O que é WebQuest

O que é WebQuest?

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web.

Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).

Como iniciar um projeto de WebQuest?

Navegar na Internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletador de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.

Uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial oferecendo uma variedade de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exeqüível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online.

Que softwares devemos usar na criação de uma WebQuest?

WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede (editor de texto Word ou FrontPage ou outros), produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de webquest na metodologia pedagógica e na formação de docentes.

Temos em nosso portal o software phpwebquest onde você poderá preparar seu projeto de webquest, de uma forma rápida e bastante fácil e ainda ter a vantagem de hospedar o seu projeto em nossos servidores. Clique aqui e confira.

Qual a duração para um projeto envolvendo uma WebQuest?

Uma webquest pode ser definida como sendo de curto prazo (até uma semana) ou de longo prazo (de uma semana até um mês ou mais).

Com a WEBQUEST, trabalha-se em forma de projetos de pesquisa, utilizando a idéia de aprendizagem colaborativa. É um espaço na WEB que irá facilitar e enriquecer o uso da Internet por professores e alunos.

Por que optar pela metodologia da WebQuest?

Nos últimos anos, uma das preocupações que tem nos despertado tem sido a baixa qualidade dos trabalhos acadêmicos, principalmente no que se refere a pesquisas realizadas na Internet, pesquisas são realizadas desprovidas de apoio e suporte dos educadores, onde a prática do “copiar-colar” acontece sem nenhuma leitura previa.

Percebemos que a Webquest desenvolve métodos eficientes para introduzir os alunos a utilizarem as novas tecnologias como ferramenta de maneira a assegurar a aprendizagem intimamente associada ao currículo, fornecendo modelos para associar pesquisa na web e resultado de aprendizagem de uma forma prática e confiável.

Vantagens da utilização de WebQuest:

As vantagens da WebQuest tem a ver com o fato de poder adaptá-la a uma grande variedade de ambientes de tecnologias e a muitas áreas diferentes de currículos, além de sistematizar a pesquisa na web, ambiente que pode dispersar o aluno.

Quais os elementos básicos de uma Webquest?

Os elementos básicos de uma WebQuest são:

Uma introdução: que fornece informações básicas para despertar o interesse dos alunos pela tarefa;

Uma tarefa: situação, atividade a ser proposta;

Processo (ou etapas): envolvido para completar a tarefa;

Os recursos: a serem utilizados são basicamente da Internet, mas outros dados, como informações obtidas em bibliotecas, podem ser incluídas;

Orientação: e organização de informação e conclusão da tarefa;

Conclusão: (o que foi aprendido com sugestões para mais aprendizagem);

Autores

Referências Bibliografias

As WebQuests fornecem a aprendizagem ativa em que o objetivo é a aquisição e integração do conhecimento. Através das atividades nas WebQuests o aluno lidará com uma quantidade significativa de novas informações, interpretando-as por síntese e análise e finalmente, transformando-as em conhecimentos.

WebQuests tornam-se atraentes quando se pode compartilhar entre professores, são atualizadas constantemente e pode ser usada de um ano para outro, o tempo não irá interferir nas atividades oferecidas pelos educadores.

Objetivos da Webquest:

• Modernizar modos de fazer educação;

• Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas;

• Promover aprendizagem cooperativa;

• Desenvolver habilidades cognitivas;

• Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las);

• Incentivar criatividade;

• Favorecer o trabalho de autoria dos professores;

• Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos;

• Analisar os novos desafios com os quais se defrontará o trabalho do professor com a utilização das novas tecnologias;

• Investigar novas estratégias na utilização dos recursos oferecidos pela www no meio educacional;

• Analisar novas modalidades de ação e intervenção, em termos de participação nas consultas a diversos níveis: Fórum de discussão, lista de discussão, correios eletrônicos, chats etc.;

• Propor modalidade de intervenção, via a tentativa de criar um espaço de aprendizagem colaborativa entre os alunos no seu cotidiano;

• Promover a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos, considerando que vários estudantes participarão ativamente da pesquisa;

• Promover os educandos a tornarem-se aprendizes ativos, solucionadores de problemas, pesquisadores e projetistas;

• Apresentar projetos utilizando a Internet, onde os alunos são responsáveis pela construção do conhecimento;

• Analisar dados num maior número de sites envolvendo os alunos eletronicamente, emitindo uma pesquisa, coletando respostas, analisando resultados, finalizando com a socialização dos resultados;

• Compartilhar observações e experiências vivenciadas por outros alunos que utilizam a Internet como ferramenta didática em suas pesquisas, experimentando o poder da multimídia da www.

:: Como elaborar uma Webquest

:: Webquest - aprendendo na Internet

:: Ferramentas de produção

:: Folha de planejamento

:: Revista nova escola -Navegar é preciso

:: webquest Fácil

Comments