Enoque e Elias onde estão?

HOME QUEM SOMOS ESTUDOS  MENSAGENS  lINKS  HINOS  PUBLICAÇÕES  PALESTRAS  NOTICIAS  SAÚDE  JOVENS  RÁDIO

ENOQUE FOI TRANSLADADO

PARA ONDE ELE FOI?

"... Andou Enoque com Deus e já não era porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5:24)

Muitas pessoas estão firmadas neste curioso verso para tentar provar que Enoque FOI ARREBATADO para o céu, onde Deus habita.

Neste resumido estudo nós pretendemos mostrar a verdade sobre a transladação de Enoque.

Quando Moisés narrou o 5º capítulo de Gênesis, ele cita as descendências dos Patriarcas sem sair do seu padrão de narrativa. Quando, porém, se refere a ENOQUE ele traça um valoroso comentário que nos faz chegar à conclusão de que Enoque foi um homem de calibre especial para Deus. Visto que no seu tempo a corrupção do gênero humano aumentava a cada dia, mas Enoque agradava a Deus, andando segundo a sua vontade e, além de fazer à vontade de Deus, ele repreendia aquela geração que se distanciava de Deus pela prática do pecado, provavelmente, ele advertia-os de que Deus os destruiria, pois Enoque era também profeta e, ainda em seu tempo, profetizou a respeito da vinda de Jesus Cristo.

"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar entre eles todos os ímpios..." Judas 14.

Os ímpios, aqui mencionados, são os pecadores desde Adão até a vinda de Jesus. Assim Enoque despertava a ira nos pecadores do seu tempo: ao profetizar que seriam julgados e eliminados, o ódio era tamanho que chegaram a ponto de desejarem matá-lo.

Nós sabemos que de todos os homens que foram usados por Deus para transmitir a sua palavra, muitos foram perseguidos pelos seus inimigos, (os pecadores) e até mortos.

Foi o caso de muitos homens de Deus no passado como muitos profetas como o próprio Cristo exclamou:

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados!..." (Mt 23:37). E no início do novo concerto João Batista e o próprio filho de Deus e, por último, os apóstolos e seus seguidores, que foram PERSEGUIDOS, e mesmo mortos, por que agradavam a Deus e falaram a verdade.

E Enoque era um deste que foi odiado pelos transgressores das leis de Deus e que, se possível, eles o matariam se Deus não intercedesse por ele, ou seja, Deus teve que retirá-lo do meio daquela geração e levá-lo para outro lugar, na terra, conservando sua vida. Exatamente por isso foi que o escritor de Hebreus disse:

"... Pela fé Enoque, foi transladado para não ver a MORTE" (Hebreus 11:5).

A Enoque Deus o transladou, ou seja, segundo o dicionário, ele foi levado de um lugar para o outro da terra para não ser morto, pois que estava sendo perseguido por aquela geração que se corrompia e que queriam matá-lo pela sua fidelidade para com Deus. Mas não foi achado! Porque Deus o "TRANSLADARA" (Hebreus11:5).

Ora! Que verdade! Se não foi achado é porque foi procurado! E se foi procurado é porque estava sendo perseguido, e se perseguido, é por que, com certeza, estava em algum lugar da terra. Bastante lógico não? Só que ele obteve testemunho de haver agradado a Deus! E por isso Deus o transladou para algum outro lugar da terra.

"Visto que antes da sua translação conseguira agradar a Deus!". (Hebreus11:5)

FELIPE TAMBÉM FOI ARREBATADO, como Enoque e Elias o foram, e para onde foi Felipe? Para algum lugar da terra. (Atos 8:39-40) Foi de Gaza para a cidade de Azoto.

Além do mais, Enoque não foi o único a andar com Deus! Veja Noé (Gn.6:9); Abraão (Gn. 17:1; Gn.24:40); Davi (I Reis 3:6); E algumas dezenas de outros. Agora, se Enoque foi arrebatado para o trono de Deus no céu, como muitos afirmam, eu perguntaria: Será que estes outros, que tanto fizeram pela causa de Deus, e também andaram com Deus, não tiveram o direito de serem arrebatados para o trono de Deus?

A verdade, é que Enoque não foi arrebatado para o trono de Deus, no céu. Ele só foi levado para outro lugar, porque ali ele estava em perigo de vida.

Além disso, Jesus afirmou:

"Ninguém subiu ao céu" (João 3:13)

O apóstolo Paulo escreveu que foi arrebatado ao terceiro céu, se em visão ou não, ele não sabia (II Cor. 12:2). Porém ele não viu lá os santos do antigo testamento, nem do novo, por que? Porque eles não estavam lá! Jesus disse que eles não estavam lá, e Jesus não pode mentir! Mas então onde estão eles? Estão dormindo no pó da terra aguardando a bem-aventurada primeira ressurreição, onde os que fizeram o bem sairão para vida. (João 5:28-29). Neste mesmo verso, o Mestre diz:

"Os que estão no túmulo (Os santos) sairão para ressurreição da VIDA!"

Vê amigo? Tenho certeza de que Enoque está entre eles! Pois como homem nasceu e morreu, porque:

"... Aos homens está ordenado morrerem..." (Hb. 9:27).

A Bíblia diz que os dias de Enoque foram 365 anos (Gn 5:23), assim como os de Noé foram 950, os de Isaque 180 e etc. Ora, se eles morreram com essa idade, Enoque também, pois a Bíblia diz que seus dias foram 365 anos. A propósito! Enoque está na galeria dos heróis da fé, de Hebreus 11, e ali está bem claro que ele MORREU COMO OS OUTROS SANTOS sem receber as promessas, esperando a bem-aventurada ressurreição.

"Todos estes morreram na fé!..."

Sem terem alcançado as promessas! No entanto, aguardavam-na, pois

"proveu Deus coisa melhor a nosso respeito, para que sem nós eles não fossem aperfeiçoados" (Hebreus 11:13; 39-40).

Nem Enoque, nem Elias, nem ninguém está hoje no céu. Todos eles estão dormindo aguardando a ressurreição. Para que junto com a Igreja possam gozar do REINADO MILENAR DO SENHOR JESUS!

Além de todos estes que Hebreus cita, dizendo que morreram, sabemos que foram perseguidos, atirados para os leões, serrados ao meio, MORTOS ao fio da espada, aguardando uma superior ressurreição. (Hb 11:36-37). Por isso Enoque está entre eles. Porque também foi perseguido como eles, e MORREU COMO ELES, depois da sua transladação, pois Deus não permitiu que seu servo provasse aquele tipo de morte. Foi arrebatado para outro lugar e depois morreu como um homem normal.

Agora, veremos onde se encontra Davi.

Repare que Deus viu em Davi um homem segundo seu coração e que executava toda sua vontade (Atos 13:22).

"Seja-me lícito vos dizer acerta do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e até hoje está entre nós a sua sepultura." (Atos 2:29)

Se o leitor der uma examinada no contexto desses versos, sobre a ressurreição do Senhor Jesus, vai descobrir que Pedro cria e pregava que Davi e os outros "santos" não estavam no céu, pois ele acrescentou:

"Ora Davi NÃO subiu aos céus..." (Atos 13:34)

Só o Senhor Jesus subiu aos céus, nenhum outro homem foi para o céu, nem Davi, nem Elias, nem Moisés ou Enoque.

E já que estamos falando sobre Davi, vamos ver o que ele acreditava a respeito do ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM OS MORTOS.

"Sai-lhes o espírito e eles tornam-se a sua terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos" (Salmos 146:4).

Não há nada que o morto saiba, nem o salvo e nem o ímpio. Ec. 9:5-6; 10. Estão todos aguardando a ressurreição, como diz a Bíblia: Ec. 3:18-21; I tess. 4:15-17; I Cor.15: 50; Dn. 12:2; Jo. 11:11.

Precisamos refletir no seguinte fato: Se os Salvos estão no céu, e esta é a sua recompensa, então porque Cristo precisará ainda vir outra vez? Será que os salvos terão que sair do céu para depois retornar novamente? Como pode ser isso? E se a recompensa é dada somente na vinda de Jesus, como então estes já receberam?

E quanto a Lázaro, o amigo de Jesus? Se ele já estava no céu, por que Jesus o tirou de lá? Para voltar a sofrer as angústias dessa vida novamente? Se foi realmente assim o Mestre só trouxe prejuízo ao seu amigo Lázaro, em vez de lhe ajudar ao ressuscitá-lo dentre os mortos. Não é verdade?

E ELIAS SERÁ QUE FOI PARA O CÉU?

"E Elias subiu ao céu num redemoinho" (II Reis 2:11).

Realmente Elias foi elevado ao céu, mas para qual CÉU? Vejamos:

A Bíblia nos menciona a existência de três céus, (II Cor. 12:2) Temos certeza de que para o céu, no trono de Deus, Elias não foi. Sabendo, primeiro, que Jesus afirmou que para lá ninguém foi. Esse, pelas referências Bíblicas, é o terceiro céu. O segundo, é o céu das estrelas, da lua, do sol e etc, ao qual o profeta não pode ter ido pois, ao sair da atmosfera terrestre, seu corpo se desintegraria. E o primeiro céu, é o céu das nuvens, das chuvas, dos redemoinhos, ciclones e etc. Para este é que foi o profeta Elias, também Enoque, também Filipe e outros que foram arrebatados. Pois é somente no primeiro céu que há redemoinhos. Hoje ainda, de vez em quando, eles surgem cortando o país de norte a sul. E foi um deles que levou o profeta Elias para algum outro lugar da terra e não um carro de fogo como muitos afirmam. O carro, simplesmente, separou Elias de Elizeu. Elias subiu ao céu num redemoinho (II Reis 2:11). Prova disso é que, após o seu arrebatamento, alguns homens o procuraram, pois sabiam que o profeta estaria em algum lugar da terra. Mas não o encontraram, pois o redemoinho de vento o levou para longe (II Re. 2:16-17). Seja sincero amigo: Você acha que um redemoinho, de vento, pode chegar aonde Deus mora?

Agora, se ainda estás incrédulo quanto ao paradeiro de Elias, saiba que após muitos anos do seu arrebatamento ELIAS mostra que está em algum lugar da terra ao escrever uma carta para o rei Jeorão. (II (Crônicas 21:12). Se ele escreveu uma carta como poderia estar no céu? Na verdade Elias encontrava-se em algum lugar, não muito longe de Jerusalém, já que estava acompanhando os atos do rei Jeorão que matou muitos dos seus irmãos, fez os moradores de Jerusalém e a Judá se corromperem segundo o caminho de Acabe, que foi rei em Israel.

Muitos dizem que Elias escreveu esta carta antes de ser arrebatado. Basta dar uma rápida lida na carta, enviada por Elias, e veremos que não é uma profecia o que está escrito no início, mais sim uma repreensão pelas obras que Jeorão havia praticado:

"Então lhe veio um escrito da parte de Elias o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor, Deus de Davi teu pai: Porquanto não andastes nos caminhos de Josafá, teu pai e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andastes no caminho dos reis de Israel, e fizestes corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe, e também matastes a teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu." (II Crônicas 21:12, 13)

Após a repreensão, Elias inicia uma profecia contra Jeorão dizendo:

"Eis que o Senhor ferirá com um grande flagelo ao teu povo, e aos teus filhos, e às tuas mulheres e a todas as tuas fazendas. Tu terás uma grande enfermidade por meio dum mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, de dia em dia". (II Crônicas 21:14,15)

Esta profecia cumpriu-se, totalmente, dois anos mais tarde, quando Jeorão morreu.(II Crônicas 21:17-20)

Agora, vamos refletir o que disse Tiago sobre esse profeta?

... "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós" (Tiago 5:17)

Elias era sujeito a morte como nós o somos e, se aos homens está ordenado MORREREM, então ele também morreu. Além do mais, Elias era um profeta e em Hebreus.11:32 diz que ele e os outros profetas estão aguardando a ressurreição. Quanto à aparição no monte da transfiguração, (Mat. 17:9) o Senhor Jesus disse que aquilo era uma visão, como o lençol cheio de animais imundos que Pedro viu, não existiu, só era uma visão. Assim os Boanerges só tiveram uma visão, pois Moisés e Elias não estavam realmente no monte. Tanto eles, quanto Enoque e todos os Salvos, de todos os tempos, estão DORMINDO NO PÓ DA TERRA, aguardando a vinda do Senhor Jesus.

Tenha em mente que eles não podem ter recebido as promessas antes de nós, como Abrão, que está ainda aguardando a "CIDADE" que tem fundamentos. (Hebreus 11:10).

Amigo, se queres conhecer mais verdades, como essas, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. ... Temos interesse em lhe mostrar a verdade!