matando as pessoas e causando todos os tipos de problemas neurológicos.

O ASPARTAME muda a química do cérebro. É a causa de diversos tipos de ataque. Esta droga muda os níveis de dopamina no cérebro. Imagine o que acontece com os pacientes que sofrem da Doença de Parkinson? Também causa malformações fetais. Não existe nenhuma razão para se utilizar este produto .

NÃO É UM PRODUTO DIETÉTICO!

Os anais do congresso dizem: Ele faz você desejar carboidratos e faz engordar.  Dr. Roberts viu que quando ele interrompeu o uso do ASPARTAME a perda de peso foi de 9,5 kg por pessoa.

O formaldeído se armazena nas células adiposas, principalmente nos diabéticos. Todos os médicos sabem o que o metanol causaria num diabético.

Muitos médicos acreditam que seus pacientes têm retinopatia, quando de fato, o mal é causado pelo ASPARTAME.

O ASPARTAME mantém o açúcar sangüíneo fora de controle, fazendo com que muitos pacientes entrem em coma. Infelizmente muitos já morreram, sem serem corretamente diagnosticados. Pessoas nos contaram na Conferência do Colégio  Americano de Medicina que tinham parentes que mudaram de sacarina para o ASPARTAME e agora, eventualmente entram em coma. Seus médicos não conseguem  controlar os níveis de glicemia. Os pacientes têm perda de memória pelo fato de que o ácido aspártico e a fenilalanina são eurotóxicos sem os outros aminoácidos encontrados nas proteínas. Eles atravessam a barreira hemato-encefálica e causam deterioração nos neurônios. Dr. Russel Blaylock, neurocirurgião, diz: Os ingredientes estimulam os neurônios até a morte causando dano cerebral em vários níveis.

Dr. Blaylock escreveu um livro intitulada: "Excitotoxinas: O

              

 Gosto que Mata.

 

             

O Dr. H. J. Roberts, especialista diabético e perito mundial em envenenamento pelo ASPARTAME, escreveu um livro intitulada: DEFESA CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER ( 1-800-8... ). Dr. Roberts conta como o envenenamento pelo ASPARTAME está relacionado à doença de Alzheimer.  E realmente está. Mulheres de 30 anos estão sendo internadas com  Alzheimer.

Dr. Blaylock e Dr. Roberts estão escrevendo uma carta-posição com alguns casos relatados e vão colocá-la na Internet. De acordo com a Conferência do Colégio Americano de Medicina, nós estamos falando de uma praga de doenças neurológicas causada por este veneno mortal.

Dr. Roberts descobriu o que aconteceu quando o ASPARTAME foi vendido pela primeira vez. Ele disse que seus pacientes diabéticos apresentaram perda de memória, confusão, e severa perda de visão. Na conferência do Colégio Americano de Medicina, os médicos admitiram que não sabiam.

Eles estavam imaginando porque os ataques tinham aumentado tanto  (a fenilalanina do ASPARTAME diminui o limiar para convulsão e deleta a Serotonina, o que causa psicose maníaco depressiva, ataque de pânico, fúria e violência).

Antes da Conferência, eu recebi um fax da Noruega, pedindo um possível antídoto para este veneno porque a pessoa estava sentindo tantos problemas no seu país. Este veneno está disponível em muitos países agora. Felizmente, tivemos embaixadores e palestrantes na Conferência que se engajaram nesta luta.

PEDIMOS QUE VOCÊ SE ENGAJE TAMBÉM.

Se Você é médico ou sanitarista, imprima este artigo e informe todas as pessoas que você conhece.

TIRE TUDO O QUE CONTÉM  ASPARTAME DO ARMÁRIO. ENVIE PARA NÓS SUA HISTÓRIA.

Eu asseguro que a MONSANTO, A CRIADORA DO ASPARTAME, SABE COMO ELE É MORTAL. ELES FINANCIAM A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DIABETES, A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DIETÉTICA, O CONGRESSO E A CONFERÊNCIA DO COLÉGIO AMERICANO DE MEDICINA.

O New York Times, em 15 de Novembro de 1996, publicou um artigo a respeito de como a Associação Americana de Dietética recebe dinheiro da Indústria Alimentícia para endossar seus produtos. Por isso, eles não podem criticar aditivos e falar a respeito de sua ligação com a MONSANTO.

A que ponto chega isso?

Dissemos a uma mãe cujo filho estava usando Nutrasweet para interromper o uso do produto. A criança estava  tendo convulsões diárias. A mãe telefonou para o médico, que telefonou para a Associação que disse ao médico para não interromper o uso de NutraSweet. Estamos ainda tentando convencer a mãe que o ASPARTAME está causando as convulsões. Toda vez que interrompemos o uso do ASPARTAME, as  convulsões cessam. Se o bebê morrer, sabemos de quem é a culpa, e contra quem lutamos.

Existem 92 sintomas documentados de ASPARTAME, do coma à morte. A maioria deles é neurológica, porque ASPARTAME destrói o Sistema Nervoso.

A DOENÇA DO ASPARTAME é parcialmente a causa da SÍNDROME "TEMPESTADE NO DESERTO".

A queimação na língua e os outros sintomas discutidos em mais de 60 casos podem estar Milhares de latas de bebidas Diet foram enviadas para as tropas do tempestade no Deserto. Lembre-se que o calor pode liberar o metanol do ASPARTAME a 30 ºC.

As bebidas dietéticas foram expostas ao sol de 45 ºC no deserto Árabe por semanas. - Os homens e mulheres de serviço bebiam isso o dia todo.

Todos os sintomas deles eram semelhantes ao de um envenenamento por ASPARTAME.

Dr.Roberts diz que o consumo do ASPARTAME na época da concepção pode causar defeitos no feto.

A FENILALANINA se concentra na placenta causando retardo mental, de acordo com o Dr. Louis Elsas, Professor de Genética Pediátrica na Universidade de Emory.

Em testes de laboratório, os animais desenvolvem tumores cerebrais (a fenilalanina tem um subproduto o XP, um agente causador de tumores cerebrais). Quando o Dr.Espisto estava falando, um neurocirurgião da platéia disse: Encontra-se um teor elevado de ASPARTAME nos tumores cerebrais removidos.

A STÉVIA, um adoçante natural, NÃO É UM ADITIVO, e ajuda no metabolismo do açúcar; seria ideal para os diabéticos e foi aprovada, agora, como suplemento dietético pelo FDA.

Durante anos, o FDA, que é autoridade oficial nos EEUA na área de analise de alimentos e medicamentos, adiou esta aprovação!

PRECISAMOS COMBATER OS AUTORES DE MAIS ESTE CRIME CONTRA A SAÚDE HUMANA, QUE INCLUEM AS INDÚSTRIAS E AS VÁRIAS ENTIDADES MÉDICAS COMPROMETIDAS.

 

 

Bactérias mais resistentes

 04 de Junho 2007

Para Renato Grinbaum, membro do comitê de antimicrobianos da Sociedade Brasileira de Infectologia, esse tipo de preocupação está relacionado a noções erradas sobre as bactérias. "Essa paranóia não é necessária. Existem bactérias às quais nosso corpo já está acostumado e que nos protegem de outras bactérias mais agressivas. Devemos preservar essa flora", afirma.

Ele cita como exemplo as peptostreptococcus, bactérias que existem normalmente na pele e na boca. Se elas forem eliminadas aumentam os riscos de uma infecção por salmonelas, bactérias que podem gerar intoxicação alimentar, afirma Grinbaum.

Além disso, a exposição constante a pequenas quantidades de desinfetantes e anti-sépticos acaba promovendo uma "seleção" dos microorganismos mais fortes. "Nós não estamos nos protegendo, mas propiciando o surgimento de bactérias mais resistentes."

A associação direta entre a busca por assepsia e a resistência bacteriana é difícil de ser comprovada, diz o infectologista, mas é uma das principais hipóteses para o surgimento de bactérias difíceis de serem combatidas. É o caso da MRSA, um estafilococo que surgiu nos Estados Unidos, encontrado em ambientes hospitalares altamente desinfetados. Pesquisadores descobriram que algumas cepas dessa bactéria possuem genes que a capacitam a remover o desinfetante de dentro de si antes que ele lhe cause danos.

Segundo Ouchi, da Microban, a tecnologia utilizada pela empresa não é tóxica e não deixa as bactérias mais fortes, mas, para Grinbaum, "não existe uma substância capaz de matar bactérias que não possa levá-las a desenvolver resistência". 

Quando a infecção por um microorganismo muito resistente ocorre, a solução é misturar vários remédios ou adotar antibióticos de reserva, mais caros e tóxicos, que podem gerar lesões aos rins ou ao fígado.

Além disso, já existe um grupo de bactérias para as quais não há antibióticos disponíveis. "É um problema de saúde pública", afirma o especialista. 

Outro problema constantemente apontado por médicos é que a proteção exagerada contra microorganismos atrapalha o desenvolvimento do sistema imunológico. Segundo Wilson Aun, da Asbai, as crianças recebem os anticorpos por meio do leite materno até os seis ou oito meses de idade, quando o organismo começa a produzir sua própria defesa.

A partir daí, nosso sistema imunológico vai ficando cada vez mais completo. "Cada agressão bacteriana ou virótica ajuda a formar a defesa do organismo", diz Aun. Quem não passa por isso, diz Aun, fica menos preparado para enfrentar as contaminações seguintes. "Quando pessoas que crescem em fazenda têm alergia respiratória, o quadro é menos intenso nelas do que naquelas que foram tratadas com excesso de limpeza. As crianças têm de se expor, ficar resfriadas." 

A alergista Fátima Emerson, da Abra (Associação Brasileira de Asmáticos) ressalta, porém, que, nas grandes cidades, as crianças se exercitam menos, comem pior e ficam mais tempo dentro das casas, que se tornaram menores e menos arejadas --fatores que, somados à poluição, contribuem para uma maior vulnerabilidade às alergias respiratórias.

Mas, apesar de indicar alguns cuidados específicos de limpeza para quem tem asma, ela também discorda do uso de objetos com proteção antimicrobiana --que considera "irrelevantes"-- e vê problemas no uso de sabonetes com ação bactericida e na utilização excessiva de materiais desinfetantes. Ambos, afirma, podem levar a irritações na pele. 

Embora sejam indicados para algumas pessoas, sabonetes com ação antimicrobiana não devem ser usados aleatoriamente. "Isso é perigoso", afirma Grinbaum, para quem a crença de que essa proteção é necessária é apenas fruto de marketing. "Quando você mostra uma criança toda suja e a mãe limpando o filho com o tal sabonete, você está criança necessidades --passa a mensagem de que ela será uma mãe melhor se limpar o filho com aquele produto."

O triclosan, presente em sabonetes anti-sépticos, é um irritante potente, afirma a dermatologista Ediléia Bagatin, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Géis para limpar as mãos, muito comuns, também podem trazer problemas, afirma a dermatologista: o álcool, presente em muitos desses produtos, retiram o manto de lipídio da pele, ressecando-a. Utilizados de forma esporádica, não causam danos, embora sejam desnecessários. Usados constantemente, podem deixar a pele tanto vulnerável à penetração de bactérias quanto mais propensa a irritações.

 A administradora de empresas Andréa de Carvalho Treu, 35, sentiu na pele os efeitos indesejáveis do excesso de assepsia. Obcecada por higiene, houve uma época em que tomava vários banhos por dia, sempre com sabonetes anti-sépticos, "os mais fortes que eu encontrava", diz. O resultado não foi uma maior proteção contra supostos agentes infecciosos, mas uma alteração no pH da sua pele e o surgimento de alergias sérias, que a obrigaram a um tratamento médico. E a nunca mais usar sabonetes potentes, além de ter de restringir o número de chuveiradas diárias.

 Para controlar seu furor anti-sujeira, Andréa conta com o auxílio de um terapeuta. "Na terapia, estou aprendendo a não perder tanto tempo com essas coisas [de limpeza]. Antes, era a toda hora. Por exemplo, eu tinha aqueles géis para limpar a mão em todos os lugares --no carro, no escritório, em casa-- e usava sempre. Agora, só de vez em quando."

 Outra companheira constante dos fãs da faxina, as luvas de látex nem sempre funcionam --o material também costuma gerar irritações. "Os laboratórios já estão substituindo essas luvas por outras, de vinil, que é um material menos sensibilizante." Para quem usa em casa, a dica é usar outra luva, de tecido, por baixo.

 Os problemas não se restringem à pele: materiais voláteis, como água sanitária e produtos em spray, podem gerar alergias ao serem inalados, afirma Bagatin.

 Que o diga Marisa, após um surto de limpeza no qual resolver "desinfetar" a casa inteira, a dona-de-casa, que tem bronquite, foi parar no hospital. A crise foi tão forte que ela ficou três dias hospitalizada. Depois do susto resolveu, contra sua vontade, pegar mais leve na limpeza. "Hoje utilizo produtos suaves, sem perfume ou cheiro forte. Faço a faxina básica da casa. Fica tudo limpo, mas não é a mesma coisa que limpar com tudo o que tenho direito", lamenta.

 A chegada de um novo morador à casa também obrigou Marisa a abrir mão dos produtos de que tanto gosta. Seu cachorrinho, de quatro meses, é tão ou mais alérgico do que a dona. Assim, desinfetantes fortes foram definitivamente abolidos. Mas o filhote não deixa de entrar na dança da limpeza: tem de tomar dois banhos por semana, no mínimo.

 A higiene é realmente fundamental para evitar diversas doenças. Não por acaso, a palavra se origina de Higéia, nome da deusa grega da saúde. No século 19, o médico húngaro Ignaz Semmelweiss reduziu drasticamente a morte de recém-nascidos no Hospital de Viana com uma simples regra: os médicos deveriam lavar as mãos com água clorada.

 Mas, no dia-a-dia, a melhor proteção, por mais simples que pareça, continua a ser água e sabão.

 Colaborou Iara Biderman

 Fonte: Folha de São Paulo de 26/04/2007, por Amarílis Lange

 

 

 

 

O Mel e a Canela

21 de maio de 2007 

Qual é o único alimento  que não estraga? O mel de  abelhas.

A mistura de Mel e Canela cura a maioria  das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser  doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel  não faz mal aos diabéticos.

A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua  edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas  pelo mel misturado com Canela.

DOENÇAS DO  CORAÇÃO:

Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o  regularmente no café da manhã no lugar de manteiga e geléia.

Reduz o  colesterol nas artérias e previne problemas no coração, também previne novos  enfartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo  diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.

Nos Estados Unidos  e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos Asilos, descobriu-se que o mel  com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.

PICADAS DE INSETOS:

Misture uma colherzinha de mel,  duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó.

Faça uma  pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a  coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

ARTRITE:

Misturar: uma xícara de água quente com  duas colheradas de mel e uma Colherzinha de canela em pó.

Beber uma de manhã  e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.

Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de Canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente.

Um mês depois todos os pacientes estavam  livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já  caminhar.

PERDA DE  CABELO:

Os que sofrem de  calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva  o más quente que resistir, uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em  pó no couro cabeludo.

Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado  que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na sua cabeça somente 5  minutos.

INFECÇÕES DE  RINS:

Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela  em pó e uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins.  Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

DOR DE  DENTES

Fazer uma pasta  com uma colherzinha de canela e cinco colherzinhas de mel e aplicar no dente que  está doendo, repita pelo menos 3 vezes ao  dia.

COLESTEROL

Duas colheradas de mel com três colherzinhas  de canela misturados em meio Litro de água. Deve tomar-se 3 vezes ao dia, isto  reduz o colesterol em 10% em 2 horas... Tomado diariamente elimina o  colesterol completamente.

RESFRIADOS

Para curar completamente sinusites, tose  crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel morna com  1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência. A mistura de mel com  canela também alivia os gases no estômago, fortalece O sistema de imunidade, e  alivia a indigestão.

VELHICE:

Também evita os estragos da idade quando se  toma regularmente... Misture 4 Colheradas de mel, uma colherada de canela e três  xícaras de água. Ferva Para fazer um chá com estes ingredientes e beba 1/4 de  xícara, três ou quatro vezes ao dia.

Mantém a pele fresca e suave, e  diminui os sintomas da idade avançada. Beber este chá alonga a vida e até uma  pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.

PARA PERDER PESO

Diariamente, meia  hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com canela  fervido numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito  obesas.

DOR DE GARGANTA

Tome de quatro em quatro horas uma colherada  de mel misturada com meia colher de Vinagre De  Sidra.

 

 

 Ginkgo Biloba

14 de maio de 2007 

Ginkgo Biloba é um dos fitoterápicos mais populares em todo o mundo e essa planta já era usado pela medicina chinesa há mais de 4 mil anos. O Ginkgo Biloba têm substâncias ativas capazes de melhorar a insuficiência vascular cerebral e periférica e é usado para auxílio ao tratamento de distúrbios de memória e concentração, vertigens, zunido no ouvido e labirintite. Além disso, o Ginkgo Biloba contém poderosos antioxidantes. 

Estudos pré-clínicos e clínicos realizados com o extrato de Ginkgo Biloba verificaram atividades farmacológicas significativas. O extrato total da planta tem ação farmacológica maior que seus componentes fitoquímicos isolados, o que indica sinergismo entre seus vários componentes.

Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados com orientação médica.


SUCO PARA A CÓLICA MENSTRUAL

Indicação: O louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação.

O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.
Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louro.

Modo de preparação: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o sumo no liquidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.



 

Chocolate, veneno letal aos cachorros

Para você que tem costume de alimentar seu cachorro com doces e outras guloseimas preste muita atenção! Há um composto químico no cacau chamado teobromina, semelhante à cafeína, que é extremamente tóxico aos cães quando ingerido em certa quantidade (100 a 150 ml por quilo do cachorro). Cada tipo de chocolate detém uma quantidade diferente de teobromina, ficando muito difícil aos criadores saber o quanto pode-se dar ao seu melhor amigo. Não é tão incomum um cachorro atacar uma cesta de Páscoa e comer meio quilo de guloseimas. Nesse caso, se o cachorro for pequeno, a travessura pode ser fatal. O melhor a fazer é manter o cachorro em dieta permanente, mesmo que ele fique quase louco ao escutar o barulho do papel alumínio e sentir o cheiro do doce.

 

O que é o mal de Parkinson?

16/04/07

Quase duzentos anos depois de sua descoberta, muito pouco se sabe sobre a doença de Parkinson. O que não é de causar espanto, pois até entre os parkinsonianos existem aqueles que não sabem que são portadores da doença.

A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. É uma doença neurológica que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.

Não há evidências de que ela seja hereditária. Apesar dos avanços científicos, ainda continua incurável. É progressiva e a sua causa ainda continua desconhecida.

A doença de Parkinson é consequência da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. "Há décadas se conhecia essa substância, que contêm muita melanina - o mesmo pigmento que escurece a pele - mas não se sabia direito qual era sua função. No começo do século XX, percebeu-se que nos pacientes com Parkinson a substância negra se encontrava atrófica. Ficava com pigmentação mais clara e esmaecida, pois perdia a cor natural, quase preta dada pela melanina. Pondo algumas dessas células no microscópio, pôde verificar que elas estavam passando por um processo de degeneração", conta Papaterra.

Embora essa tenha sido a primeira observação científica sobre o mecanismo da doença de Parkinson, não se sabia ainda qual era a função dessas células. Foram necessários mais 40 anos para concluir que elas fabricavam uma substância química que funciona como neurotransmissor, a dopamina.

A dopamina é responsável pela transmissão de sinais na cadeia de circuitos nervosos. A mensagem que cada célula passa para a seguinte depende de mecanismos desse neurotransmissor. Se falta dopamina, o paciente tem grande dificuldade para realizar movimentos simultâneos.

"Ele não consegue andar e conversar ao mesmo tempo nem realizar um movimento com a mão direita e outro com a esquerda. Perdidos esses automatismos, para andar precisa pensar isoladamente em cada passo e, enquanto ocupa o cérebro com isso, não consegue fazer mais nada. Portanto, um dos resultados clínicos dessa alteração bioquímica cerebral é a perda da capacidade de realizar movimentos automáticos", conclui Reis Barbosa.

 

O chá anticáries

Você sabia que o chá verde pode combater o aparecimento de cáries?

 13 de abril de 2007

Os orientais tem um bom motivo para sorrir, a ciência comprovou que o ban chá, conhecido como chá verde e costumeiramente bebido após a ingestão de doces no outro lado do mundo, é um grande auxiliar na luta contra as cáries. A receita é antiga e o conselho de sua ingestão como auxiliar na higiene bucal mistura-se ao folclore do extremo Oriente. Na lista de inimigos mortais do chá, estão bactérias responsáveis pela acne e problemas gastrointestinais.

Portal terra

 

 

A moda é tomar água de iceberg

Pedaços de iceberg derretidos e engarrafados são a última moda entre as abastadas famílias da Califórnia.

 

Pedaços de iceberg derretidos e engarrafados são a última moda entre as abastadas famílias da Califórnia. A água é comercializada sob o nome de Borealis e a campanha publicitária divulga o produto como "a mais pura das puras". O slogan tem uma explicação: a água francesa, líder de mercado até agora, percorre um caminho de dez anos entre rochas vulcânicas que a purificam e a enriquecem; por outro lado, os pedaços de iceberg mais jovens datam de cerca de dez mil anos, tendo sido congelados muito antes da Terra começar a sofrer os efeitos da contaminação ambiental. Mas os competidores franceses já começaram a desqualificar a pureza da "nova" água, afirmando que "provavelmente o líquido contenha restos de urina de animais polares". As autoridades locais se entusiasmam pensando que, ao persistir a "moda" da água "mais pura entre as puras", seu valor de mercado poderia superar até mesmo o do petróleo. Uma garrafa dela chega a custar atualmente US$10.

 

TIRE SUAS DÚVIDAS

19/03/2007

Quanto beber de água?
Oito copos por dia garantem que as reservas de líquido do organismo fiquem em ordem.
Água com gás dá celulite?
Não, mas colabora para aumentar os gases em pessoas com tendência à flatulência.
Chá também hidrata?
Sim. A vedete atual é o chá verde. Entre outros benefícios, auxilia no
emagrecimento e é rico em antioxidantes, que ajudam a combater o
envelhecimento precoce. Se puder, evite os chás escuros, como o preto e o mate, porque são ricos em cafeína. Em contrapartida, invista nas ervas quetêm efeito terapêutico. Por exemplo, os calmantes camomila e cidreira.
E refrigerante, pode?
Não é uma boa ideia porque a formulação inclui muita química, sem contar que é ultracalórico (cada copo tem cerca de 80 kcal!). As versões diet são magrinhas, algumas com menos de 2 kcal, mas não fornecem qualquer tipo de nutriente.
E o álcool?
Se não quiser ganhar peso, mantenha distância. Afinal, cada mililitro tem 9 kcal. Mas uma opção saudável é o vinho tinto, que aumenta o HDL (bom colesterol). Mas não abuse, pois uma taça é o suficiente para garantir a boa saúde do coração.

 

OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA OXIGENADA

 

A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha.

A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender por que. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares. Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.

O que se pode fazer com água oxigenada?

 

1) Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantida na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.

2) Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.

3) Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.

4) Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com  um  pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.

5) Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro (chulé).

6) Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.

7) Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assuar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos.

8) Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.

9) Roupas que precisem desinfecção (lençóis, fraldas, etc), ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.

10) Certamente você encontrará outras formas de usar a água oxigenada em sua casa.

 

 

 

Sucos Saudáveis

No verão para manter a saúde em dia é preciso muito liquido, assim está serie de receitas de sucos facilitará para você alimentar-se e ao mesmo tempo saciar a sede e manter o corpo nutrido com vitaminas, sais e líquidos.


 José Carlos Delfino

SUCO ANTIFADIGA

04/03/2007

Indicação:

O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sanguínea, proporcionando uma onda instantânea e
prolongada de energia.

A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino.
Ingredientes:

4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doce.

Modo de preparação:

Centrifugue a cenoura e, no liquidificador, bata o sumo com o salsão e a erva-doce.

Enfeite com um ramo de erva-doce.

 

 

SUCO ANTIENVELHECIMENTO

26/02/07 

Indicação:

A couve-de-bruxelas, a cebolinha e os brócolos são riquíssimos
em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo
envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele.

A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o
trato intestinal.

Ingredientes:

4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete
de brócolos, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhas

Modo de preparação: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.

 

SUCO ANTI DEPRESSÃO

19 de fevereiro 2007
Indicação:

A beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos.

O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os.

A maçã e a cenoura facilitam a digestão.

Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa

Modo de preparação: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao sumo já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.

Está pronto para beber.

 

 

SUCO ANTIACNE

12/02/2007
 
Indicação: é anti inflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C)
 
e a couve facilita o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima.


 

SUCO EMAGRECEDOR

05/02/2007
Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.

Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras.

Modo de preparação: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o sumo no liquidificador.

Enfeite o copo com um pedaço de maçã.

 

SUCO ANTICELULITE
29/01/2007

Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sanguínea, colabora para varrer as toxinas das células.

O resultado é uma pele mais uniforme.
Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom
funcionamento do intestino.

Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparação: Passe todos os ingredientes na centrífuga.

 

 Voltar a página inicial