Apresentação

Núcleo de Pesquisas em Semiótica - UFRJ














O NUPES-UFRJ é um grupo de pesquisas com sede na Faculdade de Letras da UFRJ e tem como objetivo principal estudar o nível discursivo dos textos, sob a perspectiva da semiótica de linha francesa. É cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e desenvolve trabalhos de análise de textos (observando aspectos como a modalização, a aspectualização, as projeções de vozes no discurso, a tematização e a figurativização, entre outros) e de aplicação dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica ao ensino. O  grupo tem selecionado como objetos de estudo textos de diferentes naturezas e gêneros, como os jornalísticos, os literários (impressos e eletrônicos), livros didáticos e redações escolares.

Participam do grupo mestrandos, doutorandos e graduandos desenvolvendo atividades de Iniciação Científica, além de professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino (Equipe). 
As pesquisas desenvolvidas têm sido divulgadas em eventos científicos e em artigos publicados nos periódicos da área, nacionais e internacionais (Publicações).




PALESTRA: "PARA ENTENDER SEMIÓTICA TENSIVA"
                      PROFA. DRA. RENATA MANCINI (UFF)
                      DATA: 28/11/16
                      LOCAL: FACULDADE DE LETRAS, UFRJ


I JORNADA DE SEMIÓTICA DA UFRJ 
                                                                                                                                    Mais fotos

A Jornada de Semiótica da UFRJ contou com a presença dos professores José Luiz Fiorin (USP) e Lucia Teixeira (UFF) (conferencistas), Renata Mancini (UFF), Oriana Fulaneti (UFPB), Júlio César Souza de Oliveira (UFJF), Silvia Maria de Sousa (UFF) e Regina Souza Gomes (UFRJ). Também apresentaram comunicações nas mesas-redondas as doutorandas Karla Cristina de Araújo Faria (UFF) e Tiana Andreza Melo do Nascimento (UFRJ), a mestre Marcia Andrade Morais (UFRJ) e a graduanda Jéssica Teixeira Magalhães (UFRJ).
Foram quase 100 inscritos, com expressiva participação dos graduandos e pós-graduandos da UFJF.